Dando voz a Azeroth : um estudo exploratório das relações jogador-herói em World of Warcraft

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Justino da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/48177
Resumo: Orientadora: Prof. Dr. Carlos Augusto Serbena
id UFPR_f9bb669ee8be55504cbc65ca21119df0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/48177
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Rafael Justino daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSerbena, Carlos Augusto, 1968-2020-02-14T16:11:27Z2020-02-14T16:11:27Z2016https://hdl.handle.net/1884/48177Orientadora: Prof. Dr. Carlos Augusto SerbenaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 22/02/2013Inclui referências : f. 124-128Área de concentração: Psicologia ClínicaResumo: Esta é uma pesquisa realizada com jogadores de World of Warcraft com o objetivo de a) criar um panorama sociodemográfico de seus jogadores; b) descrever as relações estabelecidas com os heróis escolhidos para o jogo e c) interpretar o papel do jogo na vida dos jogadores a partir da psicologia analítica. Para atingir o primeiro objetivo, 242 jogadores responderam um questionário online sobre suas idades, sexos, escolaridades, relacionamentos, tempo e frequência de jogo e aprendizados extraídos dele. O tempo total de coleta de dados foi de 3 meses, entre Janeiro e Abril de 2016, e a amostra revelou predominância de homens no jogo, com idade concentrada entre 18 e 24 anos, de escolaridade e relacionamentos heterogêneos. A maioria dos participantes joga WoW há mais de 2 anos, todos ou quase todos os dias, o que os levou a aprenderem e desenvolverem diferentes habilidades com o jogo. Para os demais objetivos, foram realizadas entrevistas com 8 jogadores a fim de aprofundar a exploração das relações estabelecidas com o jogo, utilizando o referencial da psicologia analítica para a interpretação de dados. Notou-se que quatro fatores podem atuar na escolha do herói: sua aparência, a dinâmica de jogo, o enredo que o cerca e a proximidade sentida pelo jogador com ele. Ademais, os heróis são construídos com base em aspectos atuais e/ou potenciais da personalidade dos jogadores, podendo atuar no fortalecimento de seus egos e no desenvolvimento de suas personalidades. Quanto ao papel do jogo na vida dos jogadores, notou-se que esse pode apresentar-se como um espaço de lazer, marcado por interações sociais, bem como um espaço de fantasia e reconhecimento, que pode levar a um afastamento da vida cotidiana em alguns casos. Palavras-chave: psicologia analítica; jogos digitais; mmorpg; herói; arquétipoAbstract: World of Warcraft (WoW) is the most popular MMORPG in the world. Due to its popularity, many international researches have been made, but these tend to focus either on demographic aspects of the game or on quantitative measures of players' behavior. Since there is a lack of qualitative data about players' experiences within the game, interviews with players have been conducted to better understand how they relate to their heroes and what is the role of the game in their lives. Besides interviews, an online questionnaire has been answered by 214 players in order to obtain demographic and quantitative data about Brazilian players. These results are similar to the ones found on international researches, and the interviews revealed that players tend to create characters that are similar to them through different ways. It was also noticed that the game works as a big social environment, making it possible to create new and important social bonds. The social dimension of the game, as well as the player-hero relationship, might help in the development of different skills and personality aspects of the players, changing the way they relate to themselves and their surroundings. The role of the game in player's lives may differ, ranging from a leisure activity to a fantastic place where they can get recognition for their deeds.143 f.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaPsicologiaJogos digitaisDando voz a Azeroth : um estudo exploratório das relações jogador-herói em World of Warcraftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAFAEL JUSTINO DA SILVA .pdfapplication/pdf4167796https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48177/1/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20JUSTINO%20DA%20SILVA%20.pdfd4b77e372a7fb6dea5974a198b0b3708MD51open access1884/481772020-02-14 13:11:27.938open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/48177Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-14T16:11:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dando voz a Azeroth : um estudo exploratório das relações jogador-herói em World of Warcraft
title Dando voz a Azeroth : um estudo exploratório das relações jogador-herói em World of Warcraft
spellingShingle Dando voz a Azeroth : um estudo exploratório das relações jogador-herói em World of Warcraft
Silva, Rafael Justino da
Psicologia
Psicologia
Jogos digitais
title_short Dando voz a Azeroth : um estudo exploratório das relações jogador-herói em World of Warcraft
title_full Dando voz a Azeroth : um estudo exploratório das relações jogador-herói em World of Warcraft
title_fullStr Dando voz a Azeroth : um estudo exploratório das relações jogador-herói em World of Warcraft
title_full_unstemmed Dando voz a Azeroth : um estudo exploratório das relações jogador-herói em World of Warcraft
title_sort Dando voz a Azeroth : um estudo exploratório das relações jogador-herói em World of Warcraft
author Silva, Rafael Justino da
author_facet Silva, Rafael Justino da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Justino da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serbena, Carlos Augusto, 1968-
contributor_str_mv Serbena, Carlos Augusto, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia
Jogos digitais
topic Psicologia
Psicologia
Jogos digitais
description Orientadora: Prof. Dr. Carlos Augusto Serbena
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-14T16:11:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-14T16:11:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/48177
url https://hdl.handle.net/1884/48177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48177/1/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20JUSTINO%20DA%20SILVA%20.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d4b77e372a7fb6dea5974a198b0b3708
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860490892148736