O docente do curso de letras no ciberespaço : a formação para atuar na presença das tecnologias e com as tecnologias
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80958 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Glaucia da Silva Brito |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBrito, Gláucia da Silva, 1961-Silva, Daíne Cavalcanti da2023-02-02T17:38:29Z2023-02-02T17:38:29Z2022https://hdl.handle.net/1884/80958Orientadora: Profa. Dra. Glaucia da Silva BritoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2022Inclui referências: p. 174-181Resumo: Esta pesquisa investiga e analisa a formação do docente do curso superior de Letras mediante as tecnologias no ciberespaço. O tema inicial de pesquisa teve como origem as indagações advindas das lacunas deixadas pela pesquisa de mestrado e das observações durante a carreira docente na Educação Básica e na Educação Superior, em que se tinha presença das tecnologias digitais, seja no uso pelos estudantes ou pela constante fala da necessidade de se formar por meio de tecnologias. As diferentes indagações sobre a formação de professores e o uso das tecnologias geraram a seguinte pergunta norteadora: quais são os fatores que mobilizam nos professores-formadores o interesse pela formação para atuação na presença das tecnologias e com as tecnologias e quais os conhecimentos necessários para que essa formação leve à integração das tecnologias na formação de professores de língua? Para responder tal problema, elencamos como objetivo geral: compreender quais são os fatores mobilizadores para a formação dos professores formadores e quais conhecimentos embasam a formação do professor da Educação Superior para atuar na presença das tecnologias e com as tecnologias na formação de professores, considerando o contexto da cibercultura. Tal objetivo foi organizado em objetivos específicos, que delineiam esta pesquisa e buscam encontrar respostas para o problema apresentado. São eles: identificar os fatores que impulsionam os professores-formadores a buscar formações sobre o ensino mediado por tecnologias; conhecer os processos formativos pelos quais os professores passaram; analisar os critérios de escolha para o uso (ou não) da TDIC no ensino. Analisar a percepção dos professores acerca da contribuição das formações realizadas para a sua prática pedagógica no ensino mediado pelas tecnologias e com as tecnologias; listar conhecimentos essenciais que colaborem para que os formadores tracem os objetivos de autoformação para atuar na presença das tecnologias e com as tecnologias. O aporte teórico trata da tecnologia, pautando-se em Brito e Purificação (2015); Herring, Koelher, Mishra (2016); Ilabaca (2003); Kenski (2012; 2013); Lemos (2003); Lévy (2010); Mishra e Koehler (2006); Moran, Masetto e Behrens (2013); e da formação de professores, pautado, principalmente, em García (1999); Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020); Vaillant e Marcelo (2012); Moran (2012); e Tardiff (2014). No que concerne à metodologia da pesquisa, esta tese apresenta-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, em uma perspectiva interativa, que tem por foco a compreensão dos fatos, considerando o contexto dos participantes, que são professoras e professores da Educação Superior, do curso de Licenciatura em Letras, de instituições públicas localizadas no Estado do Paraná. Os participantes foram inqueridos por meio de questionários e entrevista, tendo-se, inicialmente, 33 (trinta e três) participantes, sendo realizados recortes, a partir das análises dos dados, que foram feitas no software ATLAS.ti. Ressalta-se que a pesquisa com os docentes iniciou antes da pandemia de COVID-19 e foi desenvolvida durante a pandemia. Dessa forma, os caminhos inicialmente traçados foram revistos ao longo do processo e a investigação adaptou-se à necessidade do contexto. Analisando o processo de formação dos professores, percebeu-se que a formação dos professores-formadores do curso de Licenciatura em Letras para atuação na presença das tecnologias e com as tecnologias se dá, principalmente, por meio da autoformação, sendo que o mobilizador para tal formação é individual e que as escolhas docentes estão pautadas, principalmente, em um processo de alteridade, colocando em destaque a necessidade e as possibilidades de acesso e de uso das tecnologias por seu grupo de estudantes e a necessidade do futuro da profissão. Dentre os conhecimentos percebidos como fundamentais, percebe-se que é necessário formar-se para o Conhecimento Tecnológico, para que as tecnologias sejam integradas ao currículo. É também necessário que, dentre os conhecimentos de conteúdo, independentemente de sua área de concentração, o professor tenha conhecimento da expansão dos textos multimodais no ciberespaço e da perspectiva dos multiletramentos.Abstract: This research investigates and analyzes the training of the Languages Graduation Course faculty in their teaching practice by means of cyberspace technologies. The initial theme evolved from the unanswered questions left by the Master’s Degree research and by the observations during the teaching career in Basic and Higher Education in the presence of the digital technologies, either in their use by the students, or in the students’ recurrent speech on the need of being educated by means of the technologies. The differing enquiries on teachers’ qualification and the use of technologies generated the following guiding question: what are the factors that drive teachers-educators’ interest in educating to work in the presence of technologies and with technologies; in addition, what is the required knowledge so that such education integrates the technologies while educating languages graduation course teachers? In order to have a response to this problem, we enumerate as general objective: to understand what the driving objectives are in order to educate teachers-educators, and what knowledge grounds the education of a university teacher to work in the presence of the technologies and with the technologies in the teachers’ training, considering the cyberculture context. This objective was organized in specific objectives, which delineate this research, and aim to find answers to the addressed problem. They are, as follows: to identify the factors that drive teachers-educators to search for qualification on technology-mediated teaching; to apprehend the educational processes that those teachers have gone through; to analyze the criteria to opt for the use (or not) of the DICT in teaching; to analyze teachers’ view on the contribution of their teaching training mediated by technologies and with the use of technologies; to list essential knowledge items that collaborate for educators to delineate their self-qualification goals in order to work in the presence of technologies and with technologies. The theoretical background addressing the technology is based on Brito and Purificação (2015); Herring, Koelher, Mishra (2016); Ilabaca (2003); Kenski (2012; 2013); Lemos (2003); Lévy (2010); Mishra and Koehler (2006); Moran, Masetto and Behrens (2013); and the theoretical background on teachers’ training is fundamentally grounded in García (1999); Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020); Vaillant and Marcelo (2012); Moran (2012); and Tardiff (2014). Regarding the research methodology, this is a thesis with a qualitative research approach, interactive perspective, aiming at factual understanding, considering the participants’ context, that is, male and female university teachers from the Languages Graduation Course at public institutions in Parana State, Brazil. The participants answered questionnaires and were interviewed, with an initial number of 33 (thirty-three) participants; research clippings were performed after the data analyses by means of the ATLAS.ti software. It should be pointed out that the research with the teachers started before the COVID-19 pandemic and was developed during the pandemic. Thus, it was re-routed along the process, and the investigation adapted to the context needs. By analyzing the process of teachers’ training, it was perceived that the faculty qualification from the Languages Graduation Course to work in the presence of technologies and with technologies is fundamentally self-study and personally motivated, being the educators’ choices primarily based on the alterity processing, highlighting the need and possibilities of technology access and use by their undergraduates, apart from their future professional needs. Among the perceived fundamental knowledge practices, it is necessary to educate for the Technological Knowledge, for the technologies to be incorporated into the curriculum. It is also necessary that, among the content knowledge items, disregarding their focused area, teachers must be knowledgeable on the expansion of multimodal texts in the cyberspace, as well as on the multiliteracy perspective.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoTecnologias de informação e comunicaçãoCiberespaçoEducaçãoO docente do curso de letras no ciberespaço : a formação para atuar na presença das tecnologias e com as tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - DAINE CAVALCANTI DA SILVA.pdfapplication/pdf10681567https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80958/1/R%20-%20T%20-%20DAINE%20CAVALCANTI%20DA%20SILVA.pdff76d8d920bedbf5787c2c5dc0220e15fMD51open access1884/809582023-02-02 14:38:29.501open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80958Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-02T17:38:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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