A Dama do Mar de Ibsen : uma recriação cênica por Bob Wilson no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Staehler, Helena Cecilia Carnieri
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45496
Resumo: Orientador : Profª. Drª. Célia Arns de Miranda
id UFPR_fa96e3f76e2eb4b364190210f91355b3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45496
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasMiranda, Célia Arns de, 1954-Staehler, Helena Cecilia Carnieri2022-12-14T16:08:44Z2022-12-14T16:08:44Z2016https://hdl.handle.net/1884/45496Orientador : Profª. Drª. Célia Arns de MirandaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 31/10/2016Inclui referências : f. 165-168Resumo: A montagem teatral realizada por Robert Wilson a partir do texto-fonte A dama do mar (1888), de Henrik Ibsen, e de sua reescritura por Susan Sontag (1997) coloca em foco elementos como a voz, a luz, o cenário, a movimentação, a sonoplastia, ou seja, dá ênfase à visualidade e sonoridade. Este estudo analisa os mecanismos utilizados na transposição da obra original para a obra final, passando pela adaptação textual por Sontag, no contexto dos estudos da adaptação. É analisado o processo como a peça é transformada a partir das escolhas de Sontag, como os monólogos de frente para a plateia e a inclusão de textos folclóricos, e da estética de Wilson, que potencializa o substrato simbólico da peça com seu cenário e iluminação repletos de poesia, atuações que simulam o movimento de marionetes, gestual preciso e diálogos e movimentos propositadamente artificiais. Dentre os recursos utilizados para a análise, destaca-se a gravação em DVD do espetáculo apresentado em São Paulo em 2013 e a memória do espetáculo assistido ao vivo pela autora no mesmo ano; a peça de Susan Sontag publicada no Brasil pela editora n-1; entrevistas com atores da montagem, com o tradutor do texto de Sontag e o biógrafo da escritora, entre outras, e críticas sobre o espetáculo publicadas na mídia geral e especializada. A fundamentação teórica é proporcionado pelos estudos de Patrice Pavis, Linda Hutcheon, Robert Stam, Hans-Thies Lehmann, entre outros. Palavras-chave: A dama do mar. Adaptação. Robert Wilson. Henrik Ibsen. Susan Sontag. Teatro contemporâneo.Abstract: The staging by Robert Wilson using the source text The Lady from the Sea, by Henrik Ibsen (1888), and its rewrite by Susan Sontag (1997) highligths elements such as voice, scenery, sound, lights and movement, which means it emphasizes visuality and sonorical aspects. This study analyzes the mechanisms used in the transposition of the original play to the final work, by means of the textual adaptation by Sontag, in the context of the studies of adaptation. The play is transformed because of Sontag's choices, such as the monologues facing the public and the insertion of folk texts. It is furthermore transformed by Wilson's aesthetics, which empowers the simbolic substrate of the original play with his scenery and lights full of poetry, acting that reminds the movement of puppets, precise gesture and artificial dialogue. Among the resources used for this analysis are the recording of the play presented in São Paulo in 2013 as well as the memory of the live show to wich the author attended in the same year; Susan Sontag's Lady from the Sea, published in Brazil by n-1 editions; interviews with actors from the play, its translator to Portuguese and Sontag's biographer, among others, and critic texts about the staging published in the general and specialized media. The theoretic writings of Patrice Pavis, Linda Hutcheon, Robert Stam and Hans-Thies Lehmann were used, among others. Key-words: Lady from the Sea. Adaptation. Robert Wilson. Henrik Ibsen. Susan Sontag. Contemporary theater.188 f : il., algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalLetrasWilson, Robert, 1941- - Crítica e interpretaçãoIbsen, Henrik, 1828-1906Sontag, Susan, 1933-2004Teatro contemporâneo - História e críticaA Dama do Mar de Ibsen : uma recriação cênica por Bob Wilson no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - HELENA CECILIA CARNIERI STAEHLER.pdfapplication/pdf5594735https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45496/1/R%20-%20D%20-%20HELENA%20CECILIA%20CARNIERI%20STAEHLER.pdf9ee220c678bb11dcb1d61c3a813cec85MD51open access1884/454962022-12-14 13:08:44.635open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45496Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-14T16:08:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Dama do Mar de Ibsen : uma recriação cênica por Bob Wilson no Brasil
title A Dama do Mar de Ibsen : uma recriação cênica por Bob Wilson no Brasil
spellingShingle A Dama do Mar de Ibsen : uma recriação cênica por Bob Wilson no Brasil
Staehler, Helena Cecilia Carnieri
Letras
Wilson, Robert, 1941- - Crítica e interpretação
Ibsen, Henrik, 1828-1906
Sontag, Susan, 1933-2004
Teatro contemporâneo - História e crítica
title_short A Dama do Mar de Ibsen : uma recriação cênica por Bob Wilson no Brasil
title_full A Dama do Mar de Ibsen : uma recriação cênica por Bob Wilson no Brasil
title_fullStr A Dama do Mar de Ibsen : uma recriação cênica por Bob Wilson no Brasil
title_full_unstemmed A Dama do Mar de Ibsen : uma recriação cênica por Bob Wilson no Brasil
title_sort A Dama do Mar de Ibsen : uma recriação cênica por Bob Wilson no Brasil
author Staehler, Helena Cecilia Carnieri
author_facet Staehler, Helena Cecilia Carnieri
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miranda, Célia Arns de, 1954-
dc.contributor.author.fl_str_mv Staehler, Helena Cecilia Carnieri
contributor_str_mv Miranda, Célia Arns de, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Wilson, Robert, 1941- - Crítica e interpretação
Ibsen, Henrik, 1828-1906
Sontag, Susan, 1933-2004
Teatro contemporâneo - História e crítica
topic Letras
Wilson, Robert, 1941- - Crítica e interpretação
Ibsen, Henrik, 1828-1906
Sontag, Susan, 1933-2004
Teatro contemporâneo - História e crítica
description Orientador : Profª. Drª. Célia Arns de Miranda
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-14T16:08:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-14T16:08:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45496
url https://hdl.handle.net/1884/45496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 f : il., algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45496/1/R%20-%20D%20-%20HELENA%20CECILIA%20CARNIERI%20STAEHLER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ee220c678bb11dcb1d61c3a813cec85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860791349018624