Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Reginaldo Aparecido de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/43048
Resumo: Orientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell Camas
id UFPR_facd67a168388b2381d5d6ab2fd95b81
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43048
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Reginaldo Aparecido deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCamas, Núria Pons Vilardell2016-06-10T20:37:31Z2016-06-10T20:37:31Z2015http://hdl.handle.net/1884/43048Orientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell CamasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/08/2015Inclui referências : f. 115-121Resumo: O presente estudo nasce a partir de experiências pessoais sobre os processos educativos desenvolvidos na Educação Infantil, que possibilitaram o surgimento da seguinte questão: Quais os caminhos que podem ser seguidos para a organização de registros audiovisuais, em forma de portfólios? A partir dessa questão, é estabelecido o objetivo geral que é propor uma abordagem metodológica em forma de material didático de portfólios audiovisuais para professores de Educação Infantil. A pesquisa parte do pressuposto de que o registro na educação infantil pode ser reconhecido enquanto instrumento de avaliação e a organização desses em portfólios, enquanto recursos pedagógicos vêm como premissa em busca da resposta ao problema levantado. A pesquisa também se concebeu na compreensão da criança enquanto ator social, com direito a direitos, inclusive a participar ativamente da construção e avaliação de uma prática educativa que promova o seu desenvolvimento global. Associada a estas premissas, são apresentadas indicações de documentos legais que orientam que o processo de avaliação na educação infantil deve ser feito por meio da utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças, como relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc. Diante dos objetivos e da questão apresentada, a metodologia que foi adotada é de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e interpretativo, não buscando descobrir a realidade, mas sim, construir conhecimento por meio de investigações e análises da realidade, propondo um produto final que possa contribuir com a atividade pedagógica de outros professores que trabalham com a Educação Infantil. Como resultados são apresentadas contribuições da literatura para a compreensão do Portfólio Audiovisual enquanto ação pedagógica de uma avaliação formativa na Educação Infantil, como também a proposição de um material didático que apresenta essa abordagem metodológica, para que seu uso seja investigado posteriormente por professores de Educação Infantil.Abstract: This master thesis is a result of personal experiences about the educational processes developed in preschool and kindergarten, which erouse the following question: whatare the paths that can be followed to organize audiovisual portfolios? Based on this question, the main objectiveis to propose a teaching material for presschool teachers to discuss a methodological approach to evaluate using audiovisual portfolios.This research assumes that the records on preschool can be recognize as an evaluation instrument and the organization of these records in portfolios, as pedagogical resources come as premise in order to answer the research question. The research was also grounded , on the idea of the child as a social actor, with rights, especially to actively participate on building and evaluating educative practices which promotes his/her full development. Related to these premisses, the revision of legislation which indicates that the process of evaluation on preschool should be done using multiples records such as: made by adults or kids, as papers, pictures, draws, albums, etc, are presented. The research method is qualitative, using bibliographic research characterized by description and interpretation, not seeking to reveal reality, but, build knowledge through investigations and analysis of reality, proposing a product (teaching material) that can contribute to pedagogical activity of other preschool teachers.As a result it is presented the literature contributions on Audiovisual Portfolio as a pedagogical action of a formative evaluation in preschool,as well as the proposal of a teaching material that presents this methodological approach so that its use subsequently be investigated by preschool teachers.127 f. : il., alguma color.application/pdfDisponível em formato digitalEducação - Pratica de ensinoEducação de criançasAvaliaçao - AprendizagemPortfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - REGINALDO APARECIDO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf2577899https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43048/1/R%20-%20D%20-%20REGINALDO%20APARECIDO%20DE%20OLIVEIRA.pdf6c0264d945f0e3185ed1baed7f78e258MD51open accessTEXTR - D - REGINALDO APARECIDO DE OLIVEIRA.pdf.txtR - D - REGINALDO APARECIDO DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain265229https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43048/2/R%20-%20D%20-%20REGINALDO%20APARECIDO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt410a796bb09fa322cdc6b875afd0be44MD52open accessTHUMBNAILR - D - REGINALDO APARECIDO DE OLIVEIRA.pdf.jpgR - D - REGINALDO APARECIDO DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43048/3/R%20-%20D%20-%20REGINALDO%20APARECIDO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpgd671ebcceba4106c77704d8fc3a8db20MD53open access1884/430482016-06-12 03:03:33.226open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43048Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-06-12T06:03:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil
title Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil
spellingShingle Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil
Oliveira, Reginaldo Aparecido de
Educação - Pratica de ensino
Educação de crianças
Avaliaçao - Aprendizagem
title_short Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil
title_full Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil
title_fullStr Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil
title_full_unstemmed Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil
title_sort Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil
author Oliveira, Reginaldo Aparecido de
author_facet Oliveira, Reginaldo Aparecido de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Reginaldo Aparecido de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camas, Núria Pons Vilardell
contributor_str_mv Camas, Núria Pons Vilardell
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Pratica de ensino
Educação de crianças
Avaliaçao - Aprendizagem
topic Educação - Pratica de ensino
Educação de crianças
Avaliaçao - Aprendizagem
description Orientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell Camas
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-10T20:37:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-10T20:37:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/43048
url http://hdl.handle.net/1884/43048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il., alguma color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43048/1/R%20-%20D%20-%20REGINALDO%20APARECIDO%20DE%20OLIVEIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43048/2/R%20-%20D%20-%20REGINALDO%20APARECIDO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43048/3/R%20-%20D%20-%20REGINALDO%20APARECIDO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c0264d945f0e3185ed1baed7f78e258
410a796bb09fa322cdc6b875afd0be44
d671ebcceba4106c77704d8fc3a8db20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860401188569088