Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11023 |
Resumo: | Resumo: A Educação Infantil não apenas abriga crianças durante certo tempo em um lugar, mas é um espaço de formação e, portanto, de desenvolvimento e aprendizagem Para acompanhar este desenvolvimento, de maneira integral e significativa, faz-se imprescindível uma avaliação que não esteja preocupada simplesmente em constatar, mas em fornecer informações necessárias para assegurar que as aprendizagens sejam alcançadas Por isso, o presente estudo teve por objetivo: compreender e mapear as possibilidades dos portfólios avaliativos serem desenvolvidos com um sentido e um significado formativos Para a execução da pesquisa elegeu-se o estudo de caso avaliativo A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil particular, situado em Londrina – PR, em um bairro próximo a região central Participaram da pesquisa oito professoras que integram as turmas do: Infantil Bebê, Infantil II, IIIA, IIIB, IVA, IVB, V e VI As informações foram obtidas através de questionário, análise documental, observação e entrevistas semi-estruturadas Os dados foram atentamente analisados e categorizados em unidades de significação Os resultados evidenciaram que o portfólio avaliativo constitui uma excelente ferramenta para a consecução de uma avaliação formativa, pois: favorece apreciação longitudinal da aprendizagem e desenvolvimento do educando; possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo da criança na apropriação do saber; auxilia na identificação de problemas ou dificuldades, quando de sua ocorrência; fornece indicadores que facilitam a retomada e o re-direcionamento da prática pedagógica; além de permitir que professores e educandos auto-avaliem sua progressão |
id |
UEL_a42fe03c03077e1fd38daeee91c70631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11023 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativaPortfólios em educaçãoAvaliação educacionalMeios auxiliaresEducação de criançasProfessores de educação pré-escolarPortfolios in educationEducational evaluationEducation of childrenPreschool teachers - Training ofResumo: A Educação Infantil não apenas abriga crianças durante certo tempo em um lugar, mas é um espaço de formação e, portanto, de desenvolvimento e aprendizagem Para acompanhar este desenvolvimento, de maneira integral e significativa, faz-se imprescindível uma avaliação que não esteja preocupada simplesmente em constatar, mas em fornecer informações necessárias para assegurar que as aprendizagens sejam alcançadas Por isso, o presente estudo teve por objetivo: compreender e mapear as possibilidades dos portfólios avaliativos serem desenvolvidos com um sentido e um significado formativos Para a execução da pesquisa elegeu-se o estudo de caso avaliativo A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil particular, situado em Londrina – PR, em um bairro próximo a região central Participaram da pesquisa oito professoras que integram as turmas do: Infantil Bebê, Infantil II, IIIA, IIIB, IVA, IVB, V e VI As informações foram obtidas através de questionário, análise documental, observação e entrevistas semi-estruturadas Os dados foram atentamente analisados e categorizados em unidades de significação Os resultados evidenciaram que o portfólio avaliativo constitui uma excelente ferramenta para a consecução de uma avaliação formativa, pois: favorece apreciação longitudinal da aprendizagem e desenvolvimento do educando; possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo da criança na apropriação do saber; auxilia na identificação de problemas ou dificuldades, quando de sua ocorrência; fornece indicadores que facilitam a retomada e o re-direcionamento da prática pedagógica; além de permitir que professores e educandos auto-avaliem sua progressãoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: A Educação Infantil não apenas abriga crianças durante certo tempo em um lugar, mas é um espaço de formação e, portanto, de desenvolvimento e aprendizagem Para acompanhar este desenvolvimento, de maneira integral e significativa, faz-se imprescindível uma avaliação que não esteja preocupada simplesmente em constatar, mas em fornecer informações necessárias para assegurar que as aprendizagens sejam alcançadas Por isso, o presente estudo teve por objetivo: compreender e mapear as possibilidades dos portfólios avaliativos serem desenvolvidos com um sentido e um significado formativos Para a execução da pesquisa elegeu-se o estudo de caso avaliativo A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil particular, situado em Londrina – PR, em um bairro próximo a região central Participaram da pesquisa oito professoras que integram as turmas do: Infantil Bebê, Infantil II, IIIA, IIIB, IVA, IVB, V e VI As informações foram obtidas através de questionário, análise documental, observação e entrevistas semi-estruturadas Os dados foram atentamente analisados e categorizados em unidades de significação Os resultados evidenciaram que o portfólio avaliativo constitui uma excelente ferramenta para a consecução de uma avaliação formativa, pois: favorece apreciação longitudinal da aprendizagem e desenvolvimento do educando; possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo da criança na apropriação do saber; auxilia na identificação de problemas ou dificuldades, quando de sua ocorrência; fornece indicadores que facilitam a retomada e o re-direcionamento da prática pedagógica; além de permitir que professores e educandos auto-avaliem sua progressãoSouza, Nádia Aparecida de [Orientador]Batista, Cleide Vitor MussiniGasparin, João LuizMagalhães, Cassiana2024-05-01T13:09:32Z2024-05-01T13:09:32Z2007.0018.12.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11023porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11023Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa |
title |
Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa |
spellingShingle |
Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa Magalhães, Cassiana Portfólios em educação Avaliação educacional Meios auxiliares Educação de crianças Professores de educação pré-escolar Portfolios in education Educational evaluation Education of children Preschool teachers - Training of |
title_short |
Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa |
title_full |
Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa |
title_fullStr |
Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa |
title_full_unstemmed |
Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa |
title_sort |
Portfólio na educação infantil : desvelando possibilidades para a avaliação formativa |
author |
Magalhães, Cassiana |
author_facet |
Magalhães, Cassiana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Nádia Aparecida de [Orientador] Batista, Cleide Vitor Mussini Gasparin, João Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Cassiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portfólios em educação Avaliação educacional Meios auxiliares Educação de crianças Professores de educação pré-escolar Portfolios in education Educational evaluation Education of children Preschool teachers - Training of |
topic |
Portfólios em educação Avaliação educacional Meios auxiliares Educação de crianças Professores de educação pré-escolar Portfolios in education Educational evaluation Education of children Preschool teachers - Training of |
description |
Resumo: A Educação Infantil não apenas abriga crianças durante certo tempo em um lugar, mas é um espaço de formação e, portanto, de desenvolvimento e aprendizagem Para acompanhar este desenvolvimento, de maneira integral e significativa, faz-se imprescindível uma avaliação que não esteja preocupada simplesmente em constatar, mas em fornecer informações necessárias para assegurar que as aprendizagens sejam alcançadas Por isso, o presente estudo teve por objetivo: compreender e mapear as possibilidades dos portfólios avaliativos serem desenvolvidos com um sentido e um significado formativos Para a execução da pesquisa elegeu-se o estudo de caso avaliativo A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil particular, situado em Londrina – PR, em um bairro próximo a região central Participaram da pesquisa oito professoras que integram as turmas do: Infantil Bebê, Infantil II, IIIA, IIIB, IVA, IVB, V e VI As informações foram obtidas através de questionário, análise documental, observação e entrevistas semi-estruturadas Os dados foram atentamente analisados e categorizados em unidades de significação Os resultados evidenciaram que o portfólio avaliativo constitui uma excelente ferramenta para a consecução de uma avaliação formativa, pois: favorece apreciação longitudinal da aprendizagem e desenvolvimento do educando; possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo da criança na apropriação do saber; auxilia na identificação de problemas ou dificuldades, quando de sua ocorrência; fornece indicadores que facilitam a retomada e o re-direcionamento da prática pedagógica; além de permitir que professores e educandos auto-avaliem sua progressão |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
18.12.2007 2007.00 2024-05-01T13:09:32Z 2024-05-01T13:09:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11023 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823304688599040 |