Entre a ilha deserta e o arquipélago : mapeamentos e cartografias das percepçoes de professores(as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educaçao Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes e Silva, Marcelo, 1975-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/16407
Resumo: Orientadora: Maria Rita de Assis César
id UFPR_fb33d9d8925b2e9c5f54c95641f79a24
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/16407
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Moraes e Silva, Marcelo, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCésar, Maria Rita de Assis, 1964-2022-09-01T17:06:19Z2022-09-01T17:06:19Z2008https://hdl.handle.net/1884/16407Orientadora: Maria Rita de Assis CésarResumo: A presente pesquisa apresenta os mapeamentos e as cartografias das percepções dos (as) professores de Educação Física do município de Araucária sobre as masculinidades produzidas nas aulas dessa disciplina escolar. Para realizar essa operação geográfica o estudo dividiu-se em quatro capítulos. No primeiro apresento quais foram às linhas de navegação utilizadas para compor o arquipélago das masculinidades. Para isso articulo as reflexões do escritor Érico Veríssimo, sobre seu personagem Floriano Cambará com as contribuições pós-estruturalistas de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Suely Rolnik. No segundo capítulo realizo uma revisão de literatura sobre os mens studies, partindo das contribuições dos estudos feministas e de gênero Utilizo também às contribuições da fase genealógica de Michel Foucault e das reflexões sobre a heterossexualidade compulsória realizadas por Judith Butler. No terceiro capítulo faço análise documental procurando visualizar como se configurou a Educação Física escolar no sistema de ensino municipal de Araucária, confrontando para isso o antigo Plano Curricular com os apontamentos realizados pela nova Diretriz Curricular. No quarto capítulo analiso as falas dos (as) professores tentando visualizar como eles (as) percebem as questões de gênero e masculinidades acontecidas dentro do espaço escolar e da disciplina de Educação Física. A título de conclusão a pesquisa aponta que os (as) professores (as) percebem a existência de várias masculinidades presentes nas aulas de Educação Física.Abstract: The present research presents the mappings and the cartographies of Physical Education teacher's perceptions from the Municipality of Araucaria about the masculinities produced in this precise school discipline. In order to proceed to this 'geographic' inquiry, the research was divided into four chapters. In the first one I present the navigational lines followed to compose the masculinities' archipelago. I articulate Érico Veríssimo's reflections in the composition of his literary fictional character called Floriano Cambará with the post-structuralist's theoretical contributions coming from Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari and Suely Rolnik. In the second chapter I review the literature concerning men studies, taking as my point of depart the contributions supported by gender and feminist studies. In this chapter I also employ the theoretical contributions of Foucault's genealogical inquiries and of Judith Butler's reflections concerning compulsory heterosexuality. In the third chapter I proceed to the documental analysis trying to understand how the discipline of Physical Education was conformed in the Araucaria Municipal Educational System, confronting the older Curricular Plan with the new Curricular Directions. In the fourth chapter I proceed to the analysis of the teacher's speeches trying to understand how they perceive gender and masculinity questions that frequently appear in the school's everyday life and specifically in the context of the Physical Education discipline. In the conclusion I highlight the fact that the teachers perceive the existence of a variety of masculinities being present during the Physical Education discipline classes.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008Inclui bibliografia e anexos215 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçao fisica - Professores - Araucária (PR)HeterossexualidadeRedação acadêmicaEducaçãoEntre a ilha deserta e o arquipélago : mapeamentos e cartografias das percepçoes de professores(as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educaçao Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação MARCELO MORAES E SILVA.pdfapplication/pdf851972https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16407/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20MARCELO%20MORAES%20E%20SILVA.pdff6ddb9d36585c267dabead50deb30206MD51open accessTEXTDissertação MARCELO MORAES E SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain501813https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16407/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20MARCELO%20MORAES%20E%20SILVA.pdf.txt43b88946c2a6842817119fbbaca0d37bMD52open accessTHUMBNAILDissertação MARCELO MORAES E SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16407/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20MARCELO%20MORAES%20E%20SILVA.pdf.jpga4f9b9aaeed746a9e866cff5eaf86670MD53open access1884/164072022-09-01 14:06:19.937open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/16407Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T17:06:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre a ilha deserta e o arquipélago : mapeamentos e cartografias das percepçoes de professores(as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educaçao Física
title Entre a ilha deserta e o arquipélago : mapeamentos e cartografias das percepçoes de professores(as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educaçao Física
spellingShingle Entre a ilha deserta e o arquipélago : mapeamentos e cartografias das percepçoes de professores(as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educaçao Física
Moraes e Silva, Marcelo, 1975-
Educaçao fisica - Professores - Araucária (PR)
Heterossexualidade
Redação acadêmica
Educação
title_short Entre a ilha deserta e o arquipélago : mapeamentos e cartografias das percepçoes de professores(as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educaçao Física
title_full Entre a ilha deserta e o arquipélago : mapeamentos e cartografias das percepçoes de professores(as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educaçao Física
title_fullStr Entre a ilha deserta e o arquipélago : mapeamentos e cartografias das percepçoes de professores(as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educaçao Física
title_full_unstemmed Entre a ilha deserta e o arquipélago : mapeamentos e cartografias das percepçoes de professores(as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educaçao Física
title_sort Entre a ilha deserta e o arquipélago : mapeamentos e cartografias das percepçoes de professores(as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educaçao Física
author Moraes e Silva, Marcelo, 1975-
author_facet Moraes e Silva, Marcelo, 1975-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes e Silva, Marcelo, 1975-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv César, Maria Rita de Assis, 1964-
contributor_str_mv César, Maria Rita de Assis, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Educaçao fisica - Professores - Araucária (PR)
Heterossexualidade
Redação acadêmica
Educação
topic Educaçao fisica - Professores - Araucária (PR)
Heterossexualidade
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Maria Rita de Assis César
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-01T17:06:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-01T17:06:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/16407
url https://hdl.handle.net/1884/16407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 215 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16407/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20MARCELO%20MORAES%20E%20SILVA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16407/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20MARCELO%20MORAES%20E%20SILVA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16407/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20MARCELO%20MORAES%20E%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f6ddb9d36585c267dabead50deb30206
43b88946c2a6842817119fbbaca0d37b
a4f9b9aaeed746a9e866cff5eaf86670
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823527181282705408