O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26067 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitas |
id |
UFPR_fb6ad9d1804fc69910b4d9f1750fba19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26067 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Angnes, Juliane SachserFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-30T13:38:03Z2020-07-30T13:38:03Z2010https://hdl.handle.net/1884/26067Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de FreitasTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/11/2010Bibliografia: fls. 232-252Resumo: Este estudo configura-se como uma pesquisa documental e empírico-exploratória, de caráter qualitativo, desenvolvida por meio dos aportes da Psicologia Social omunitária latino-americana que permitiram o conhecimento direcionado às questões psicossociais da realidade dos indígenas e não para os indígenas na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), bem como as formas como o acesso ao ensino superior interferem nas expectativas destes estudantes e outros aspectos que influenciaram seu ingresso, permanência, desistência, conclusão na universidade. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em identificar os fatores responsáveis pelo ingresso, permanência, desistência e conclusão dos estudantes indígenas nesta universidade. Para isso, realizou-se primeiramente um panorama geral referente ao conceito de ação afirmativa e como foram implantadas algumas dessas ações na América Latina e no Brasil, focando o contexto da educação superior. Após, sentaram-se questões etnogênicas e raciais (abordando a dicotomia "índios" X "indígenas") versando também sobre a questão histórica da tutela do índio e como a universidade se insere na realidade indígena. Em seguida apresentou-se o processo do ensino superior para os povos indígenas adotado no estado do Paraná. Quanto à metodologia de pesquisa, esta consistiu da sistematização, classificação e análise de conteúdo, realizadas sobre as respostas obtidas - em entrevistas individualizadas e em profundidade - junto a vinte e três estudantes indígenas que integraram o grupo focalizado. Os resultados apontaram que a universidade não está e náo foi preparada para receber esse público refletindo sobre a proposição da convivência e respeito às diferenças socioculturais. Boa parte da comunidade acadêmica desconhece a presença de estudantes indígenas, e os professores, especialmente, ficam surpresos com a presença deles na sala de aula, fatores estes que levam grande parte destes estudantes a desistirem do ensino superior a UNICENTRO.Abstract: This study appears as an archival research and empirical-exploratory, qualitative, developed through the contributions of Community Social Psychology in Latin America that allowed the knowledge directed to social issues of reality for the indigenous and non indigenous people at the State University Center of Western Paraná (UNICENTRO) as well as the ways in which access to higher education affect the expectations of these students and other aspects that affect their entry I stay-I dropout I completion in college. Thus, the goal of this research was to identify the factors responsible for entry, stay, withdrawal and completion of Indigenous students at this university. For this, it is primarily an overview on the concept of affirmative action and how some of these actions were implemented in Latin America and Brazil, focusing on the context of higher education. After, presented dealing with the ethnogenesis and racial issues (addressing the dichotomy between "Indians" X "indigenous") also deals with the historical question of guardianship of the Indian and how the university is part of the indigenous reality. He then presented the process of higher education for indigenous peoples adopted in the state of Parana. As to research methodology, this consisted of systematization, classification and content analysis conducted on the responses obtained - in individual interviews and in depth - with twenty-three indigenous students who joined the group focused. The results showed that the university is not and was not prepared for this audience to reflect on the proposition of coexistence and respect for social and cultural differences. Much of the academic community is unaware of the presence of indigenous students, and teachers, especially, are surprised by their presence in the classroom, factors that lead many of these students to drop out of higher education in UNICENTRO.259 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesPovos indígenas - Estudo e ensino (Superior)Estudantes indígenas - Estudo e ensino (Superior)EducaçãoO ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese Juliane Sachser Angnes 1- Versao final.pdfapplication/pdf182497485https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26067/1/Tese%20Juliane%20Sachser%20Angnes%201-%20Versao%20final.pdf7cf7d8effbe3ac0ee3cce9ea45c41dcfMD51open accessTEXTTese Juliane Sachser Angnes 1- Versao final.pdf.txtExtracted Texttext/plain248https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26067/2/Tese%20Juliane%20Sachser%20Angnes%201-%20Versao%20final.pdf.txta7918da35b3f30f9d0bb0d0927a08187MD52open accessTHUMBNAILTese Juliane Sachser Angnes 1- Versao final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26067/3/Tese%20Juliane%20Sachser%20Angnes%201-%20Versao%20final.pdf.jpg3a9f3c9efb3d46368a80df222c97aebcMD53open access1884/260672020-07-30 10:38:03.391open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26067Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-30T13:38:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná. |
title |
O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná. |
spellingShingle |
O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná. Angnes, Juliane Sachser Teses Povos indígenas - Estudo e ensino (Superior) Estudantes indígenas - Estudo e ensino (Superior) Educação |
title_short |
O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná. |
title_full |
O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná. |
title_fullStr |
O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná. |
title_full_unstemmed |
O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná. |
title_sort |
O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná. |
author |
Angnes, Juliane Sachser |
author_facet |
Angnes, Juliane Sachser |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angnes, Juliane Sachser |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Povos indígenas - Estudo e ensino (Superior) Estudantes indígenas - Estudo e ensino (Superior) Educação |
topic |
Teses Povos indígenas - Estudo e ensino (Superior) Estudantes indígenas - Estudo e ensino (Superior) Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitas |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-30T13:38:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-30T13:38:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/26067 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/26067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
259 f. : tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26067/1/Tese%20Juliane%20Sachser%20Angnes%201-%20Versao%20final.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26067/2/Tese%20Juliane%20Sachser%20Angnes%201-%20Versao%20final.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26067/3/Tese%20Juliane%20Sachser%20Angnes%201-%20Versao%20final.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7cf7d8effbe3ac0ee3cce9ea45c41dcf a7918da35b3f30f9d0bb0d0927a08187 3a9f3c9efb3d46368a80df222c97aebc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860807220264960 |