O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angnes, Juliane Sachser
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26067
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitas
id UFPR_fb6ad9d1804fc69910b4d9f1750fba19
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26067
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Angnes, Juliane SachserFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-30T13:38:03Z2020-07-30T13:38:03Z2010https://hdl.handle.net/1884/26067Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de FreitasTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/11/2010Bibliografia: fls. 232-252Resumo: Este estudo configura-se como uma pesquisa documental e empírico-exploratória, de caráter qualitativo, desenvolvida por meio dos aportes da Psicologia Social omunitária latino-americana que permitiram o conhecimento direcionado às questões psicossociais da realidade dos indígenas e não para os indígenas na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), bem como as formas como o acesso ao ensino superior interferem nas expectativas destes estudantes e outros aspectos que influenciaram seu ingresso, permanência, desistência, conclusão na universidade. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em identificar os fatores responsáveis pelo ingresso, permanência, desistência e conclusão dos estudantes indígenas nesta universidade. Para isso, realizou-se primeiramente um panorama geral referente ao conceito de ação afirmativa e como foram implantadas algumas dessas ações na América Latina e no Brasil, focando o contexto da educação superior. Após, sentaram-se questões etnogênicas e raciais (abordando a dicotomia "índios" X "indígenas") versando também sobre a questão histórica da tutela do índio e como a universidade se insere na realidade indígena. Em seguida apresentou-se o processo do ensino superior para os povos indígenas adotado no estado do Paraná. Quanto à metodologia de pesquisa, esta consistiu da sistematização, classificação e análise de conteúdo, realizadas sobre as respostas obtidas - em entrevistas individualizadas e em profundidade - junto a vinte e três estudantes indígenas que integraram o grupo focalizado. Os resultados apontaram que a universidade não está e náo foi preparada para receber esse público refletindo sobre a proposição da convivência e respeito às diferenças socioculturais. Boa parte da comunidade acadêmica desconhece a presença de estudantes indígenas, e os professores, especialmente, ficam surpresos com a presença deles na sala de aula, fatores estes que levam grande parte destes estudantes a desistirem do ensino superior a UNICENTRO.Abstract: This study appears as an archival research and empirical-exploratory, qualitative, developed through the contributions of Community Social Psychology in Latin America that allowed the knowledge directed to social issues of reality for the indigenous and non indigenous people at the State University Center of Western Paraná (UNICENTRO) as well as the ways in which access to higher education affect the expectations of these students and other aspects that affect their entry I stay-I dropout I completion in college. Thus, the goal of this research was to identify the factors responsible for entry, stay, withdrawal and completion of Indigenous students at this university. For this, it is primarily an overview on the concept of affirmative action and how some of these actions were implemented in Latin America and Brazil, focusing on the context of higher education. After, presented dealing with the ethnogenesis and racial issues (addressing the dichotomy between "Indians" X "indigenous") also deals with the historical question of guardianship of the Indian and how the university is part of the indigenous reality. He then presented the process of higher education for indigenous peoples adopted in the state of Parana. As to research methodology, this consisted of systematization, classification and content analysis conducted on the responses obtained - in individual interviews and in depth - with twenty-three indigenous students who joined the group focused. The results showed that the university is not and was not prepared for this audience to reflect on the proposition of coexistence and respect for social and cultural differences. Much of the academic community is unaware of the presence of indigenous students, and teachers, especially, are surprised by their presence in the classroom, factors that lead many of these students to drop out of higher education in UNICENTRO.259 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesPovos indígenas - Estudo e ensino (Superior)Estudantes indígenas - Estudo e ensino (Superior)EducaçãoO ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese Juliane Sachser Angnes 1- Versao final.pdfapplication/pdf182497485https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26067/1/Tese%20Juliane%20Sachser%20Angnes%201-%20Versao%20final.pdf7cf7d8effbe3ac0ee3cce9ea45c41dcfMD51open accessTEXTTese Juliane Sachser Angnes 1- Versao final.pdf.txtExtracted Texttext/plain248https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26067/2/Tese%20Juliane%20Sachser%20Angnes%201-%20Versao%20final.pdf.txta7918da35b3f30f9d0bb0d0927a08187MD52open accessTHUMBNAILTese Juliane Sachser Angnes 1- Versao final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26067/3/Tese%20Juliane%20Sachser%20Angnes%201-%20Versao%20final.pdf.jpg3a9f3c9efb3d46368a80df222c97aebcMD53open access1884/260672020-07-30 10:38:03.391open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26067Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-30T13:38:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.
title O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.
spellingShingle O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.
Angnes, Juliane Sachser
Teses
Povos indígenas - Estudo e ensino (Superior)
Estudantes indígenas - Estudo e ensino (Superior)
Educação
title_short O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.
title_full O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.
title_fullStr O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.
title_full_unstemmed O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.
title_sort O ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.
author Angnes, Juliane Sachser
author_facet Angnes, Juliane Sachser
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Angnes, Juliane Sachser
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Povos indígenas - Estudo e ensino (Superior)
Estudantes indígenas - Estudo e ensino (Superior)
Educação
topic Teses
Povos indígenas - Estudo e ensino (Superior)
Estudantes indígenas - Estudo e ensino (Superior)
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitas
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-30T13:38:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-30T13:38:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26067
url https://hdl.handle.net/1884/26067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 259 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26067/1/Tese%20Juliane%20Sachser%20Angnes%201-%20Versao%20final.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26067/2/Tese%20Juliane%20Sachser%20Angnes%201-%20Versao%20final.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26067/3/Tese%20Juliane%20Sachser%20Angnes%201-%20Versao%20final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7cf7d8effbe3ac0ee3cce9ea45c41dcf
a7918da35b3f30f9d0bb0d0927a08187
3a9f3c9efb3d46368a80df222c97aebc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860807220264960