OS CURSOS DE LICENCIATURAS ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosa Helena Dias da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Rita Floramar Fernandes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4020
Resumo: O artigo trata da questão da formação de professores indígenas enquanto reivindicação do movimento indígena e enquanto políticas públicas, a exemplo do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind/MEC/SEsu/SECAD) no bojo da problemática da oficialização das escolas indígenas. Focaliza como os povos indígenas têm se organizado para fazer valer seu direito a uma escola própria e, consequentemente, a processos de formação docente também próprios. Este é o caso do povo Mura, da região de Autazes, e sua constante busca por formação, que culminou na Licenciatura Específica construída conjuntamente com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e hoje já no seu quarto ano. O Curso esta sendo desenvolvido pela Faculdade de Educação desde 2008, com uma Turma de 60 alunos que são professores indígenas do povo Mura em dez escolas nas aldeias, no município de Autazes/ AM. Este processo ilustrará a reflexão mais ampla sobre o tema do acesso dos povos indígenas ao ensino superior.
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