A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toni, Anderson, 1996-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66407
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos
id UFPR_fbac5b8d5a0acc3e452516248cd015de
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66407
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Toni, Anderson, 1996-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRamos, Danilo, 1978-2021-12-20T17:22:36Z2021-12-20T17:22:36Z2020https://hdl.handle.net/1884/66407Orientador: Prof. Dr. Danilo RamosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 04/02/2020Inclui referências: p. 110-114Resumo: O engajamento musical é uma ação multidimensional que envolve componentes psicológicos e comportamentais ligados a experiências emocionais. Essas experiências parecem ser fundamentais na movimentação do interesse das pessoas em processos de ensino e aprendizagem de música. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música. Para isso, foi realizado um estudo a partir de uma abordagem de métodos mistos por meio de um projeto paralelo convergente. Dezesseis estudantes matriculados em uma disciplina de Prática de Conjunto Musical II ofertada na licenciatura em música da Universidade Federal do Paraná participaram da pesquisa. A Lista de Estados de Ânimo Presentes (LEAP) foi utilizada como instrumento de coleta de dados quantitativos no início e no final de 15 encontros (aulas e uma apresentação final). Os procedimentos de coleta de dados qualitativos utilizados foram questionários qualitativos sobre emoção e engajamento musical no final de cada encontro e uma entrevista semiestruturada com grupo focal próximo ao final da disciplina. Os resultados indicam que na comparação geral antes e depois das aulas, quatro estados de ânimos apresentaram um aumento estatisticamente significativo: "estou alegre", "sinto-me orgulhoso", "sinto um alívio" e "estou com fome". Além disso, houve uma diminuição estatisticamente significativa no estado de ânimo "acho algo estranho" na aula 06. Os resultados qualitativos apresentaram relatos que convergiram com os resultados quantitativos obtidos e foram agrupados em quatro categorias principais: didática, repertório, ânimos e coleta de dados. A principal conclusão é a de que os resultados obtidos por meio dos relatos dos estudantes na presente pesquisa parecem indicar que as emoções sentidas durante as aulas influenciaram no engajamento musical dos estudantes e, ao mesmo tempo, o sentimento de engajamento musical deles pareceu exercer influência sobre a presença de experiências emocionais positivas. Palavras-chave: Emoção. Engajamento musical. Prática musical em conjunto.Abstract: Musical engagement is a multidimensional action that involves psychological and behavioral components related to emotional experiences. These experiences seem to be fundamental in moving people's interest in music teaching and learning processes. The aim of this research is investigate the relationship between emotion and engagement in group practice classes in a higher music course. A study was carried out from a mixed method approach through a parallel convergent project. Sixteen students enrolled in a Musical Ensemble Practice II course offered at the Licentiate in Music (a college music education degree) of the Federal University of Paraná participated in the research. The Present Mood States List was used as a quantitative data collection instrument at the beginning and end of 15 encounters (classes and a final concert). The qualitative data collection procedures used were qualitative questionnaires about emotion and musical engagement at the end of each encounter and a semi-structured focus group interview near the end of the course. Results indicate that in the general comparison before and after classes, four mood states showed a statistically significant increase: "I feel happy", "I feel proud", "I feel relieved", and "I am hungry". In addition, there was a statistically significant decrease in the "I find something strange" mood state in class 06. The qualitative results presented reports that converged with the quantitative results obtained and they were grouped into four main categories: didactics, repertoire, moods, and data collection. The main conclusion is that the results obtained from the students' reports in the present research seem to indicate that the emotions felt during the classes influenced the students' musical engagement and, at the same time, their feeling of musical engagement seemed to influence the presence of positive emotional experiences. Keywords: Emotion. Musical engagement. Group music practice classes.1 arquivo (130 p.) : PDF.application/pdfMúsica - Instrução e estudoEnsino superiorMúsicaPrática interpretativa (Música)A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDERSON TONI.pdfapplication/pdf5916610https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66407/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20TONI.pdf0f78fc47c2e25a4084c88dea4f3b38dbMD51open access1884/664072021-12-20 14:22:36.951open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66407Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-20T17:22:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música
title A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música
spellingShingle A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música
Toni, Anderson, 1996-
Música - Instrução e estudo
Ensino superior
Música
Prática interpretativa (Música)
title_short A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música
title_full A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música
title_fullStr A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música
title_full_unstemmed A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música
title_sort A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música
author Toni, Anderson, 1996-
author_facet Toni, Anderson, 1996-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Toni, Anderson, 1996-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Danilo, 1978-
contributor_str_mv Ramos, Danilo, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Ensino superior
Música
Prática interpretativa (Música)
topic Música - Instrução e estudo
Ensino superior
Música
Prática interpretativa (Música)
description Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-20T17:22:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-20T17:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66407
url https://hdl.handle.net/1884/66407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (130 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66407/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20TONI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f78fc47c2e25a4084c88dea4f3b38db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898728733409280