Mundos ficcionais : do texto à imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriela Chiva de Sá e, 1993-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67597
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva Cardoso
id UFPR_fbd4a1a6c563a36a84cbec909515fa7c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67597
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Gabriela Chiva de Sá e, 1993-Cardoso, Patrícia da Silva, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-10-27T22:06:02Z2020-10-27T22:06:02Z2020https://hdl.handle.net/1884/67597Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva CardosoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 27/02/2020Inclui referências: p. 179-184Área de concentração: Estudos LiteráriosResumo: Com o objetivo de estudar a construção de mundos ficcionais na literatura infantil, investigando a relação entre texto e imagem nesse processo, esta pesquisa é dedicada à análise dos mundos presentes nas obras de Lewis Carroll e Neil Gaiman, Aventuras de Alice no país das maravilhas e Coraline, respectivamente. Para tal, é assumido o conceito do potencial criador humano com base em Ostrower (2001) e Frye (2017) que reconhece a criatividade como característica inerente ao ser humano, de modo que este é capaz de imaginar ou construir outros mundos a partir de um meio ambiente já concebido. A análise é realizada de maneira crítica e comparativa entre as duas obras de acordo com a estrutura narrativa do "monomito" ou "jornada do herói" proposta por Campbell (1999) que contempla as etapas de separação do mundo inicial (o mundo comum e conhecido), a iniciação da aventura em uma região desconhecida (o mundo extraordinário) e o retorno após o cumprimento das provas ou desafios. Assumindo, então, duas obras de literatura infantil que apresentam um ou mais mundos ficcionais de maneira verbal e não verbal, a pesquisa busca desmistificar a ideia de que a literatura infantil e a ilustração são supérfluas ou menores artisticamente. Palavras-chave: Mundos ficcionais. Aventuras de Alice no país das maravilhas. Coraline. Ilustração. Literatura infantil.Abstract: In order to study the construction of fictional worlds in children's literature, investigating the relation between text and image in this process, this research is dedicated to the analysis of the worlds presented in the works of Lewis Carroll and Neil Gaiman, Alice's adventures in wonderland and Coraline, respectively. To this end, it is assumed the concept of the human creative potential based on Ostrower (2001) and Frye (2017) that recognizes creativity as an inherent characteristic of human beings, so that they are able to imagine or build other worlds based on an environment already conceived. The analysis is carried out in a critical and comparative way between the two works according to the narrative structure of the "monomyth" or "hero's journey" proposed by Campbell (1999), which contemplates the stages of separation from the initial world (the common and known world), the initiation of the adventure in an unknown region (the extraordinary world) and the return after all of the trials or challenges are accomplished. Assuming, then, two works of children's literature that present one or more fictional worlds in a verbal and non-verbal manner, the research seeks to demystify the idea that children's literature and illustration are superfluous or artistically inferior. Keywords: Fictional worlds. Alice's adventures in wonderland. Coraline. Illustration. Children's literature.184 p. : il. (algumas color.).application/pdfCarroll, Lewis, 1832-1898 - Crítica e interpretaçãoGaiman, Neil, 1960-Literatura infantojuvenil - História e críticaIlustração de livrosLetrasMundos ficcionais : do texto à imageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELA CHIVA DE SA E SANTOS.pdfapplication/pdf25078764https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67597/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20CHIVA%20DE%20SA%20E%20SANTOS.pdf944f58a3d93401b85025bfc25ea6362dMD51open access1884/675972020-10-27 19:06:02.187open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67597Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-27T22:06:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mundos ficcionais : do texto à imagem
title Mundos ficcionais : do texto à imagem
spellingShingle Mundos ficcionais : do texto à imagem
Santos, Gabriela Chiva de Sá e, 1993-
Carroll, Lewis, 1832-1898 - Crítica e interpretação
Gaiman, Neil, 1960-
Literatura infantojuvenil - História e crítica
Ilustração de livros
Letras
title_short Mundos ficcionais : do texto à imagem
title_full Mundos ficcionais : do texto à imagem
title_fullStr Mundos ficcionais : do texto à imagem
title_full_unstemmed Mundos ficcionais : do texto à imagem
title_sort Mundos ficcionais : do texto à imagem
author Santos, Gabriela Chiva de Sá e, 1993-
author_facet Santos, Gabriela Chiva de Sá e, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cardoso, Patrícia da Silva, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriela Chiva de Sá e, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Carroll, Lewis, 1832-1898 - Crítica e interpretação
Gaiman, Neil, 1960-
Literatura infantojuvenil - História e crítica
Ilustração de livros
Letras
topic Carroll, Lewis, 1832-1898 - Crítica e interpretação
Gaiman, Neil, 1960-
Literatura infantojuvenil - História e crítica
Ilustração de livros
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva Cardoso
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-27T22:06:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-27T22:06:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67597
url https://hdl.handle.net/1884/67597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 184 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67597/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20CHIVA%20DE%20SA%20E%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 944f58a3d93401b85025bfc25ea6362d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860796957851648