Mundos ficcionais : do texto à imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/67597 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva Cardoso |
id |
UFPR_fbd4a1a6c563a36a84cbec909515fa7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67597 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Santos, Gabriela Chiva de Sá e, 1993-Cardoso, Patrícia da Silva, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-10-27T22:06:02Z2020-10-27T22:06:02Z2020https://hdl.handle.net/1884/67597Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva CardosoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 27/02/2020Inclui referências: p. 179-184Área de concentração: Estudos LiteráriosResumo: Com o objetivo de estudar a construção de mundos ficcionais na literatura infantil, investigando a relação entre texto e imagem nesse processo, esta pesquisa é dedicada à análise dos mundos presentes nas obras de Lewis Carroll e Neil Gaiman, Aventuras de Alice no país das maravilhas e Coraline, respectivamente. Para tal, é assumido o conceito do potencial criador humano com base em Ostrower (2001) e Frye (2017) que reconhece a criatividade como característica inerente ao ser humano, de modo que este é capaz de imaginar ou construir outros mundos a partir de um meio ambiente já concebido. A análise é realizada de maneira crítica e comparativa entre as duas obras de acordo com a estrutura narrativa do "monomito" ou "jornada do herói" proposta por Campbell (1999) que contempla as etapas de separação do mundo inicial (o mundo comum e conhecido), a iniciação da aventura em uma região desconhecida (o mundo extraordinário) e o retorno após o cumprimento das provas ou desafios. Assumindo, então, duas obras de literatura infantil que apresentam um ou mais mundos ficcionais de maneira verbal e não verbal, a pesquisa busca desmistificar a ideia de que a literatura infantil e a ilustração são supérfluas ou menores artisticamente. Palavras-chave: Mundos ficcionais. Aventuras de Alice no país das maravilhas. Coraline. Ilustração. Literatura infantil.Abstract: In order to study the construction of fictional worlds in children's literature, investigating the relation between text and image in this process, this research is dedicated to the analysis of the worlds presented in the works of Lewis Carroll and Neil Gaiman, Alice's adventures in wonderland and Coraline, respectively. To this end, it is assumed the concept of the human creative potential based on Ostrower (2001) and Frye (2017) that recognizes creativity as an inherent characteristic of human beings, so that they are able to imagine or build other worlds based on an environment already conceived. The analysis is carried out in a critical and comparative way between the two works according to the narrative structure of the "monomyth" or "hero's journey" proposed by Campbell (1999), which contemplates the stages of separation from the initial world (the common and known world), the initiation of the adventure in an unknown region (the extraordinary world) and the return after all of the trials or challenges are accomplished. Assuming, then, two works of children's literature that present one or more fictional worlds in a verbal and non-verbal manner, the research seeks to demystify the idea that children's literature and illustration are superfluous or artistically inferior. Keywords: Fictional worlds. Alice's adventures in wonderland. Coraline. Illustration. Children's literature.184 p. : il. (algumas color.).application/pdfCarroll, Lewis, 1832-1898 - Crítica e interpretaçãoGaiman, Neil, 1960-Literatura infantojuvenil - História e críticaIlustração de livrosLetrasMundos ficcionais : do texto à imageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELA CHIVA DE SA E SANTOS.pdfapplication/pdf25078764https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67597/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20CHIVA%20DE%20SA%20E%20SANTOS.pdf944f58a3d93401b85025bfc25ea6362dMD51open access1884/675972020-10-27 19:06:02.187open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67597Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-27T22:06:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mundos ficcionais : do texto à imagem |
title |
Mundos ficcionais : do texto à imagem |
spellingShingle |
Mundos ficcionais : do texto à imagem Santos, Gabriela Chiva de Sá e, 1993- Carroll, Lewis, 1832-1898 - Crítica e interpretação Gaiman, Neil, 1960- Literatura infantojuvenil - História e crítica Ilustração de livros Letras |
title_short |
Mundos ficcionais : do texto à imagem |
title_full |
Mundos ficcionais : do texto à imagem |
title_fullStr |
Mundos ficcionais : do texto à imagem |
title_full_unstemmed |
Mundos ficcionais : do texto à imagem |
title_sort |
Mundos ficcionais : do texto à imagem |
author |
Santos, Gabriela Chiva de Sá e, 1993- |
author_facet |
Santos, Gabriela Chiva de Sá e, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cardoso, Patrícia da Silva, 1964- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gabriela Chiva de Sá e, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carroll, Lewis, 1832-1898 - Crítica e interpretação Gaiman, Neil, 1960- Literatura infantojuvenil - História e crítica Ilustração de livros Letras |
topic |
Carroll, Lewis, 1832-1898 - Crítica e interpretação Gaiman, Neil, 1960- Literatura infantojuvenil - História e crítica Ilustração de livros Letras |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva Cardoso |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-27T22:06:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-27T22:06:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/67597 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/67597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
184 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67597/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20CHIVA%20DE%20SA%20E%20SANTOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
944f58a3d93401b85025bfc25ea6362d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860796957851648 |