Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galindo, Camila José [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90295
Resumo: Essa pesquisa objetivou identificar as necessidades de formação continuada de professores atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental vinculados às redes municipais paulistas. Para a realização da pesquisa de natureza quantitativa, optou-se pelo uso dos métodos de surwey e análise a partir das expectativas dos indivíduos ou grupos. Como técnicas, utilizamos a aplicação de questionário junto a professores e entrevista junto aos gestores das Secretarias de Educação dos municípios que compõem a região central do estado de São Paulo. Para a organização dos dados empíricos, utilizou-se de programas computacionais da base Windows e para os cruzamentos, o software estatístico SPSS. As análises foram feitas a partir da estatística simples e inferencial e dos procedimentos de análise de necessidades de formação de professores. O estudo aponta que a distância entre as necessidades requeridas pelos professores e as ações formativas existentes são discrepantes porque o planejamento na área é bastante precário e desconsidera as distinções entre necessidades profissionais e necessidades dos sistemas. Os critérios utilizados para desenvolver as ações formativas são diversos e a preocupação em atender ao decurso das reformas e das políticas educacionais sobrepõem-se à identificação, análise e atendimento das necessidades que os professores apresentam. Evidencia-se, portanto, a urgência na reformulação do modo de desempenhar ações de formação continuada junto aos professores, ajustando-as às necessidades dos docentes e ao atendimento de objetivos predefinidos.
id UNSP_1750256679bd299a5a19b7f5ec8e6d8f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90295
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamentalEducação - BrasilProfessores - FormaçãoEducação permanenteTraining of teachersEssa pesquisa objetivou identificar as necessidades de formação continuada de professores atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental vinculados às redes municipais paulistas. Para a realização da pesquisa de natureza quantitativa, optou-se pelo uso dos métodos de surwey e análise a partir das expectativas dos indivíduos ou grupos. Como técnicas, utilizamos a aplicação de questionário junto a professores e entrevista junto aos gestores das Secretarias de Educação dos municípios que compõem a região central do estado de São Paulo. Para a organização dos dados empíricos, utilizou-se de programas computacionais da base Windows e para os cruzamentos, o software estatístico SPSS. As análises foram feitas a partir da estatística simples e inferencial e dos procedimentos de análise de necessidades de formação de professores. O estudo aponta que a distância entre as necessidades requeridas pelos professores e as ações formativas existentes são discrepantes porque o planejamento na área é bastante precário e desconsidera as distinções entre necessidades profissionais e necessidades dos sistemas. Os critérios utilizados para desenvolver as ações formativas são diversos e a preocupação em atender ao decurso das reformas e das políticas educacionais sobrepõem-se à identificação, análise e atendimento das necessidades que os professores apresentam. Evidencia-se, portanto, a urgência na reformulação do modo de desempenhar ações de formação continuada junto aos professores, ajustando-as às necessidades dos docentes e ao atendimento de objetivos predefinidos.The aim of this research was to identify the needs of continued education of in-service teachers who worked in the first cycle of primary school and were linked to municipal school net of São Paulo state. A method of survey and analysis based on the individual s expectations was used in order to carry out this qualitative research. As data collection means, a questionnaire was answered by teachers and an interview was replied by administrators of the Municipal Education Secretary of cities that are part of the central region of São Paulo state. Some windows softwares were used in order to organize the empirical data and the SPSS software was used to cross data. Simple and inferential statistics and the procedures of analysis of the teachers education needs were used to do the analysis of data. This study verified that there is a gap between the necessities that teachers require and teacher education programs. There is discrepancy between them because planning in this area is inadequate and do not consider the differences between professional needs and system needs. The criteria used to develop teacher s education are varied and the preoccupation to carry out Ministry reforms and educational policies fade the identity, analysis and necessity assistance that teachers demonstrate to have. Therefore, it is clear that is urgent to reform the way of developing actions to improve teachers continued education, adjusting them to teachers needs and to predefined objectives.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Galindo, Camila José [UNESP]2014-06-11T19:24:34Z2014-06-11T19:24:34Z2007-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis196 f. : il.application/pdfGALINDO, Camila José. Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental. 2007. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90295000491883galindo_cj_me_arafcl.pdf33004030079P207923096242704670000-0003-1939-3580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90295Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:20:22.752817Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental
title Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental
spellingShingle Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental
Galindo, Camila José [UNESP]
Educação - Brasil
Professores - Formação
Educação permanente
Training of teachers
title_short Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental
title_full Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental
title_fullStr Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental
title_full_unstemmed Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental
title_sort Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental
author Galindo, Camila José [UNESP]
author_facet Galindo, Camila José [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Galindo, Camila José [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Brasil
Professores - Formação
Educação permanente
Training of teachers
topic Educação - Brasil
Professores - Formação
Educação permanente
Training of teachers
description Essa pesquisa objetivou identificar as necessidades de formação continuada de professores atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental vinculados às redes municipais paulistas. Para a realização da pesquisa de natureza quantitativa, optou-se pelo uso dos métodos de surwey e análise a partir das expectativas dos indivíduos ou grupos. Como técnicas, utilizamos a aplicação de questionário junto a professores e entrevista junto aos gestores das Secretarias de Educação dos municípios que compõem a região central do estado de São Paulo. Para a organização dos dados empíricos, utilizou-se de programas computacionais da base Windows e para os cruzamentos, o software estatístico SPSS. As análises foram feitas a partir da estatística simples e inferencial e dos procedimentos de análise de necessidades de formação de professores. O estudo aponta que a distância entre as necessidades requeridas pelos professores e as ações formativas existentes são discrepantes porque o planejamento na área é bastante precário e desconsidera as distinções entre necessidades profissionais e necessidades dos sistemas. Os critérios utilizados para desenvolver as ações formativas são diversos e a preocupação em atender ao decurso das reformas e das políticas educacionais sobrepõem-se à identificação, análise e atendimento das necessidades que os professores apresentam. Evidencia-se, portanto, a urgência na reformulação do modo de desempenhar ações de formação continuada junto aos professores, ajustando-as às necessidades dos docentes e ao atendimento de objetivos predefinidos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-23
2014-06-11T19:24:34Z
2014-06-11T19:24:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GALINDO, Camila José. Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental. 2007. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90295
000491883
galindo_cj_me_arafcl.pdf
33004030079P2
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
identifier_str_mv GALINDO, Camila José. Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental. 2007. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000491883
galindo_cj_me_arafcl.pdf
33004030079P2
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
url http://hdl.handle.net/11449/90295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 196 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129416999469056