A Fala das sombras : o rap guarani e a musicalização do outro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Armenta Iruretagoyena, Ferdinando Alfonso, 1986-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62585
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Inês Smiljanic Borges
id UFPR_fe53d71e22d6f082350674082e506763
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62585
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Armenta Iruretagoyena, Ferdinando Alfonso, 1986-Borges, Maria Inês Smiljanic, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia2019-10-19T13:51:06Z2019-10-19T13:51:06Z2019https://hdl.handle.net/1884/62585Orientadora: Profa. Dra. Maria Inês Smiljanic BorgesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Defesa : Curitiba, 11/03/2019Inclui referências: p. 98-103Resumo: O presente trabalho discorre sobre jovens guarani-mbya que expressam diversos âmbitos de sua vida por meio do Hip-hop. Colocando o foco nas práticas de um grupo de Rap guarani do sul do Brasil, relaciona-se o lugar do outro na cosmologia guarani com o repertório expressivo do Hip-hop. Com esta finalidade, realizou-se um registro etnográfico no trânsito de uma das aldeias onde os membros moram (tekoha Araçaí) e os espaços onde as apresentações tiveram lugar. Além disso, foram realizados uma série de registros audiovisuais como parte do trabalho colaborativo na difusão mediática do grupo. Levando em consideração tanto a construção literária das letras quanto suas performances musicais, defenderei que a continuidade entre as formas expressivas do Hip-hop e a forma de ser guarani-mbya baseia-se no papel da música como forma de lidar com o outro. Esta convergência foi apreciada de duas maneiras: primeiro, como um discurso de confronto para tomar posse no cenário político do país na luta pelos seus direitos enquanto "indígenas" e, segundo, como uma forma de extrapolar aspectos internos à sua noção de pessoa enquanto "Mbya", manifestado, por exemplo, em suas práticas espaciais (jaguatá) e nos cantos sagrados (mborai). A partir disto conclui-se que para pensar o lugar do outro no contexto guarani (assim como em outras sociedades ameríndias) é necessário desligar-se da ideia de que a diferença ou o contraste (gerado no discurso político) configuram o principal meio de identificação coletiva; em contrapartida, considera-se a ideia de que o "outro" (pessoa externa, divindades, mortos) torna-se constitutivo de sua noção de pessoa. Precisamente o Rap guarani mostra essa lógica relacional na qual a construção de si mesmos encontra-se mediada por um conjunto de elementos externos. Palavras-chave: Rap guarani, Hip-hop, noção de pessoa mbya, performance de identificação.Abstract: This thesis deals with young Guarani-Mbya, who express different areas of their life through Hip-hop. Focusing on the practices of a Guarani rap group from southern Brazil, it relates the place of the otherness in the Guarani cosmology with the expressive repertoire of Hip-hop. With this horizon, an ethnographic record was made in transit of one of the villages where its members live (tekoha Aragaf) and the spaces where the presentations took place. In addition, a series of audiovisual recordings were carried out as part of the collaborative work in the media dissemination of the group. Taking into account both the literary construction of the lyrics and their musical performances, I will defend that the continuity between the expressive forms of Hip-hop and the way of being Guarani-Mbya is based on the role of music as a way to deal with the other. This convergence was appreciated in two ways: first, as a discourse of confrontation to take possession on the political scenario in the struggle for rights as "indigenous" and, second, as a form of extrapolating internal aspects to his notion of Person as "Mbya", which manifests itself, for example, in its spatial practices (jaguata) and in sacred chants (mborai). From this it is concluded that to situate the place of the other in the Guarani context (as well as in Amerindian societies) it is necessary to disconnect the idea that the difference or the contrast (generated in the political discourse) configure the principal means of collective identification; on the other hand, the idea that the "other" (external person, deities, dead) is constitutive of his notion of person is considered. Rap Guarani precisely shows this relational logic in which the construction of themselves is mediated by a set of external elements. Key words: Guarani rap, Hip-hop, notion of Mbya person, identification performance.112 p. : il. (algumas color.).application/pdfIndios Mbya-Guarani - BrasilHip-hop (Música)Rap (Música)AntropologiaA Fala das sombras : o rap guarani e a musicalização do outroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERDINANDO ALFONSO ARMENTA IRURETAGOYENA.pdfapplication/pdf19728088https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62585/1/R%20-%20D%20-%20FERDINANDO%20ALFONSO%20ARMENTA%20IRURETAGOYENA.pdfba609ae2cfc32be2cac1343fb76bc099MD51open access1884/625852019-10-19 10:51:06.992open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62585Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-19T13:51:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Fala das sombras : o rap guarani e a musicalização do outro
title A Fala das sombras : o rap guarani e a musicalização do outro
spellingShingle A Fala das sombras : o rap guarani e a musicalização do outro
Armenta Iruretagoyena, Ferdinando Alfonso, 1986-
Indios Mbya-Guarani - Brasil
Hip-hop (Música)
Rap (Música)
Antropologia
title_short A Fala das sombras : o rap guarani e a musicalização do outro
title_full A Fala das sombras : o rap guarani e a musicalização do outro
title_fullStr A Fala das sombras : o rap guarani e a musicalização do outro
title_full_unstemmed A Fala das sombras : o rap guarani e a musicalização do outro
title_sort A Fala das sombras : o rap guarani e a musicalização do outro
author Armenta Iruretagoyena, Ferdinando Alfonso, 1986-
author_facet Armenta Iruretagoyena, Ferdinando Alfonso, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Borges, Maria Inês Smiljanic, 1968-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Armenta Iruretagoyena, Ferdinando Alfonso, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Indios Mbya-Guarani - Brasil
Hip-hop (Música)
Rap (Música)
Antropologia
topic Indios Mbya-Guarani - Brasil
Hip-hop (Música)
Rap (Música)
Antropologia
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Inês Smiljanic Borges
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-19T13:51:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-19T13:51:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62585
url https://hdl.handle.net/1884/62585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 112 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62585/1/R%20-%20D%20-%20FERDINANDO%20ALFONSO%20ARMENTA%20IRURETAGOYENA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba609ae2cfc32be2cac1343fb76bc099
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860500534853632