Impactos da utilização de pontos de transbordo no problema de pickup-and-delivery : uma análise comparativa dos custos operacionais em cenários de incerteza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roncoski, Patrick
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/82913
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Gustavo Valentim Loch
id UFPR_fed74230fb86dce9638de8b076e41fd5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/82913
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e DecisãoLoch, Gustavo Valentim, 1985-Roncoski, Patrick2023-06-05T14:29:34Z2023-06-05T14:29:34Z2022https://hdl.handle.net/1884/82913Orientador: Prof. Dr. Gustavo Valentim LochDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 14/07/2022Inclui referências: p. 69-72Resumo: No contexto prático de transportadoras e operadores logísticos, é comum não haver o conhecimento quanto às datas em que transportes de remessas serão solicitados. Neste trabalho, uma variante do Pickup-and-Delivery Problem foi proposta, denominada UHPDP (Uncertain Horizon Pickup-and-Delivery Problem), que parte do princípio de que o modelo matemático é executado dia após dia durante um certo período, considerando as remessas que vão sendo reveladas à transportadora ou operador logístico ao longo do tempo. Nessa variante, os veículos não têm uma restrição quanto ao ponto em que precisam encerrar a rota, é permitido haver atrasos de entrega, contanto que a transportadora pague multas, além de ser possível que transbordos sejam realizados em um dia ou de um dia para outro. Instâncias foram geradas aleatoriamente em algumas cidades do estado do Paraná. Comparações foram feitas para algumas instâncias a partir da existência de pontos de transbordo habilitados ou não, no que diz respeito ao custo mensal. Algumas alterações de parâmetros, como custo de atraso por remessa, custo de combustível e prazo de entrega foram feitas para averiguar o comportamento dos custos de atraso e custos de transporte do UHPDP. O Método de Monte Carlo foi utilizado para determinar médias do custo mensal e da ocupação média dos veículos a partir da replicação do modelo UHPDP para diferentes instâncias de demandas, em um conjunto definido de parâmetros. Os resultados indicam que há redução dos custos de transporte e de atraso ao longo do mês para alguns dos cenários testados, embora a média de ocupação dos veículos não tenha apresentado variações consideráveis com a utilização de transbordos no UHPDP.Abstract: In the context of carriers and logistics operators, it is common not to have knowledge about the day in which the transport of shipments will be requested. In this work, a variant of the Pickup-and-Delivery Problem was proposed, called UHPDP (Uncertain Horizon Pickup-and-Delivery Problem), which assumes that the model is calculated everyday for a period, considering the shipments that are being disclosed to the carrier or logistics operator over time. In this variant, vehicles do not have a restriction on the point at which they need to end the day, it is possible to delay the deliveries, as long as carriers pay the taxes. Also, it is possible to exist transshipment during the same day or different days. Instances were generated randomly in some cities of Paraná state. Comparisons were made for some instances based on the existence, or not, of transshipment points, considering monthly cost. Some changes in some parameters, such as delay cost per item, fuel cost and deliver deadline were made in order to find out the behavior of delay costs and transportation costs of UHPDP. The Monte Carlo Method was used to determine averages of monthly costs and occupation percentages of vehicles from the replication of UHPDP model for different instances of demands, in a defined set of parameters. The results indicates that there are transportation costs reduction and delay costs reduction in some of the cases tested, but the average percentage of vehicle occupation of the fleet did not shown considerable variations with the use of transshipment points in UHPDP.1 recurso online : PDF.application/pdfLogística empresarialEmpresas de transporteDistribuição de mercadoriasTransporte de mercadoriasAdministração de EmpresasImpactos da utilização de pontos de transbordo no problema de pickup-and-delivery : uma análise comparativa dos custos operacionais em cenários de incertezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PATRICK RONCOSKI.pdfapplication/pdf2021459https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82913/1/R%20-%20D%20-%20PATRICK%20RONCOSKI.pdf4687a119a260fbf488eabdc8a04beab6MD51open access1884/829132023-06-05 11:29:34.728open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82913Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-05T14:29:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impactos da utilização de pontos de transbordo no problema de pickup-and-delivery : uma análise comparativa dos custos operacionais em cenários de incerteza
title Impactos da utilização de pontos de transbordo no problema de pickup-and-delivery : uma análise comparativa dos custos operacionais em cenários de incerteza
spellingShingle Impactos da utilização de pontos de transbordo no problema de pickup-and-delivery : uma análise comparativa dos custos operacionais em cenários de incerteza
Roncoski, Patrick
Logística empresarial
Empresas de transporte
Distribuição de mercadorias
Transporte de mercadorias
Administração de Empresas
title_short Impactos da utilização de pontos de transbordo no problema de pickup-and-delivery : uma análise comparativa dos custos operacionais em cenários de incerteza
title_full Impactos da utilização de pontos de transbordo no problema de pickup-and-delivery : uma análise comparativa dos custos operacionais em cenários de incerteza
title_fullStr Impactos da utilização de pontos de transbordo no problema de pickup-and-delivery : uma análise comparativa dos custos operacionais em cenários de incerteza
title_full_unstemmed Impactos da utilização de pontos de transbordo no problema de pickup-and-delivery : uma análise comparativa dos custos operacionais em cenários de incerteza
title_sort Impactos da utilização de pontos de transbordo no problema de pickup-and-delivery : uma análise comparativa dos custos operacionais em cenários de incerteza
author Roncoski, Patrick
author_facet Roncoski, Patrick
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loch, Gustavo Valentim, 1985-
dc.contributor.author.fl_str_mv Roncoski, Patrick
contributor_str_mv Loch, Gustavo Valentim, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Logística empresarial
Empresas de transporte
Distribuição de mercadorias
Transporte de mercadorias
Administração de Empresas
topic Logística empresarial
Empresas de transporte
Distribuição de mercadorias
Transporte de mercadorias
Administração de Empresas
description Orientador: Prof. Dr. Gustavo Valentim Loch
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-05T14:29:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-05T14:29:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/82913
url https://hdl.handle.net/1884/82913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82913/1/R%20-%20D%20-%20PATRICK%20RONCOSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4687a119a260fbf488eabdc8a04beab6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898722042445824