O programa de educação tutorial-pet : formação ampla na graduação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/2992 |
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Martin, Maria da Graça Moraes BragaKuwabara, Izaura HirokoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-29T12:09:27Z2020-10-29T12:09:27Z2005https://hdl.handle.net/1884/2992Orientadora: Izaura Hiroko KuwabaraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografiaResumo: O Programa de Educação Tutorial - PET é um programa que visa proporcionar uma formação ampla e de qualidade a alunos de graduação das Instituições de Ensino Superior. Atualmente é coordenado pela SESu/MEC. Para investigar o processo de formação, acompanhou-se as atividades do grupo PET-Química-UFPR durante o ano de 2004. O Programa consiste de grupos de até 12 alunos, orientados por um professor tutor, que desenvolvem atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada, bem como a discussão de temas éticos, sócio-políticos, científicos e culturais. Os grupos têm o compromisso de estimular a melhoria do ensino de graduação, atuando como agentes multiplicadores, interagindo com o corpo discente, docente e com a pós-graduação. O Programa passou, em 1997 e em 1998, por duas avaliações externas quantitativas, baseadas nos resultados práticos da execução das atividades como, por exemplo desempenho acadêmico, tipo e quantidade de atividades desenvolvidas e comparação quantitativa destes dados entre bolsistas PET, bolsistas de Iniciação Científica e alunos não-bolsistas. Neste trabalho, analisou-se o processo de formação dos bolsistas através do método do materialismo histórico dialético. Esta abordagem considera que os sentidos captam partes da realidade de forma caótica e, estas partes, são reduzidas na forma de conceitos ou abstrações simples. A partir daí, as partes são combinadas em uma totalidade de forma articulada. Assim, o Programa é considerado parte de um todo, que é nossa sociedade, com múltiplas interações e relações. Verificou-se que as atividades do grupo são pensadas em conjunto, durante o plenejamento anual, e desenvolvidas através da relação dialética entre prática e teoria, até a sua execução. O relatório anual das atividades é um momento de discussão e reflexão, também em conjunto. O dia a dia do grupo, sua manutenção, administração e burocracia são fatores de aprendizagem. O sentido de comunidade também é desenvolvido nos encontros de grupos PET locais, regionais e no nacional e, em algumas atividades, a indissocibilidade entre ensino-pesquisa-extensão é claramente evidenciada. As atividades foram comparadas com a proposta da Política Nacional de Graduação do ForGRAD, verificando-se que os grupos já executam muitas das propostas deste x documento. A análise do processo de formação mostrou que a forma tutorial, nos moldes do PET, permite que o aluno crie uma relação de interioridade com os seus atos e o seu produto permitindo, desta maneira, melhor conhecer o seu meio, o que contribui para a formação compreendida como práxis humana, porque o aluno é estimulado a pensar as suas ações. A realidade do PET se apresenta em perpétuo movimento, ocorrendo em dois níveis, a evolução e a transformação, em oposição ao pensamento positivista, que defende um movimento meramente evolucionista. A qualidade de formação que o PET propicia na graduação representa um movimento contrário às propostas neoliberais para a reforma da educação apresentadas nos últimos anos, embora a reestruturação produtiva indique este tipo de formação. Esta posição contrária, justificaria a tentativa de extingui-lo em 1999 e a baixa prioridade que vem recebendo do MEC.Abstract: The goal of the Program of Tutorial Education - PET is to contribute to a broader and quality formation to undergraduate students. To assess the formation process, the activities of the PET program of the Chemistry Major was monitored during the 2004 academic year. Currently, the PET program is managed by the SESu/MEC (Higher Education Secretariat / Ministry of Education). The program consists of groups of up to 12 students guided for a tutor. The group performs extracurricular integrated activities of teaching, research and extension as well as the discussion of ethical, social-political, scientific and cultural themes. The PET group is committed to stimulate the improvement of undergraduate teaching, acting as multiplying agents interacting with students and faculty and with the graduate program. The program was subjected to two external quantitative evaluations on 1997 and 1998. These evaluations were based on the practical results of the activities developed such as student's academic performance, types and amount of activities performed and a comparison between the PET students and the undergraduates with or without research scholarship. In the present work the process of PET student's formation was analyzed by means of the historical dialectic materialism. This approach considers that the senses capture parts of the reality in a chaotic way and that, these parts, are reduced in the form of concepts or simple abstractions. From there on, the parts are combined to form an articulated totality. Therefore the program is considered a part of a whole, our society, with multiple interactions and relations. It was observed that the group activities are thought collectively during the annual activities planning, and developed through the dialectic relation between theory and practice, to execution. The annual report is a discussions and reflections moment. The group's daily routine such as its maintenance, its administration and paper work are learning tools. The sense of community is also developed during the municipal, regional and national PET groups meetings and, in some activities, the synergy of extension, research and teaching is clearly evidenced. It was also verified that the PET groups' activities already encompass many of those xii proposed in the ForGRAD National Undergrad Policy. The analysis of the tutored formation process of the PET group has shown that it allows the student to build a inner relation with his(hers) own acts and its results, contributing to the formation understood as human praxis, because the student is stimulated to think about his(hers) actions. The reality of the PET program presents itself in a constant movement, occurring in two levels, evolution and transformation, opposed to the Positivism that claims a merely evolutionist movement. The quality of formation granted by the PET program to undergrad students represents a movement contrary to the neoliberal proposals for the Education reforms recently presented, although the indicates this type of formation.xi, 96 f.application/pdfDisponível em formato digitalUniversiadades e faculdadesPreceptoresEnsino superiorDissertações - EducaçãoO programa de educação tutorial-pet : formação ampla na graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertaçãoCompleta.pdfapplication/pdf609835https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2992/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oCompleta.pdf3d6bde838470d7174cbb2ce24f24ce89MD51open accessTEXTDissertaçãoCompleta.pdf.txtExtracted Texttext/plain215346https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2992/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oCompleta.pdf.txt0d898ef2b363e3aeb333119f18221cdaMD52open accessTHUMBNAILDissertaçãoCompleta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2992/3/Disserta%c3%a7%c3%a3oCompleta.pdf.jpg863289ee60864271cfe1704b9cccb7fdMD53open access1884/29922020-10-29 09:09:28.098open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/2992Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-29T12:09:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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