Políticas de educação especial no ensino médio público paranaense : o aluno com deficiência em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Paula de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27815
Resumo: Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta Moreira
id UFPR_ff14c10f965e81e87b24ada8336f272f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27815
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Carvalho, Ana Paula deMoreira, Laura CerettaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-25T19:21:04Z2020-09-25T19:21:04Z2012https://hdl.handle.net/1884/27815Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta MoreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/03/2012Bibliografia: fls. 174-196Resumo: Este estudo buscou, principalmente, elucidar como os alunos com deficiência física, intelectual, visual (cegueira/ baixa visão), múltipla e auditiva, com surdez e surdocegueira, matriculados no ensino médio, têm sido contemplados pelas políticas de educação especial. Sendo assim, intentou-se analisar textos normativos publicados em âmbito nacional e no Paraná, sobretudo a partir da década de 1990, que tratam da educação especial e do ensino médio. Para tanto, em um primeiro momento, foram apresentadas considerações sobre a trajetória histórica da educação especial e do ensino médio no contexto legislativo brasileiro, sendo que também foi possível realizar uma breve retomada sobre esse histórico, considerando-se, especificamente, o contexto paranaense. Para a análise dos textos normativos publicados em âmbito nacional e no Paraná, sobretudo a partir da década de 1990, os seguintes indicadores de análise foram elencados: (1º) Conceituação/ concepção do ensino médio e da educação especial; (2º) População-alvo do ensino médio e da educação especial nos documentos; (3º) Serviços de educação especial, com a intenção de perceber, principalmente, as garantias de acesso e permanência do alunado com deficiência no ensino médio, sendo necessário transitar por campos como as previsões específicas para o ensino fundamental e para as instituições especializadas. Também, realizou-se uma análise dos Microdados do Censo Escolar (2007, 2008 e 2009) disponibilizados pelo Ministério da Educação / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na qual se buscou elucidar como está ocorrendo o acesso e a permanência de alunos com deficiência do ensino fundamental ao médio, considerando-se dados nacionais e paranaenses por rede de ensino. Observou-se que a educação especial e ensino médio têm marcas de uma democratização tardia que permeiam até hoje a conceituação/ concepção dessa etapa e modalidade da educação básica. Os Microdados analisados também revelaram uma descontinuidade nos estudos dos alunos com deficiência do ensino fundamental ao médio, principalmente quando se considera os primeiros anos do ensino fundamental, ocasionando um baixo número de alunos com deficiência que chega a ingressar no ensino médio. Esse quadro é ainda mais excludente quando são considerados os dados paranaenses. Assim, em síntese, foi possível perceber que ensino médio tem debilidades próprias até mesmo no plano normativo e que essas ocasionam reflexos particulares quando considerados os alunos com deficiência.Abstract: This study sought mainly to elucidate how students with physical, intellectual, visual (blindness/ low vision), multiple and hearing deficit, with deafness and deafblindness, enrolled in high school, have been covered by special education policies. Therefore, an attempt to analyze normative texts published nationwide and in the state of Paraná, especially since the 1990s, dealing with special education and high school. To do so, at first, considerations were made on the historical trajectory of special education and high school in the context of Brazilian legislator, and were also possible to perform a brief resume on the history, considering specifically the context of Paraná. For the analysis of normative texts published nationwide and in Paraná, especially since the 1990s, the following analysis indicators were listed: (1st) conceptualization / conception high school and special education, (2nd) Target Population documents, (3th) Educational services special, with the intent to understand, especially the guarantees of access and permanency of students with disabilities in high school, being necessary to move through research fields as the specific predictions for elementary schools and specialized institutions. Also, there was an analysis of Microdados do Censo Escolar (microdata from the School Census) (2007, 2008 and 2009) provided by the Ministério da Educação – MEC (Ministry of Education) / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – Inep (National Institute of Educational Studies Anísio Teixeira), which aimed to elucidate how is occurring the access and permanency of students with disabilities from elementary to high school, considering national and state data and by type of school. It was observed that the special education and high school have marks of late democratization which permeate until today the conceptualization/ conception of that stage and this type of education. The microdata analysis also revealed a discontinuity in the studies of students with disabilities from elementary to high school, especially when one considers the first years of elementary school, causing a low number of students with disabilities who come to join the high school. This picture is even more exclusionary when considering data from Paraná. So, in summary, it was revealed that high school even has its own weaknesses on the legislative level and that these individuals cause reflexes when considering students with disabilities.195 f. : grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducação especial - ParanáPessoas com deficiência - EducaçãoEnsino médio - ParanáPolitica e educaçãoEducaçãoPolíticas de educação especial no ensino médio público paranaense : o aluno com deficiência em focoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARVALHO, ANA PAULA.pdfapplication/pdf2004989https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27815/1/R%20-%20D%20-%20CARVALHO%2c%20ANA%20PAULA.pdfdc0b119c40623ab98ebce1258b444b7eMD51open accessTEXTR - D - CARVALHO, ANA PAULA.pdf.txtExtracted Texttext/plain439810https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27815/2/R%20-%20D%20-%20CARVALHO%2c%20ANA%20PAULA.pdf.txtbf19d30a294c06c1a15d9658975a3e66MD52open accessTHUMBNAILR - D - CARVALHO, ANA PAULA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27815/3/R%20-%20D%20-%20CARVALHO%2c%20ANA%20PAULA.pdf.jpgde97cacf9312b40f116c68f4fed86da1MD53open access1884/278152020-09-25 16:21:04.098open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27815Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-25T19:21:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas de educação especial no ensino médio público paranaense : o aluno com deficiência em foco
title Políticas de educação especial no ensino médio público paranaense : o aluno com deficiência em foco
spellingShingle Políticas de educação especial no ensino médio público paranaense : o aluno com deficiência em foco
Carvalho, Ana Paula de
Dissertações - Educação
Educação especial - Paraná
Pessoas com deficiência - Educação
Ensino médio - Paraná
Politica e educação
Educação
title_short Políticas de educação especial no ensino médio público paranaense : o aluno com deficiência em foco
title_full Políticas de educação especial no ensino médio público paranaense : o aluno com deficiência em foco
title_fullStr Políticas de educação especial no ensino médio público paranaense : o aluno com deficiência em foco
title_full_unstemmed Políticas de educação especial no ensino médio público paranaense : o aluno com deficiência em foco
title_sort Políticas de educação especial no ensino médio público paranaense : o aluno com deficiência em foco
author Carvalho, Ana Paula de
author_facet Carvalho, Ana Paula de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Moreira, Laura Ceretta
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Paula de
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Educação especial - Paraná
Pessoas com deficiência - Educação
Ensino médio - Paraná
Politica e educação
Educação
topic Dissertações - Educação
Educação especial - Paraná
Pessoas com deficiência - Educação
Ensino médio - Paraná
Politica e educação
Educação
description Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta Moreira
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-25T19:21:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-25T19:21:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27815
url https://hdl.handle.net/1884/27815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 195 f. : grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27815/1/R%20-%20D%20-%20CARVALHO%2c%20ANA%20PAULA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27815/2/R%20-%20D%20-%20CARVALHO%2c%20ANA%20PAULA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27815/3/R%20-%20D%20-%20CARVALHO%2c%20ANA%20PAULA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc0b119c40623ab98ebce1258b444b7e
bf19d30a294c06c1a15d9658975a3e66
de97cacf9312b40f116c68f4fed86da1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860234563551232