Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MASON, Ana Paula
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: JORDÃO, Gustavo Rodrigues, BORBA, Jaqueline Ferreira Machado, PEREIRA, Marcos Aurélio da Silva, MILIOLLI, Vitória Gabrielle
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265
Resumo: Debate a educação e mais precisamente a escola, principal meio de manifestação da própria educação em nossos tempos, retoma temas importantes já explorados na primeira edição, aponta novos pontos de vistas e incentiva as discussões sobre a área educacional, explora caminhos para diferentes práticas escolares a partir de diferentes percepções que um olhar mais amplo e transformador que pode ganhar espaço. Aponta ideias de autores anteriormente ausentes, a fim de ampliar o horizonte de estratégias para que a educação brasileira de fato passe por mudanças significativas e melhore o contexto social como um todo. Retoma temas muito debatido como Políticas e legislações educacionais; Currículo Formal e informal; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), representam aspectos normativos, que, quando compreendidos e analisados na íntegra, contribuem para a união entre a teoria e a prática possam auxiliar para o entendimento de uma realidade difícil como a realidade escolar.
id UFRA-1_3f2d95fcddb70caafb404a920b423649
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/2265
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacionalEducação - alfabetizaçãoEducação indígenaTecnologia da educaçãoAvaliação de ensinoTICs na escolaEducação infantil - aprendizagemPrática pedagógicaRelação etnicorracial -pratica pedagógicaCompetência socioemocionais - educaçãoDebate a educação e mais precisamente a escola, principal meio de manifestação da própria educação em nossos tempos, retoma temas importantes já explorados na primeira edição, aponta novos pontos de vistas e incentiva as discussões sobre a área educacional, explora caminhos para diferentes práticas escolares a partir de diferentes percepções que um olhar mais amplo e transformador que pode ganhar espaço. Aponta ideias de autores anteriormente ausentes, a fim de ampliar o horizonte de estratégias para que a educação brasileira de fato passe por mudanças significativas e melhore o contexto social como um todo. Retoma temas muito debatido como Políticas e legislações educacionais; Currículo Formal e informal; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), representam aspectos normativos, que, quando compreendidos e analisados na íntegra, contribuem para a união entre a teoria e a prática possam auxiliar para o entendimento de uma realidade difícil como a realidade escolar.Schreibenhttp://lattes.cnpq.br/2112401444620959http://lattes.cnpq.br/8624378205447150http://lattes.cnpq.br/2549361468018319http://lattes.cnpq.br/1058076285310886http://lattes.cnpq.br/4270864674027993https://orcid.org/0000-0002-3448-4571https://orcid.org/0009-0005-1047-2663https://orcid.org/0000-0002-2722-3787MASON, Ana PaulaJORDÃO, Gustavo RodriguesBORBA, Jaqueline Ferreira MachadoPEREIRA, Marcos Aurélio da SilvaMILIOLLI, Vitória Gabrielle2024-05-21T13:58:30Z2024-05-21T13:58:30Z2024-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfMASON, Ana Paula Uliana et al. (org). Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional. Itapiranga : Schreiben, 2024. v. 2. 136p. DOI: 10.29327/5401280. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265. Acesso em:978-65-5440-261-3DOI: 10.29327/5401280http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265v.II;CC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2024-05-21T14:11:53Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/2265Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2024-05-21T14:11:53Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional
title Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional
spellingShingle Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional
MASON, Ana Paula
Educação - alfabetização
Educação indígena
Tecnologia da educação
Avaliação de ensino
TICs na escola
Educação infantil - aprendizagem
Prática pedagógica
Relação etnicorracial -pratica pedagógica
Competência socioemocionais - educação
title_short Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional
title_full Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional
title_fullStr Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional
title_full_unstemmed Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional
title_sort Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional
author MASON, Ana Paula
author_facet MASON, Ana Paula
JORDÃO, Gustavo Rodrigues
BORBA, Jaqueline Ferreira Machado
PEREIRA, Marcos Aurélio da Silva
MILIOLLI, Vitória Gabrielle
author_role author
author2 JORDÃO, Gustavo Rodrigues
BORBA, Jaqueline Ferreira Machado
PEREIRA, Marcos Aurélio da Silva
MILIOLLI, Vitória Gabrielle
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2112401444620959
http://lattes.cnpq.br/8624378205447150
http://lattes.cnpq.br/2549361468018319
http://lattes.cnpq.br/1058076285310886
http://lattes.cnpq.br/4270864674027993
https://orcid.org/0000-0002-3448-4571
https://orcid.org/0009-0005-1047-2663
https://orcid.org/0000-0002-2722-3787
dc.contributor.author.fl_str_mv MASON, Ana Paula
JORDÃO, Gustavo Rodrigues
BORBA, Jaqueline Ferreira Machado
PEREIRA, Marcos Aurélio da Silva
MILIOLLI, Vitória Gabrielle
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - alfabetização
Educação indígena
Tecnologia da educação
Avaliação de ensino
TICs na escola
Educação infantil - aprendizagem
Prática pedagógica
Relação etnicorracial -pratica pedagógica
Competência socioemocionais - educação
topic Educação - alfabetização
Educação indígena
Tecnologia da educação
Avaliação de ensino
TICs na escola
Educação infantil - aprendizagem
Prática pedagógica
Relação etnicorracial -pratica pedagógica
Competência socioemocionais - educação
description Debate a educação e mais precisamente a escola, principal meio de manifestação da própria educação em nossos tempos, retoma temas importantes já explorados na primeira edição, aponta novos pontos de vistas e incentiva as discussões sobre a área educacional, explora caminhos para diferentes práticas escolares a partir de diferentes percepções que um olhar mais amplo e transformador que pode ganhar espaço. Aponta ideias de autores anteriormente ausentes, a fim de ampliar o horizonte de estratégias para que a educação brasileira de fato passe por mudanças significativas e melhore o contexto social como um todo. Retoma temas muito debatido como Políticas e legislações educacionais; Currículo Formal e informal; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), representam aspectos normativos, que, quando compreendidos e analisados na íntegra, contribuem para a união entre a teoria e a prática possam auxiliar para o entendimento de uma realidade difícil como a realidade escolar.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-21T13:58:30Z
2024-05-21T13:58:30Z
2024-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MASON, Ana Paula Uliana et al. (org). Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional. Itapiranga : Schreiben, 2024. v. 2. 136p. DOI: 10.29327/5401280. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265. Acesso em:
978-65-5440-261-3
DOI: 10.29327/5401280
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265
identifier_str_mv MASON, Ana Paula Uliana et al. (org). Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional. Itapiranga : Schreiben, 2024. v. 2. 136p. DOI: 10.29327/5401280. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265. Acesso em:
978-65-5440-261-3
DOI: 10.29327/5401280
url http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv v.II;
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Schreiben
publisher.none.fl_str_mv Schreiben
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1801862329574359040