Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265 |
Resumo: | Debate a educação e mais precisamente a escola, principal meio de manifestação da própria educação em nossos tempos, retoma temas importantes já explorados na primeira edição, aponta novos pontos de vistas e incentiva as discussões sobre a área educacional, explora caminhos para diferentes práticas escolares a partir de diferentes percepções que um olhar mais amplo e transformador que pode ganhar espaço. Aponta ideias de autores anteriormente ausentes, a fim de ampliar o horizonte de estratégias para que a educação brasileira de fato passe por mudanças significativas e melhore o contexto social como um todo. Retoma temas muito debatido como Políticas e legislações educacionais; Currículo Formal e informal; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), representam aspectos normativos, que, quando compreendidos e analisados na íntegra, contribuem para a união entre a teoria e a prática possam auxiliar para o entendimento de uma realidade difícil como a realidade escolar. |
id |
UFRA-1_3f2d95fcddb70caafb404a920b423649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/2265 |
network_acronym_str |
UFRA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacionalEducação - alfabetizaçãoEducação indígenaTecnologia da educaçãoAvaliação de ensinoTICs na escolaEducação infantil - aprendizagemPrática pedagógicaRelação etnicorracial -pratica pedagógicaCompetência socioemocionais - educaçãoDebate a educação e mais precisamente a escola, principal meio de manifestação da própria educação em nossos tempos, retoma temas importantes já explorados na primeira edição, aponta novos pontos de vistas e incentiva as discussões sobre a área educacional, explora caminhos para diferentes práticas escolares a partir de diferentes percepções que um olhar mais amplo e transformador que pode ganhar espaço. Aponta ideias de autores anteriormente ausentes, a fim de ampliar o horizonte de estratégias para que a educação brasileira de fato passe por mudanças significativas e melhore o contexto social como um todo. Retoma temas muito debatido como Políticas e legislações educacionais; Currículo Formal e informal; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), representam aspectos normativos, que, quando compreendidos e analisados na íntegra, contribuem para a união entre a teoria e a prática possam auxiliar para o entendimento de uma realidade difícil como a realidade escolar.Schreibenhttp://lattes.cnpq.br/2112401444620959http://lattes.cnpq.br/8624378205447150http://lattes.cnpq.br/2549361468018319http://lattes.cnpq.br/1058076285310886http://lattes.cnpq.br/4270864674027993https://orcid.org/0000-0002-3448-4571https://orcid.org/0009-0005-1047-2663https://orcid.org/0000-0002-2722-3787MASON, Ana PaulaJORDÃO, Gustavo RodriguesBORBA, Jaqueline Ferreira MachadoPEREIRA, Marcos Aurélio da SilvaMILIOLLI, Vitória Gabrielle2024-05-21T13:58:30Z2024-05-21T13:58:30Z2024-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfMASON, Ana Paula Uliana et al. (org). Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional. Itapiranga : Schreiben, 2024. v. 2. 136p. DOI: 10.29327/5401280. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265. Acesso em:978-65-5440-261-3DOI: 10.29327/5401280http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265v.II;CC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2024-05-21T14:11:53Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/2265Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2024-05-21T14:11:53Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional |
title |
Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional |
spellingShingle |
Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional MASON, Ana Paula Educação - alfabetização Educação indígena Tecnologia da educação Avaliação de ensino TICs na escola Educação infantil - aprendizagem Prática pedagógica Relação etnicorracial -pratica pedagógica Competência socioemocionais - educação |
title_short |
Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional |
title_full |
Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional |
title_fullStr |
Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional |
title_full_unstemmed |
Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional |
title_sort |
Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional |
author |
MASON, Ana Paula |
author_facet |
MASON, Ana Paula JORDÃO, Gustavo Rodrigues BORBA, Jaqueline Ferreira Machado PEREIRA, Marcos Aurélio da Silva MILIOLLI, Vitória Gabrielle |
author_role |
author |
author2 |
JORDÃO, Gustavo Rodrigues BORBA, Jaqueline Ferreira Machado PEREIRA, Marcos Aurélio da Silva MILIOLLI, Vitória Gabrielle |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2112401444620959 http://lattes.cnpq.br/8624378205447150 http://lattes.cnpq.br/2549361468018319 http://lattes.cnpq.br/1058076285310886 http://lattes.cnpq.br/4270864674027993 https://orcid.org/0000-0002-3448-4571 https://orcid.org/0009-0005-1047-2663 https://orcid.org/0000-0002-2722-3787 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MASON, Ana Paula JORDÃO, Gustavo Rodrigues BORBA, Jaqueline Ferreira Machado PEREIRA, Marcos Aurélio da Silva MILIOLLI, Vitória Gabrielle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - alfabetização Educação indígena Tecnologia da educação Avaliação de ensino TICs na escola Educação infantil - aprendizagem Prática pedagógica Relação etnicorracial -pratica pedagógica Competência socioemocionais - educação |
topic |
Educação - alfabetização Educação indígena Tecnologia da educação Avaliação de ensino TICs na escola Educação infantil - aprendizagem Prática pedagógica Relação etnicorracial -pratica pedagógica Competência socioemocionais - educação |
description |
Debate a educação e mais precisamente a escola, principal meio de manifestação da própria educação em nossos tempos, retoma temas importantes já explorados na primeira edição, aponta novos pontos de vistas e incentiva as discussões sobre a área educacional, explora caminhos para diferentes práticas escolares a partir de diferentes percepções que um olhar mais amplo e transformador que pode ganhar espaço. Aponta ideias de autores anteriormente ausentes, a fim de ampliar o horizonte de estratégias para que a educação brasileira de fato passe por mudanças significativas e melhore o contexto social como um todo. Retoma temas muito debatido como Políticas e legislações educacionais; Currículo Formal e informal; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), representam aspectos normativos, que, quando compreendidos e analisados na íntegra, contribuem para a união entre a teoria e a prática possam auxiliar para o entendimento de uma realidade difícil como a realidade escolar. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-21T13:58:30Z 2024-05-21T13:58:30Z 2024-05-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MASON, Ana Paula Uliana et al. (org). Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional. Itapiranga : Schreiben, 2024. v. 2. 136p. DOI: 10.29327/5401280. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265. Acesso em: 978-65-5440-261-3 DOI: 10.29327/5401280 http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265 |
identifier_str_mv |
MASON, Ana Paula Uliana et al. (org). Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional. Itapiranga : Schreiben, 2024. v. 2. 136p. DOI: 10.29327/5401280. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265. Acesso em: 978-65-5440-261-3 DOI: 10.29327/5401280 |
url |
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
v.II; |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Schreiben |
publisher.none.fl_str_mv |
Schreiben |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRA instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) instacron:UFRA |
instname_str |
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
instacron_str |
UFRA |
institution |
UFRA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRA |
collection |
Repositório Institucional da UFRA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com |
_version_ |
1813895245803290624 |