Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRA | Resumo: | Aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma estratégia didático–pedagógica centrada no aluno. É usada hoje de forma globalizada, em uma instrução mais elevada, em áreas tais como medicina, veterinária, direito, saúde pública, etc. Um problema é utilizado como estímulo à aquisição de conhecimento e compreensão de conceitos. Ele é o elemento central em um currículo de aprendizagem baseada em problemas. O objetivo desta tese é propor um modelo de estratégia metodológica de ensino–aprendizagem baseada em ABP, aplicada em ambiente virtual de aprendizagem, fazendo-se cumprir premissas advindas da aprendizagem baseada em problemas. Esse modelo tem como finalidade principal promover a motivação, interesse, autonomia e auto-aprendizagem do aluno. Dois casos são desenvolvidos detalhadamente, exemplificando a característica prática da proposta do modelo. |
id |
UFRA-1_4679acc9e34b22e905623e6af2ba4258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/463 |
network_acronym_str |
UFRA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagemAmbiente virtual de aprendizagemAVAEnsino-aprendizagem - Ambiente virtualAprendizagem baseada em problemasAuto-aprendizagemInteraçãoAprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma estratégia didático–pedagógica centrada no aluno. É usada hoje de forma globalizada, em uma instrução mais elevada, em áreas tais como medicina, veterinária, direito, saúde pública, etc. Um problema é utilizado como estímulo à aquisição de conhecimento e compreensão de conceitos. Ele é o elemento central em um currículo de aprendizagem baseada em problemas. O objetivo desta tese é propor um modelo de estratégia metodológica de ensino–aprendizagem baseada em ABP, aplicada em ambiente virtual de aprendizagem, fazendo-se cumprir premissas advindas da aprendizagem baseada em problemas. Esse modelo tem como finalidade principal promover a motivação, interesse, autonomia e auto-aprendizagem do aluno. Dois casos são desenvolvidos detalhadamente, exemplificando a característica prática da proposta do modelo.Problem-based learning (PBL) is a didactic pedagogical strategy student-centered. Today, it is applied to a wide range of (global) applications in a variety of areas such as medicine, veterinary medicine, law, public health, and many others. A “problem” is used to stimulate the knowledge acquisition and understanding of concepts. It is the central element in a curriculum based on problem-based learning. The objective of this thesis is to develop a conceptual model based on PBL strategies and the use of virtual learning environments; all the PBL framework premises are fulfilled. The model has as it main purpose the promotion of student’s motivation, interest, autonomy and self. Two cases are developed in detail in order to exemplify the practical characteristics of the proposed model.Universidade Federal de Santa CatarinaBARCIA, Ricardo MirandaMARTINS, Janae Gonçalves2018-08-27T21:33:27Z2018-08-27T21:33:27Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARTINS, Janae Gonçalves. Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem. 219 f. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2002.repositorio.ufra.edu.br/jspui//jspui/handle/123456789/463Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2018-08-27T21:33:27Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/463Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2018-08-27T21:33:27Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem |
title |
Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem MARTINS, Janae Gonçalves Ambiente virtual de aprendizagem AVA Ensino-aprendizagem - Ambiente virtual Aprendizagem baseada em problemas Auto-aprendizagem Interação |
title_short |
Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem |
title_full |
Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem |
title_sort |
Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem |
author |
MARTINS, Janae Gonçalves |
author_facet |
MARTINS, Janae Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BARCIA, Ricardo Miranda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, Janae Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem AVA Ensino-aprendizagem - Ambiente virtual Aprendizagem baseada em problemas Auto-aprendizagem Interação |
topic |
Ambiente virtual de aprendizagem AVA Ensino-aprendizagem - Ambiente virtual Aprendizagem baseada em problemas Auto-aprendizagem Interação |
description |
Aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma estratégia didático–pedagógica centrada no aluno. É usada hoje de forma globalizada, em uma instrução mais elevada, em áreas tais como medicina, veterinária, direito, saúde pública, etc. Um problema é utilizado como estímulo à aquisição de conhecimento e compreensão de conceitos. Ele é o elemento central em um currículo de aprendizagem baseada em problemas. O objetivo desta tese é propor um modelo de estratégia metodológica de ensino–aprendizagem baseada em ABP, aplicada em ambiente virtual de aprendizagem, fazendo-se cumprir premissas advindas da aprendizagem baseada em problemas. Esse modelo tem como finalidade principal promover a motivação, interesse, autonomia e auto-aprendizagem do aluno. Dois casos são desenvolvidos detalhadamente, exemplificando a característica prática da proposta do modelo. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2018-08-27T21:33:27Z 2018-08-27T21:33:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Janae Gonçalves. Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem. 219 f. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2002. repositorio.ufra.edu.br/jspui//jspui/handle/123456789/463 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Janae Gonçalves. Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem. 219 f. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2002. repositorio.ufra.edu.br/jspui//jspui/handle/123456789/463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRA instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) instacron:UFRA |
instname_str |
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
instacron_str |
UFRA |
institution |
UFRA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRA |
collection |
Repositório Institucional da UFRA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com |
_version_ |
1801862333849403392 |