A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIANA, Luana Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/293
Resumo: O estudo aborda o tema Educação e Higienismo. O objetivo é analisar a relação entre educação e higienismo e sua materialização nos discursos de homens de ciência, veiculados em periódicos pedagógicos produzidos no Estado do Pará, Brasil, publicados entre os anos 1891- 1912, para entender o sentido epistêmico que assumiram no contexto da colonialidade latino-americana. Neste sentido, esta tese partiu da seguinte questão: no contexto da colonialidade latino-americana, que sentidos assumiram os discursos que relacionam educação e higienismo, produzidos por homens de ciência do Pará, entre os anos 1891-1912, materializados em periódicos educacionais? Para tanto, adotou-se a pesquisa documental e bibliográfica. Epistemologicamente, nos pautamos na Nova História Cultural e na Teoria Decolonial. As fontes exploradas são artigos sobre educação e higienismo publicados nos periódicos: "Revista Educação e Ensino", "A Escola", "Revista do Ensino". Para sua análise foram articuladas ao corpus das fontes documentos oficias como: Legislação educacional (regimentos escolares, decretos e pareceres); Relatórios de órgãos governamentais responsáveis pela instrução e pela saúde no Brasil, particularmente no Pará. Os resultados revelam que ao tratar de educação em associação com o ideário médico-higienista, as publicações constantes nos periódicos produziram representações que negavam os saberes das populações originárias do continente e de outras consideradas inferiores, como negros e brancos empobrecidos. Nestas produções os alunos dessas populações são comparados à cera e às plantas por serem frágeis e influenciáveis pela ação de adultos considerados incivilizados. Desta forma, os discursos em defesa da higienização do espaço, do tempo e das atividades escolares indicados nos periódicos acabaram por tentar moldar corpos, corações e mentes de crianças e adolescentes num processo onde a colonialidade do poder se manifesta em seus âmbitos epistemológico (colonialidade do saber) e ontológico (colonialidade do ser). Portanto, a tese defendida neste estudo é que a racionalidade médico-higiênica materializada nos discursos de homens de ciência presentes nos periódicos pedagógicos produzidos no Estado do Pará, Brasil, publicados entre os anos 1891-1912 corroborou a Colonialidade que se instaurou na América Latina.
id UFRA-1_5ecef7f891af99d88fb0cbb27912d802
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/293
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912).Educação sanitária - Pará - História - PeriódicosHigiene escolar - ParáSaúde escolar - ParáHigienismo - ParáEducação - Higienismo - ParáO estudo aborda o tema Educação e Higienismo. O objetivo é analisar a relação entre educação e higienismo e sua materialização nos discursos de homens de ciência, veiculados em periódicos pedagógicos produzidos no Estado do Pará, Brasil, publicados entre os anos 1891- 1912, para entender o sentido epistêmico que assumiram no contexto da colonialidade latino-americana. Neste sentido, esta tese partiu da seguinte questão: no contexto da colonialidade latino-americana, que sentidos assumiram os discursos que relacionam educação e higienismo, produzidos por homens de ciência do Pará, entre os anos 1891-1912, materializados em periódicos educacionais? Para tanto, adotou-se a pesquisa documental e bibliográfica. Epistemologicamente, nos pautamos na Nova História Cultural e na Teoria Decolonial. As fontes exploradas são artigos sobre educação e higienismo publicados nos periódicos: "Revista Educação e Ensino", "A Escola", "Revista do Ensino". Para sua análise foram articuladas ao corpus das fontes documentos oficias como: Legislação educacional (regimentos escolares, decretos e pareceres); Relatórios de órgãos governamentais responsáveis pela instrução e pela saúde no Brasil, particularmente no Pará. Os resultados revelam que ao tratar de educação em associação com o ideário médico-higienista, as publicações constantes nos periódicos produziram representações que negavam os saberes das populações originárias do continente e de outras consideradas inferiores, como negros e brancos empobrecidos. Nestas produções os alunos dessas populações são comparados à cera e às plantas por serem frágeis e influenciáveis pela ação de adultos considerados incivilizados. Desta forma, os discursos em defesa da higienização do espaço, do tempo e das atividades escolares indicados nos periódicos acabaram por tentar moldar corpos, corações e mentes de crianças e adolescentes num processo onde a colonialidade do poder se manifesta em seus âmbitos epistemológico (colonialidade do saber) e ontológico (colonialidade do ser). Portanto, a tese defendida neste estudo é que a racionalidade médico-higiênica materializada nos discursos de homens de ciência presentes nos periódicos pedagógicos produzidos no Estado do Pará, Brasil, publicados entre os anos 1891-1912 corroborou a Colonialidade que se instaurou na América Latina.The study approaches Education and Hygienism. The objective is analyze the relationship between education and hygienism in Latin America and the materialization in the speeches of men of science, in the periodic of education produced in Brazil, Pará State, published between the years 1891 to 1919, to understand the epistemic sense that assumed. In this sense, this thesis proposes the question: in the context of Latin American colonialism, which senses had the discourses that was related education and hygienism produced by Pará men of science, between the years 1891-1912, materialized in educational joumals? Therefore, was adopted the document and literature. Epistemologically, has guided us in New Cultural History and Theory colonialist. The papers that was read in the research is composit of articles of educational periodicals published: "Revista de Educação e Ensino", "A Escola" and "Revista do Ensino". For their analysis were articulated others documents such as, educational legislation (scholar regiment, decrees and opinions); Reports of govemment agencies responsible for instruction and health in Brazil, particularly in Pará. The results show that when dealing with education in association with the medical-hygienist ideology, the constant publications in periodicals produced representations that denied the knowledge of populations originating from the mainland and other less considered, such as black people and poor white people. These productions the students of these populations are compared to the wax and plants because they are fragile and influenced by the action of adults considered uncivilized. Then, the speeches in defense of cleaning the space, time and school activities indicated in the periodic try to shape bodies, hearts and minds of children and adolescents in a case where the colonialism of power is manifested in its epistemological fields (colonialism of knowledge) and ontological (colonialism of being). Therefore, the argument of this study is that the doctor-hygienic rationality embodied in the discourses of men of science present in educational journals produced in the State of Pará, Brazil, published between 1891-1912 confirmed the colonialism which arose in Latin America.UFPAPrograma de Pós-graduação em Educaçãohttp://lattes.cnpq.br/5826372225106245ARAÚJO, Sônia Maria da SilvaVIANA, Luana Costa2018-03-05T16:46:37Z2018-03-05T16:46:37Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVIANA, Luana Costa. A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912). 2015. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/293. Acesso em:http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/293Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2020-06-05T18:39:21Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/293Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2020-06-05T18:39:21Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912).
title A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912).
spellingShingle A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912).
VIANA, Luana Costa
Educação sanitária - Pará - História - Periódicos
Higiene escolar - Pará
Saúde escolar - Pará
Higienismo - Pará
Educação - Higienismo - Pará
title_short A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912).
title_full A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912).
title_fullStr A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912).
title_full_unstemmed A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912).
title_sort A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912).
author VIANA, Luana Costa
author_facet VIANA, Luana Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5826372225106245
ARAÚJO, Sônia Maria da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv VIANA, Luana Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sanitária - Pará - História - Periódicos
Higiene escolar - Pará
Saúde escolar - Pará
Higienismo - Pará
Educação - Higienismo - Pará
topic Educação sanitária - Pará - História - Periódicos
Higiene escolar - Pará
Saúde escolar - Pará
Higienismo - Pará
Educação - Higienismo - Pará
description O estudo aborda o tema Educação e Higienismo. O objetivo é analisar a relação entre educação e higienismo e sua materialização nos discursos de homens de ciência, veiculados em periódicos pedagógicos produzidos no Estado do Pará, Brasil, publicados entre os anos 1891- 1912, para entender o sentido epistêmico que assumiram no contexto da colonialidade latino-americana. Neste sentido, esta tese partiu da seguinte questão: no contexto da colonialidade latino-americana, que sentidos assumiram os discursos que relacionam educação e higienismo, produzidos por homens de ciência do Pará, entre os anos 1891-1912, materializados em periódicos educacionais? Para tanto, adotou-se a pesquisa documental e bibliográfica. Epistemologicamente, nos pautamos na Nova História Cultural e na Teoria Decolonial. As fontes exploradas são artigos sobre educação e higienismo publicados nos periódicos: "Revista Educação e Ensino", "A Escola", "Revista do Ensino". Para sua análise foram articuladas ao corpus das fontes documentos oficias como: Legislação educacional (regimentos escolares, decretos e pareceres); Relatórios de órgãos governamentais responsáveis pela instrução e pela saúde no Brasil, particularmente no Pará. Os resultados revelam que ao tratar de educação em associação com o ideário médico-higienista, as publicações constantes nos periódicos produziram representações que negavam os saberes das populações originárias do continente e de outras consideradas inferiores, como negros e brancos empobrecidos. Nestas produções os alunos dessas populações são comparados à cera e às plantas por serem frágeis e influenciáveis pela ação de adultos considerados incivilizados. Desta forma, os discursos em defesa da higienização do espaço, do tempo e das atividades escolares indicados nos periódicos acabaram por tentar moldar corpos, corações e mentes de crianças e adolescentes num processo onde a colonialidade do poder se manifesta em seus âmbitos epistemológico (colonialidade do saber) e ontológico (colonialidade do ser). Portanto, a tese defendida neste estudo é que a racionalidade médico-higiênica materializada nos discursos de homens de ciência presentes nos periódicos pedagógicos produzidos no Estado do Pará, Brasil, publicados entre os anos 1891-1912 corroborou a Colonialidade que se instaurou na América Latina.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-03-05T16:46:37Z
2018-03-05T16:46:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIANA, Luana Costa. A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912). 2015. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/293. Acesso em:
http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/293
identifier_str_mv VIANA, Luana Costa. A Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no Pará (1891-1912). 2015. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/293. Acesso em:
url http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPA
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv UFPA
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1801862334154539008