Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SILVA, Eliza Sena, MIRANDA, Andréa da Silva, REIS, Grasiano Vieira, SILVA, Alcione Batista da, FERREIRA, Juliene de Sousa, RAMOS, Ivi Camarão
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609
Resumo: UFRA - Campus Belém
id UFRA-1_93a077224e23736cf9fe0f3ac9acfa93
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1609
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.PCDsEducação inclusivaDeficiência visualRedução de barreirasTecnologia Assistiva - Ensino SuperiorACESSARAcessibilidadeUFRA - Campus BelémA Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA recebe anualmente matrículas de alunos PCDs, que, atualmente, somam 62 matriculados, com diferentes deficiências nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Parauapebas, Paragominas e Tomé-Açu. O Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia – ACESSAR, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PROAES, através da Diretoria de Inclusão Social e Diversidade - DISD, em conjunto com os Setores de inclusão dos Campi, mobilizam ações para subsidiar o acesso e a permanência dos alunos, público alvo da educação inclusiva. A organização deste material tem como objetivo fornecer informações sobre os atendimentos que a UFRA oferece à comunidade referente as deficiências mais visíveis na sociedade, de modo a contribuir com a redução de barreiras enfrentadas comumente pela pessoa com deficiência, principalmente barreiras atitudinais. No material você encontrará, além das atividades voltadas para este segmento, alguns conceitos e orientações para inspirá-los a encontrar mecanismos que possam facilitar a comunicação com pessoas público alvo da educação inclusiva. Ressaltamos algumas peculiaridades do material. Uma delas é que não disponibilizará figuras e imagens, apenas texto, para tornar mais fácil o acesso de pessoas com deficiência visual. A outra é disponibilizar também em Libras, através de vídeo, assim a pessoa surda terá melhor aproveitamento de seu conteúdo.The Federal Rural University of the Amazon – UFRA receives annually enrollments of PWD students, who currently total 62 enrolled, with different deficiencies in the campuses of Belém, Capanema, Capitão Poço, Parauapebas, Paragominas and Tome-Açu. The Amazon Center for Accessibility, Inclusion and Technology – ACESSAR, linked to the Dean of Student Affairs - PROAES, through the Directorate of Social Inclusion and Diversity - DISD, together with the Sectors of Inclusion of the Campi, mobilize actions to subsidize the access and permanence of students, public target of inclusive education. The organization of this material aims to provide information about the services that UFRA offers to the community regarding the most visible deficiencies society, in order to contribute to the reduction of barriers commonly faced by the person with disability, mainly attitudinal barriers. In the material you will find, in addition to activities aimed at this segment, some concepts and guidelines to inspire them to find mechanisms that can facilitate communication with people who are the target audience of inclusive education. We emphasize some peculiarities of the material. One of them is not will provide figures and images, only text, to make it easier to access visually impaired people. The other is to make it available also in Libras, through video, so the deaf person will have better use of its content.ACESSAR/PROAES2022-05-20T17:12:39Z2022-05-20T17:12:39Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da et al. Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. Belém: UFRA, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609. Acesso em: .CDD: 371.90http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos daSILVA, Eliza SenaMIRANDA, Andréa da SilvaREIS, Grasiano VieiraSILVA, Alcione Batista daFERREIRA, Juliene de SousaRAMOS, Ivi Camarãoporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2022-05-20T17:19:09Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1609Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2022-05-20T17:19:09Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
title Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
spellingShingle Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da
PCDs
Educação inclusiva
Deficiência visual
Redução de barreiras
Tecnologia Assistiva - Ensino Superior
ACESSAR
Acessibilidade
title_short Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
title_full Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
title_fullStr Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
title_full_unstemmed Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
title_sort Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
author SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da
author_facet SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da
SILVA, Eliza Sena
MIRANDA, Andréa da Silva
REIS, Grasiano Vieira
SILVA, Alcione Batista da
FERREIRA, Juliene de Sousa
RAMOS, Ivi Camarão
author_role author
author2 SILVA, Eliza Sena
MIRANDA, Andréa da Silva
REIS, Grasiano Vieira
SILVA, Alcione Batista da
FERREIRA, Juliene de Sousa
RAMOS, Ivi Camarão
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da
SILVA, Eliza Sena
MIRANDA, Andréa da Silva
REIS, Grasiano Vieira
SILVA, Alcione Batista da
FERREIRA, Juliene de Sousa
RAMOS, Ivi Camarão
dc.subject.por.fl_str_mv PCDs
Educação inclusiva
Deficiência visual
Redução de barreiras
Tecnologia Assistiva - Ensino Superior
ACESSAR
Acessibilidade
topic PCDs
Educação inclusiva
Deficiência visual
Redução de barreiras
Tecnologia Assistiva - Ensino Superior
ACESSAR
Acessibilidade
description UFRA - Campus Belém
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-05-20T17:12:39Z
2022-05-20T17:12:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da et al. Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. Belém: UFRA, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609. Acesso em: .
CDD: 371.90
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609
identifier_str_mv SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da et al. Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. Belém: UFRA, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609. Acesso em: .
CDD: 371.90
url http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ACESSAR/PROAES
publisher.none.fl_str_mv ACESSAR/PROAES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1793424081368907776