Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Other Authors: | , , |
Format: | Book |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRA |
Download full: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971 |
Summary: | É com imensa satisfação que a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES / MEC, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR/UFRA e o Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR/UFRA realizam no período de 13 e 14 de julho de 2017, em Belém do Pará, o IV SEMINÁRIO DO PARFOR/UFRA E O II SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA, com a finalidade de proporcionarem ambientes para a socialização de conhecimentos pedagógicos, onde serão compartilhadas e divulgadas experiências entre alunos, professores e pesquisadores à formulação coletiva de proposições para a melhoria da prática docente, propiciando e oportunizando a inclusão dos profissionais envolvidos com a educação na ambiência acadêmico-científica. O nosso desejo, enquanto instituição de ensino superior, em desenvolver atividades capazes de modificar positivamente a realidade escolar deste Estado, foi o que nos levou a executar o PARFOR/UFRA, este que é um grande programa de formação de professores, e que vem sendo abraçado por todos desta Universidade, bem como institucionalizar o ACESSAR/UFRA, visando promover a inclusão social e o desenvolvimento humano das pessoas com deficiência da comunidade em geral, garantindo a acessibilidade, através das ações de ensino, pesquisa, extensão, serviços e infraestrutura. Iniciamos o PARFOR em maio de 2010 com o Curso de Licenciatura em Computação. Tínhamos duas turmas, uma no município de Bragança e outra em Dom Eliseu. Hoje após sete anos de execução, contamos com 46 turmas formadas e 31 turmas em andamento, perfazendo assim, 77 turmas de 2010 a 2017. Nesse período de execução do PARFOR, atravessamos muitas estradas de chão, de rios e céus deste Estado que é desafiador por sua grandiosidade e especificidade. Assim, para superar esses desafios foi necessário traçarmos um pacto num regime de colaboração entre a Capes, a Secretaria de Estado de Educação do Pará, Secretarias de Educação dos Municípios e graças a essas parcerias e com todo o desenvolvimento institucional da UFRA é que podemos afirmar que o PARFOR é um programa de SUCESSO. Em relação a inclusão e acessibilidade, através do ACESSAR, institucionalizado pelo CONSAD em 2012, a UFRA vem fazendo o seu “dever de casa” discutindo com sua comunidade sobre o acesso metodológico, instrumental, atitudinal, comunicacional e programático, considerando os diferentes tipos de deficiência. Hoje, nós que fazemos a UFRA, mais precisamente através da Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFRA e do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR/UFRA, parabenizamos a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC, pela gestão, execução e fomento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, bem como aos dirigentes municipais e a toda comunidade Ufraniana, sobretudo as equipes Parfor, Acessar, colaboradores e todos os demais que contribuíram para coroar de êxito à realização do evento, desejando que todos continuem nessa caminhada em prol da melhoria da qualidade do ensino em nosso Estado. |
id |
UFRA-1_084a8a97ab0a19c02377c7e8cb1f2601 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/971 |
network_acronym_str |
UFRA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologiaFormação de ProfessoresAcessibilidadePARFOR/UFRASeminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e TecnologiaACESSAR/UFRAÉ com imensa satisfação que a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES / MEC, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR/UFRA e o Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR/UFRA realizam no período de 13 e 14 de julho de 2017, em Belém do Pará, o IV SEMINÁRIO DO PARFOR/UFRA E O II SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA, com a finalidade de proporcionarem ambientes para a socialização de conhecimentos pedagógicos, onde serão compartilhadas e divulgadas experiências entre alunos, professores e pesquisadores à formulação coletiva de proposições para a melhoria da prática docente, propiciando e oportunizando a inclusão dos profissionais envolvidos com a educação na ambiência acadêmico-científica. O nosso desejo, enquanto instituição de ensino superior, em desenvolver atividades capazes de modificar positivamente a realidade escolar deste Estado, foi o que nos levou a executar o PARFOR/UFRA, este que é um grande programa de formação de professores, e que vem sendo abraçado por todos desta Universidade, bem como institucionalizar o ACESSAR/UFRA, visando promover a inclusão social e o desenvolvimento humano das pessoas com deficiência da comunidade em geral, garantindo a acessibilidade, através das ações de ensino, pesquisa, extensão, serviços e infraestrutura. Iniciamos o PARFOR em maio de 2010 com o Curso de Licenciatura em Computação. Tínhamos duas turmas, uma no município de Bragança e outra em Dom Eliseu. Hoje após sete anos de execução, contamos com 46 turmas formadas e 31 turmas em andamento, perfazendo assim, 77 turmas de 2010 a 2017. Nesse período de execução do PARFOR, atravessamos muitas estradas de chão, de rios e céus deste Estado que é desafiador por sua grandiosidade e especificidade. Assim, para superar esses desafios foi necessário traçarmos um pacto num regime de colaboração entre a Capes, a Secretaria de Estado de Educação do Pará, Secretarias de Educação dos Municípios e graças a essas parcerias e com todo o desenvolvimento institucional da UFRA é que podemos afirmar que o PARFOR é um programa de SUCESSO. Em relação a inclusão e acessibilidade, através do ACESSAR, institucionalizado pelo CONSAD em 2012, a UFRA vem fazendo o seu “dever de casa” discutindo com sua comunidade sobre o acesso metodológico, instrumental, atitudinal, comunicacional e programático, considerando os diferentes tipos de deficiência. Hoje, nós que fazemos a UFRA, mais precisamente através da Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFRA e do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR/UFRA, parabenizamos a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC, pela gestão, execução e fomento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, bem como aos dirigentes municipais e a toda comunidade Ufraniana, sobretudo as equipes Parfor, Acessar, colaboradores e todos os demais que contribuíram para coroar de êxito à realização do evento, desejando que todos continuem nessa caminhada em prol da melhoria da qualidade do ensino em nosso Estado.UFRA/Belém2020-04-14T22:54:31Z2020-04-14T22:54:31Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfGONÇALVES, Janae et al. (org.). Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia. Belém: EDUFRA, 2017. 350 p. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971. Acesso em: .978-85-7295-116-6.http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971Edição Digital;Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessGONÇALVES, Janae (org.)MACIEL, Maria de Nazaré Martins (org.)MIRANDA, Andrea da Silva (org.)MARTINS, Cláudia Solange Rossi (org.)porreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2021-12-07T17:50:19Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/971Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2021-12-07T17:50:19Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia |
title |
Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia |
spellingShingle |
Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia GONÇALVES, Janae (org.) Formação de Professores Acessibilidade PARFOR/UFRA Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia ACESSAR/UFRA |
title_short |
Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia |
title_full |
Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia |
title_fullStr |
Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia |
title_full_unstemmed |
Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia |
title_sort |
Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia |
author |
GONÇALVES, Janae (org.) |
author_facet |
GONÇALVES, Janae (org.) MACIEL, Maria de Nazaré Martins (org.) MIRANDA, Andrea da Silva (org.) MARTINS, Cláudia Solange Rossi (org.) |
author_role |
author |
author2 |
MACIEL, Maria de Nazaré Martins (org.) MIRANDA, Andrea da Silva (org.) MARTINS, Cláudia Solange Rossi (org.) |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Janae (org.) MACIEL, Maria de Nazaré Martins (org.) MIRANDA, Andrea da Silva (org.) MARTINS, Cláudia Solange Rossi (org.) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Acessibilidade PARFOR/UFRA Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia ACESSAR/UFRA |
topic |
Formação de Professores Acessibilidade PARFOR/UFRA Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia ACESSAR/UFRA |
description |
É com imensa satisfação que a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES / MEC, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR/UFRA e o Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR/UFRA realizam no período de 13 e 14 de julho de 2017, em Belém do Pará, o IV SEMINÁRIO DO PARFOR/UFRA E O II SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA, com a finalidade de proporcionarem ambientes para a socialização de conhecimentos pedagógicos, onde serão compartilhadas e divulgadas experiências entre alunos, professores e pesquisadores à formulação coletiva de proposições para a melhoria da prática docente, propiciando e oportunizando a inclusão dos profissionais envolvidos com a educação na ambiência acadêmico-científica. O nosso desejo, enquanto instituição de ensino superior, em desenvolver atividades capazes de modificar positivamente a realidade escolar deste Estado, foi o que nos levou a executar o PARFOR/UFRA, este que é um grande programa de formação de professores, e que vem sendo abraçado por todos desta Universidade, bem como institucionalizar o ACESSAR/UFRA, visando promover a inclusão social e o desenvolvimento humano das pessoas com deficiência da comunidade em geral, garantindo a acessibilidade, através das ações de ensino, pesquisa, extensão, serviços e infraestrutura. Iniciamos o PARFOR em maio de 2010 com o Curso de Licenciatura em Computação. Tínhamos duas turmas, uma no município de Bragança e outra em Dom Eliseu. Hoje após sete anos de execução, contamos com 46 turmas formadas e 31 turmas em andamento, perfazendo assim, 77 turmas de 2010 a 2017. Nesse período de execução do PARFOR, atravessamos muitas estradas de chão, de rios e céus deste Estado que é desafiador por sua grandiosidade e especificidade. Assim, para superar esses desafios foi necessário traçarmos um pacto num regime de colaboração entre a Capes, a Secretaria de Estado de Educação do Pará, Secretarias de Educação dos Municípios e graças a essas parcerias e com todo o desenvolvimento institucional da UFRA é que podemos afirmar que o PARFOR é um programa de SUCESSO. Em relação a inclusão e acessibilidade, através do ACESSAR, institucionalizado pelo CONSAD em 2012, a UFRA vem fazendo o seu “dever de casa” discutindo com sua comunidade sobre o acesso metodológico, instrumental, atitudinal, comunicacional e programático, considerando os diferentes tipos de deficiência. Hoje, nós que fazemos a UFRA, mais precisamente através da Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFRA e do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR/UFRA, parabenizamos a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC, pela gestão, execução e fomento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, bem como aos dirigentes municipais e a toda comunidade Ufraniana, sobretudo as equipes Parfor, Acessar, colaboradores e todos os demais que contribuíram para coroar de êxito à realização do evento, desejando que todos continuem nessa caminhada em prol da melhoria da qualidade do ensino em nosso Estado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-04-14T22:54:31Z 2020-04-14T22:54:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONÇALVES, Janae et al. (org.). Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia. Belém: EDUFRA, 2017. 350 p. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971. Acesso em: . 978-85-7295-116-6. http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Janae et al. (org.). Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia. Belém: EDUFRA, 2017. 350 p. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971. Acesso em: . 978-85-7295-116-6. |
url |
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Edição Digital; |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRA/Belém |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRA/Belém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRA instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) instacron:UFRA |
instname_str |
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
instacron_str |
UFRA |
institution |
UFRA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRA |
collection |
Repositório Institucional da UFRA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com |
_version_ |
1797689114125926400 |