Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BA
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Discente História.com |
Texto Completo: | http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2577 |
Resumo: | A proposta desse artigo foi investigar a relação de identidade cultural quilombola dos alunos do na educação básica no segmento ensino fundamental II, pertencentes à comunidade de São Braz, em Santo Amaro, no estado da Bahia. Os objetivos específicos, buscamos analisar a escola como local de práticas étnico-raciais inclusivas de acordo com a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Percebendo, contudo, como a escola contribui para o fortalecimento da identidade quilombola. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, um estudo de caso; tendo como principal instrumento de coletas de dados, os questionários. Como resultado foi possível reconhecer que os jovens não apreciam a sua localidade como resistência de uma luta histórica, coletiva e única dos povos afrodescendentes e a escola não contribui para a valorização e fortalecimento da sua identidade quilombola. |
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Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BAEducação. Identidade. Comunidade Quilombola.A proposta desse artigo foi investigar a relação de identidade cultural quilombola dos alunos do na educação básica no segmento ensino fundamental II, pertencentes à comunidade de São Braz, em Santo Amaro, no estado da Bahia. Os objetivos específicos, buscamos analisar a escola como local de práticas étnico-raciais inclusivas de acordo com a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Percebendo, contudo, como a escola contribui para o fortalecimento da identidade quilombola. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, um estudo de caso; tendo como principal instrumento de coletas de dados, os questionários. Como resultado foi possível reconhecer que os jovens não apreciam a sua localidade como resistência de uma luta histórica, coletiva e única dos povos afrodescendentes e a escola não contribui para a valorização e fortalecimento da sua identidade quilombola.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2021-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2577Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 222-2402317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2577/1417Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jaqueline Barbosa da 2021-10-22T14:23:00Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2577Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2021-10-22T14:23Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse |
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