Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jaqueline Barbosa da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Discente História.com
Texto Completo: http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2577
Resumo: A proposta desse artigo foi investigar a relação de identidade cultural quilombola dos alunos do na educação básica no segmento ensino fundamental II, pertencentes à comunidade de São Braz, em Santo Amaro, no estado da Bahia.  Os objetivos específicos, buscamos analisar a escola como local de práticas étnico-raciais inclusivas de acordo com a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Percebendo, contudo, como a escola contribui para o fortalecimento da identidade quilombola. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, um estudo de caso; tendo como principal instrumento de coletas de dados, os questionários. Como resultado foi possível reconhecer que os jovens não apreciam a sua localidade como resistência de uma luta histórica, coletiva e única dos povos afrodescendentes e a escola não contribui para a valorização e fortalecimento da sua identidade quilombola.
id UFRB-2_1685ab048648fc2cf907266dfef265b5
oai_identifier_str oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2577
network_acronym_str UFRB-2
network_name_str Revista Eletrônica Discente História.com
repository_id_str
spelling Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BAEducação. Identidade. Comunidade Quilombola.A proposta desse artigo foi investigar a relação de identidade cultural quilombola dos alunos do na educação básica no segmento ensino fundamental II, pertencentes à comunidade de São Braz, em Santo Amaro, no estado da Bahia.  Os objetivos específicos, buscamos analisar a escola como local de práticas étnico-raciais inclusivas de acordo com a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Percebendo, contudo, como a escola contribui para o fortalecimento da identidade quilombola. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, um estudo de caso; tendo como principal instrumento de coletas de dados, os questionários. Como resultado foi possível reconhecer que os jovens não apreciam a sua localidade como resistência de uma luta histórica, coletiva e única dos povos afrodescendentes e a escola não contribui para a valorização e fortalecimento da sua identidade quilombola.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2021-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2577Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 222-2402317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2577/1417Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jaqueline Barbosa da 2021-10-22T14:23:00Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2577Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2021-10-22T14:23Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BA
title Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BA
spellingShingle Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BA
Silva, Jaqueline Barbosa da
Educação. Identidade. Comunidade Quilombola.
title_short Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BA
title_full Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BA
title_fullStr Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BA
title_full_unstemmed Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BA
title_sort Educação, aspectos históricos e uma "identidade": análise sobre a comunidade Quilombola de São Braz-BA
author Silva, Jaqueline Barbosa da
author_facet Silva, Jaqueline Barbosa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jaqueline Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Identidade. Comunidade Quilombola.
topic Educação. Identidade. Comunidade Quilombola.
description A proposta desse artigo foi investigar a relação de identidade cultural quilombola dos alunos do na educação básica no segmento ensino fundamental II, pertencentes à comunidade de São Braz, em Santo Amaro, no estado da Bahia.  Os objetivos específicos, buscamos analisar a escola como local de práticas étnico-raciais inclusivas de acordo com a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Percebendo, contudo, como a escola contribui para o fortalecimento da identidade quilombola. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, um estudo de caso; tendo como principal instrumento de coletas de dados, os questionários. Como resultado foi possível reconhecer que os jovens não apreciam a sua localidade como resistência de uma luta histórica, coletiva e única dos povos afrodescendentes e a escola não contribui para a valorização e fortalecimento da sua identidade quilombola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2577
url http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2577/1417
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 222-240
2317-6989
reponame:Revista Eletrônica Discente História.com
instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron:UFRB
instname_str Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron_str UFRB
institution UFRB
reponame_str Revista Eletrônica Discente História.com
collection Revista Eletrônica Discente História.com
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
repository.mail.fl_str_mv revistaeletronicahistoria.com@gmail.com
_version_ 1754643308047499264