A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Discente História.com |
Texto Completo: | http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2582 |
Resumo: | Este estudo pauta a vivência e trajetória de um professor negro da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que realiza um relato dos seus passos iniciais no caminho da pesquisa. Sua busca pela abordagem da educação das relações étnico-raciais esta ‘vinculada ao aprimoramento de sua prática, onde percebeu diversas lacunas envolvendo o tema em questão. Com isso, ao tempo este artigo pretende fazer um diálogo com autores até então estudados por esse pesquisador que se preocuparam em abordar a questão racial e a educação de forma elucidativa. Espero que este trabalho possa possibilitar uma reflexão da prática pedagógica ao questionar os saberes incorporados nos currículos escolares, os quais abandonam e excluem grande parte da população, além de /não levarem em conta o contexto social do educando, e que, a partir de suas discussões contribua de forma efetiva para a construção de uma educação antirracista. |
id |
UFRB-2_3dcbc63ac7ffb5e1f021987c4f617184 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2582 |
network_acronym_str |
UFRB-2 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Discente História.com |
repository_id_str |
|
spelling |
A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJAEducação. Racismo. EJA.Este estudo pauta a vivência e trajetória de um professor negro da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que realiza um relato dos seus passos iniciais no caminho da pesquisa. Sua busca pela abordagem da educação das relações étnico-raciais esta ‘vinculada ao aprimoramento de sua prática, onde percebeu diversas lacunas envolvendo o tema em questão. Com isso, ao tempo este artigo pretende fazer um diálogo com autores até então estudados por esse pesquisador que se preocuparam em abordar a questão racial e a educação de forma elucidativa. Espero que este trabalho possa possibilitar uma reflexão da prática pedagógica ao questionar os saberes incorporados nos currículos escolares, os quais abandonam e excluem grande parte da população, além de /não levarem em conta o contexto social do educando, e que, a partir de suas discussões contribua de forma efetiva para a construção de uma educação antirracista. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2021-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2582Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 192-2052317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2582/1454Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adilson Bela 2021-10-22T14:23:00Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2582Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2021-10-22T14:23Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA |
title |
A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA |
spellingShingle |
A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA Silva, Adilson Bela Educação. Racismo. EJA. |
title_short |
A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA |
title_full |
A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA |
title_fullStr |
A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA |
title_full_unstemmed |
A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA |
title_sort |
A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA |
author |
Silva, Adilson Bela |
author_facet |
Silva, Adilson Bela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adilson Bela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Racismo. EJA. |
topic |
Educação. Racismo. EJA. |
description |
Este estudo pauta a vivência e trajetória de um professor negro da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que realiza um relato dos seus passos iniciais no caminho da pesquisa. Sua busca pela abordagem da educação das relações étnico-raciais esta ‘vinculada ao aprimoramento de sua prática, onde percebeu diversas lacunas envolvendo o tema em questão. Com isso, ao tempo este artigo pretende fazer um diálogo com autores até então estudados por esse pesquisador que se preocuparam em abordar a questão racial e a educação de forma elucidativa. Espero que este trabalho possa possibilitar uma reflexão da prática pedagógica ao questionar os saberes incorporados nos currículos escolares, os quais abandonam e excluem grande parte da população, além de /não levarem em conta o contexto social do educando, e que, a partir de suas discussões contribua de forma efetiva para a construção de uma educação antirracista. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2582 |
url |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2582/1454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 192-205 2317-6989 reponame:Revista Eletrônica Discente História.com instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia instacron:UFRB |
instname_str |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
instacron_str |
UFRB |
institution |
UFRB |
reponame_str |
Revista Eletrônica Discente História.com |
collection |
Revista Eletrônica Discente História.com |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeletronicahistoria.com@gmail.com |
_version_ |
1754643308082102272 |