A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adilson Bela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Discente História.com
Texto Completo: http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2582
Resumo: Este estudo pauta a vivência e trajetória de um professor negro da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que realiza um relato dos seus passos iniciais no caminho da pesquisa. Sua busca pela abordagem da educação das relações étnico-raciais esta ‘vinculada ao aprimoramento de sua prática, onde percebeu diversas lacunas envolvendo o tema em questão.  Com isso, ao tempo este artigo pretende fazer um diálogo com autores até então estudados por esse pesquisador que se preocuparam em abordar a questão racial e a educação de forma elucidativa. Espero que este trabalho possa possibilitar uma reflexão da prática pedagógica ao questionar os saberes incorporados nos currículos escolares, os quais abandonam e excluem grande parte da população, além de /não levarem em conta o contexto social do educando, e que, a partir de suas discussões contribua de forma efetiva para a construção de uma educação antirracista. 
id UFRB-2_3dcbc63ac7ffb5e1f021987c4f617184
oai_identifier_str oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2582
network_acronym_str UFRB-2
network_name_str Revista Eletrônica Discente História.com
repository_id_str
spelling A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJAEducação. Racismo. EJA.Este estudo pauta a vivência e trajetória de um professor negro da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que realiza um relato dos seus passos iniciais no caminho da pesquisa. Sua busca pela abordagem da educação das relações étnico-raciais esta ‘vinculada ao aprimoramento de sua prática, onde percebeu diversas lacunas envolvendo o tema em questão.  Com isso, ao tempo este artigo pretende fazer um diálogo com autores até então estudados por esse pesquisador que se preocuparam em abordar a questão racial e a educação de forma elucidativa. Espero que este trabalho possa possibilitar uma reflexão da prática pedagógica ao questionar os saberes incorporados nos currículos escolares, os quais abandonam e excluem grande parte da população, além de /não levarem em conta o contexto social do educando, e que, a partir de suas discussões contribua de forma efetiva para a construção de uma educação antirracista. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2021-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2582Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 192-2052317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2582/1454Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adilson Bela 2021-10-22T14:23:00Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2582Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2021-10-22T14:23Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse
dc.title.none.fl_str_mv A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA
title A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA
spellingShingle A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA
Silva, Adilson Bela
Educação. Racismo. EJA.
title_short A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA
title_full A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA
title_fullStr A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA
title_full_unstemmed A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA
title_sort A questão das relações étncios-raciais no contexto da Educação: percepções e perspectivas de um professor da EJA
author Silva, Adilson Bela
author_facet Silva, Adilson Bela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adilson Bela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Racismo. EJA.
topic Educação. Racismo. EJA.
description Este estudo pauta a vivência e trajetória de um professor negro da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que realiza um relato dos seus passos iniciais no caminho da pesquisa. Sua busca pela abordagem da educação das relações étnico-raciais esta ‘vinculada ao aprimoramento de sua prática, onde percebeu diversas lacunas envolvendo o tema em questão.  Com isso, ao tempo este artigo pretende fazer um diálogo com autores até então estudados por esse pesquisador que se preocuparam em abordar a questão racial e a educação de forma elucidativa. Espero que este trabalho possa possibilitar uma reflexão da prática pedagógica ao questionar os saberes incorporados nos currículos escolares, os quais abandonam e excluem grande parte da população, além de /não levarem em conta o contexto social do educando, e que, a partir de suas discussões contribua de forma efetiva para a construção de uma educação antirracista. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2582
url http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2582/1454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 192-205
2317-6989
reponame:Revista Eletrônica Discente História.com
instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron:UFRB
instname_str Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron_str UFRB
institution UFRB
reponame_str Revista Eletrônica Discente História.com
collection Revista Eletrônica Discente História.com
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
repository.mail.fl_str_mv revistaeletronicahistoria.com@gmail.com
_version_ 1754643308082102272