A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Discente História.com |
Texto Completo: | http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/21 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir as representações de mulheres afrodescendentes e indígenas, num programa humorístico da televisão brasileira. Para isto, analisamos dois episódios de dois quadros que fazem parte do programa “Zorra Total” da Rede Globo. Tal análise foi realizada, amparada por uma breve revisão bibliográfica a respeito da utilização de programações televisivas como método didático no Ensino de História na educação básica, bem como, sobre as representações das referidas mulheres na televisão brasileira. Como resultados, constatamos a inacreditável maneira, como as referidas mulheres têm sido representadas no programa, entretanto, foi possível constatar a importância de levarmos programações desse tipo para o espaço escolar, com a finalidade de desconstruirmos estereótipos. |
id |
UFRB-2_d2610b69b55b8fd3b874cda30ac062b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/21 |
network_acronym_str |
UFRB-2 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Discente História.com |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”Ensino de História. Televisão. Mulheres negras e indígenas.O presente artigo tem como objetivo discutir as representações de mulheres afrodescendentes e indígenas, num programa humorístico da televisão brasileira. Para isto, analisamos dois episódios de dois quadros que fazem parte do programa “Zorra Total” da Rede Globo. Tal análise foi realizada, amparada por uma breve revisão bibliográfica a respeito da utilização de programações televisivas como método didático no Ensino de História na educação básica, bem como, sobre as representações das referidas mulheres na televisão brasileira. Como resultados, constatamos a inacreditável maneira, como as referidas mulheres têm sido representadas no programa, entretanto, foi possível constatar a importância de levarmos programações desse tipo para o espaço escolar, com a finalidade de desconstruirmos estereótipos.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2013-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/21Revista Eletrônica Discente História.com; v. 1 n. 1 (2013): Revista Eletrônica Discente História.com; 1-142317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/21/17Dias, Cássia da SilvaSilva, IaraSouza, Joseane Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T16:29:29Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/21Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2019-01-24T16:29:29Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total” |
title |
A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total” |
spellingShingle |
A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total” Dias, Cássia da Silva Ensino de História. Televisão. Mulheres negras e indígenas. |
title_short |
A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total” |
title_full |
A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total” |
title_fullStr |
A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total” |
title_full_unstemmed |
A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total” |
title_sort |
A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total” |
author |
Dias, Cássia da Silva |
author_facet |
Dias, Cássia da Silva Silva, Iara Souza, Joseane Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Iara Souza, Joseane Pereira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Cássia da Silva Silva, Iara Souza, Joseane Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História. Televisão. Mulheres negras e indígenas. |
topic |
Ensino de História. Televisão. Mulheres negras e indígenas. |
description |
O presente artigo tem como objetivo discutir as representações de mulheres afrodescendentes e indígenas, num programa humorístico da televisão brasileira. Para isto, analisamos dois episódios de dois quadros que fazem parte do programa “Zorra Total” da Rede Globo. Tal análise foi realizada, amparada por uma breve revisão bibliográfica a respeito da utilização de programações televisivas como método didático no Ensino de História na educação básica, bem como, sobre as representações das referidas mulheres na televisão brasileira. Como resultados, constatamos a inacreditável maneira, como as referidas mulheres têm sido representadas no programa, entretanto, foi possível constatar a importância de levarmos programações desse tipo para o espaço escolar, com a finalidade de desconstruirmos estereótipos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/21 |
url |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/21/17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Discente História.com; v. 1 n. 1 (2013): Revista Eletrônica Discente História.com; 1-14 2317-6989 reponame:Revista Eletrônica Discente História.com instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia instacron:UFRB |
instname_str |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
instacron_str |
UFRB |
institution |
UFRB |
reponame_str |
Revista Eletrônica Discente História.com |
collection |
Revista Eletrônica Discente História.com |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeletronicahistoria.com@gmail.com |
_version_ |
1754643307221221376 |