A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cássia da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Iara, Souza, Joseane Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Discente História.com
Texto Completo: http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/21
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir as representações de mulheres afrodescendentes e indígenas, num programa humorístico da televisão brasileira. Para isto, analisamos dois episódios de dois quadros que fazem parte do programa “Zorra Total” da Rede Globo. Tal análise foi realizada, amparada por uma breve revisão bibliográfica a respeito da utilização de programações televisivas como método didático no Ensino de História na educação básica, bem como, sobre as representações das referidas mulheres na televisão brasileira. Como resultados, constatamos a inacreditável maneira, como as referidas mulheres têm sido representadas no programa, entretanto, foi possível constatar a importância de levarmos programações desse tipo para o espaço escolar, com a finalidade de desconstruirmos estereótipos.
id UFRB-2_d2610b69b55b8fd3b874cda30ac062b9
oai_identifier_str oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/21
network_acronym_str UFRB-2
network_name_str Revista Eletrônica Discente História.com
repository_id_str
spelling A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”Ensino de História. Televisão. Mulheres negras e indígenas.O presente artigo tem como objetivo discutir as representações de mulheres afrodescendentes e indígenas, num programa humorístico da televisão brasileira. Para isto, analisamos dois episódios de dois quadros que fazem parte do programa “Zorra Total” da Rede Globo. Tal análise foi realizada, amparada por uma breve revisão bibliográfica a respeito da utilização de programações televisivas como método didático no Ensino de História na educação básica, bem como, sobre as representações das referidas mulheres na televisão brasileira. Como resultados, constatamos a inacreditável maneira, como as referidas mulheres têm sido representadas no programa, entretanto, foi possível constatar a importância de levarmos programações desse tipo para o espaço escolar, com a finalidade de desconstruirmos estereótipos.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2013-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/21Revista Eletrônica Discente História.com; v. 1 n. 1 (2013): Revista Eletrônica Discente História.com; 1-142317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/21/17Dias, Cássia da SilvaSilva, IaraSouza, Joseane Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T16:29:29Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/21Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2019-01-24T16:29:29Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”
title A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”
spellingShingle A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”
Dias, Cássia da Silva
Ensino de História. Televisão. Mulheres negras e indígenas.
title_short A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”
title_full A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”
title_fullStr A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”
title_full_unstemmed A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”
title_sort A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”
author Dias, Cássia da Silva
author_facet Dias, Cássia da Silva
Silva, Iara
Souza, Joseane Pereira de
author_role author
author2 Silva, Iara
Souza, Joseane Pereira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cássia da Silva
Silva, Iara
Souza, Joseane Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História. Televisão. Mulheres negras e indígenas.
topic Ensino de História. Televisão. Mulheres negras e indígenas.
description O presente artigo tem como objetivo discutir as representações de mulheres afrodescendentes e indígenas, num programa humorístico da televisão brasileira. Para isto, analisamos dois episódios de dois quadros que fazem parte do programa “Zorra Total” da Rede Globo. Tal análise foi realizada, amparada por uma breve revisão bibliográfica a respeito da utilização de programações televisivas como método didático no Ensino de História na educação básica, bem como, sobre as representações das referidas mulheres na televisão brasileira. Como resultados, constatamos a inacreditável maneira, como as referidas mulheres têm sido representadas no programa, entretanto, foi possível constatar a importância de levarmos programações desse tipo para o espaço escolar, com a finalidade de desconstruirmos estereótipos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/21
url http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/21/17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com; v. 1 n. 1 (2013): Revista Eletrônica Discente História.com; 1-14
2317-6989
reponame:Revista Eletrônica Discente História.com
instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron:UFRB
instname_str Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron_str UFRB
institution UFRB
reponame_str Revista Eletrônica Discente História.com
collection Revista Eletrônica Discente História.com
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
repository.mail.fl_str_mv revistaeletronicahistoria.com@gmail.com
_version_ 1754643307221221376