Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do Sul da França.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Luiza Lins e Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/19928
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar os arranjos produtivos desenvolvidos pelos agricultores familiares no âmbito da unidade familiar e da cooperativa, avaliando seus impactos sobre o território em termos de criação/ampliação do capital social. Procura-se também identificar as estratégias utilizadas pelas cooperativas para lidar com as adversidades locais, garantindo-lhes uma dinâmica particular. As cooperativas têm estimulado a mobilização dos sócios em torno de inovações organizacionais e tecnológicas? Quais os seus impactos em nível de ampliação do capital social e dinamização dos territórios? Essas questões são analisadas a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada no Sul da França, tendo como referência dois estudos de caso - Société coopérative agricole Fromagerie des Cévennes e Cooperativa Origine Cévennes.  Em ambos, privilegiaram-se o savoir-faire e o protagonismo dos atores locais; estes considerados, mais do que “objetos de estudo”, “sujeitos de seu próprio desenvolvimento”. O estudo revela os limites e poder de alcance de uma cooperativa, mesmo quando vitimada por distâncias consideráveis dos centros de distribuição dos produtos, custos operacionais elevados, terras áridas e dificuldades de infraestrutura.  Os casos são particularmente significativos para reforçar a importância do cooperativismo, sobretudo em áreas consideradas desfavorecidas.
id UFRGS-10_0e3af4e3fca7e114a7d5f1568c0b9908
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19928
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do Sul da França.Cooperativismo. Arranjos produtivos. Capital social. Zonas desfavorecidas. Desenvolvimento local.Este trabalho tem como objetivo identificar os arranjos produtivos desenvolvidos pelos agricultores familiares no âmbito da unidade familiar e da cooperativa, avaliando seus impactos sobre o território em termos de criação/ampliação do capital social. Procura-se também identificar as estratégias utilizadas pelas cooperativas para lidar com as adversidades locais, garantindo-lhes uma dinâmica particular. As cooperativas têm estimulado a mobilização dos sócios em torno de inovações organizacionais e tecnológicas? Quais os seus impactos em nível de ampliação do capital social e dinamização dos territórios? Essas questões são analisadas a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada no Sul da França, tendo como referência dois estudos de caso - Société coopérative agricole Fromagerie des Cévennes e Cooperativa Origine Cévennes.  Em ambos, privilegiaram-se o savoir-faire e o protagonismo dos atores locais; estes considerados, mais do que “objetos de estudo”, “sujeitos de seu próprio desenvolvimento”. O estudo revela os limites e poder de alcance de uma cooperativa, mesmo quando vitimada por distâncias consideráveis dos centros de distribuição dos produtos, custos operacionais elevados, terras áridas e dificuldades de infraestrutura.  Os casos são particularmente significativos para reforçar a importância do cooperativismo, sobretudo em áreas consideradas desfavorecidas.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/19928SOCIOLOGIAS; Vol. 13 No. 26 (2011): Estudos sociais em ciência e tecnologiaSOCIOLOGIAS; Vol. 13 Núm. 26 (2011): Estudos sociais em ciência e tecnologiaSociologias; v. 13 n. 26 (2011): Estudos sociais em ciência e tecnologia1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/19928/11566Copyright (c) 2019 Maria Luiza Lins e Silva Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Maria Luiza Lins e Silva2011-04-26T18:56:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/19928Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2011-04-26T18:56:41Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do Sul da França.
title Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do Sul da França.
spellingShingle Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do Sul da França.
Pires, Maria Luiza Lins e Silva
Cooperativismo. Arranjos produtivos. Capital social. Zonas desfavorecidas. Desenvolvimento local.
title_short Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do Sul da França.
title_full Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do Sul da França.
title_fullStr Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do Sul da França.
title_full_unstemmed Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do Sul da França.
title_sort Cooperativismo e dinâmicas produtivas em zonas desfavorecidas. O caso das pequenas cooperativas agrícolas do Sul da França.
author Pires, Maria Luiza Lins e Silva
author_facet Pires, Maria Luiza Lins e Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria Luiza Lins e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperativismo. Arranjos produtivos. Capital social. Zonas desfavorecidas. Desenvolvimento local.
topic Cooperativismo. Arranjos produtivos. Capital social. Zonas desfavorecidas. Desenvolvimento local.
description Este trabalho tem como objetivo identificar os arranjos produtivos desenvolvidos pelos agricultores familiares no âmbito da unidade familiar e da cooperativa, avaliando seus impactos sobre o território em termos de criação/ampliação do capital social. Procura-se também identificar as estratégias utilizadas pelas cooperativas para lidar com as adversidades locais, garantindo-lhes uma dinâmica particular. As cooperativas têm estimulado a mobilização dos sócios em torno de inovações organizacionais e tecnológicas? Quais os seus impactos em nível de ampliação do capital social e dinamização dos territórios? Essas questões são analisadas a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada no Sul da França, tendo como referência dois estudos de caso - Société coopérative agricole Fromagerie des Cévennes e Cooperativa Origine Cévennes.  Em ambos, privilegiaram-se o savoir-faire e o protagonismo dos atores locais; estes considerados, mais do que “objetos de estudo”, “sujeitos de seu próprio desenvolvimento”. O estudo revela os limites e poder de alcance de uma cooperativa, mesmo quando vitimada por distâncias consideráveis dos centros de distribuição dos produtos, custos operacionais elevados, terras áridas e dificuldades de infraestrutura.  Os casos são particularmente significativos para reforçar a importância do cooperativismo, sobretudo em áreas consideradas desfavorecidas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/19928
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/19928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/19928/11566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Luiza Lins e Silva Pires
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Luiza Lins e Silva Pires
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 13 No. 26 (2011): Estudos sociais em ciência e tecnologia
SOCIOLOGIAS; Vol. 13 Núm. 26 (2011): Estudos sociais em ciência e tecnologia
Sociologias; v. 13 n. 26 (2011): Estudos sociais em ciência e tecnologia
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766140671492096