As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dubet, François
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Duru-Bellat, Marie, Vérétout, Antoine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26319
Resumo: A escola reproduz as desigualdades sociais por ser mais favorável aos alunos social e culturalmente privilegiados. No entanto, essa “lei” é demasiado geral para explicar as grandes variações na amplitude dessa reprodução, reveladas pelas comparações internacionais. Partindo desses estudos, o artigo mostra, em primeiro lugar, que essas variações não se explicam diretamente pela amplitudedas desigualdades sociais. Para explicá-las é preciso levantar duas outras questões.A primeira tange à organização dos sistemas escolares, os quais podem aumentarou atenuar o impacto das desigualdades sociais sobre as desigualdades escolares. A segunda se refere aos impactos da escola, à influência dos diplomas para a mobilidade social. O artigo demonstra que, quanto mais determinante for o papel dos diplomas, mais marcadas serão as desigualdades escolares e mais rígida será a reprodução das desigualdades sociais. Finalmente, a função atribuída à escola pelas diversas sociedades determinará a amplitude da reprodução social. Contudo,essa análise foi realizada a partir de uma amostra de países, logo a realização de estudos qualitativos complementares seria muito útil para melhor compreender como ocorre a reprodução social.
id UFRGS-10_28eee266925b00ace9e25d536be3d709
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/26319
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomasDesigualdades escolares. Desigualdades sociais. Sistema educativo. Reprodução social. Diplomas. Comparação internacional.A escola reproduz as desigualdades sociais por ser mais favorável aos alunos social e culturalmente privilegiados. No entanto, essa “lei” é demasiado geral para explicar as grandes variações na amplitude dessa reprodução, reveladas pelas comparações internacionais. Partindo desses estudos, o artigo mostra, em primeiro lugar, que essas variações não se explicam diretamente pela amplitudedas desigualdades sociais. Para explicá-las é preciso levantar duas outras questões.A primeira tange à organização dos sistemas escolares, os quais podem aumentarou atenuar o impacto das desigualdades sociais sobre as desigualdades escolares. A segunda se refere aos impactos da escola, à influência dos diplomas para a mobilidade social. O artigo demonstra que, quanto mais determinante for o papel dos diplomas, mais marcadas serão as desigualdades escolares e mais rígida será a reprodução das desigualdades sociais. Finalmente, a função atribuída à escola pelas diversas sociedades determinará a amplitude da reprodução social. Contudo,essa análise foi realizada a partir de uma amostra de países, logo a realização de estudos qualitativos complementares seria muito útil para melhor compreender como ocorre a reprodução social.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26319SOCIOLOGIAS; Vol. 14 No. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneosSOCIOLOGIAS; Vol. 14 Núm. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneosSociologias; v. 14 n. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26319/15368Copyright (c) 2019 François Dubet, Marie Duru-Bellat, Antoine Vérétoutinfo:eu-repo/semantics/openAccessDubet, FrançoisDuru-Bellat, MarieVérétout, Antoine2012-03-20T19:35:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/26319Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2012-03-20T19:35:20Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas
title As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas
spellingShingle As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas
Dubet, François
Desigualdades escolares. Desigualdades sociais. Sistema educativo. Reprodução social. Diplomas. Comparação internacional.
title_short As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas
title_full As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas
title_fullStr As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas
title_full_unstemmed As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas
title_sort As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas
author Dubet, François
author_facet Dubet, François
Duru-Bellat, Marie
Vérétout, Antoine
author_role author
author2 Duru-Bellat, Marie
Vérétout, Antoine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dubet, François
Duru-Bellat, Marie
Vérétout, Antoine
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdades escolares. Desigualdades sociais. Sistema educativo. Reprodução social. Diplomas. Comparação internacional.
topic Desigualdades escolares. Desigualdades sociais. Sistema educativo. Reprodução social. Diplomas. Comparação internacional.
description A escola reproduz as desigualdades sociais por ser mais favorável aos alunos social e culturalmente privilegiados. No entanto, essa “lei” é demasiado geral para explicar as grandes variações na amplitude dessa reprodução, reveladas pelas comparações internacionais. Partindo desses estudos, o artigo mostra, em primeiro lugar, que essas variações não se explicam diretamente pela amplitudedas desigualdades sociais. Para explicá-las é preciso levantar duas outras questões.A primeira tange à organização dos sistemas escolares, os quais podem aumentarou atenuar o impacto das desigualdades sociais sobre as desigualdades escolares. A segunda se refere aos impactos da escola, à influência dos diplomas para a mobilidade social. O artigo demonstra que, quanto mais determinante for o papel dos diplomas, mais marcadas serão as desigualdades escolares e mais rígida será a reprodução das desigualdades sociais. Finalmente, a função atribuída à escola pelas diversas sociedades determinará a amplitude da reprodução social. Contudo,essa análise foi realizada a partir de uma amostra de países, logo a realização de estudos qualitativos complementares seria muito útil para melhor compreender como ocorre a reprodução social.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26319
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26319/15368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 François Dubet, Marie Duru-Bellat, Antoine Vérétout
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 François Dubet, Marie Duru-Bellat, Antoine Vérétout
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 14 No. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos
SOCIOLOGIAS; Vol. 14 Núm. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos
Sociologias; v. 14 n. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766140729163776