As disputas discursivas por identidade racial em dois seriados televisivos brasileiros / The discursive disputes regarding racial identity in two Brazilian TV series

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Nelson Rosário
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Drummond, Daniela Rocha, Almeida, Viritiana Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/94329
Resumo: A presente análise elegeu como objeto as duas séries de televisão brasileiras Sexo e as Negas e Mister Brau. A primeira retrata a intimidade de quatro mulheres negras da periferia urbana, destacando o protagonismo delas quanto à sexualidade. A segunda tematiza a ascensão social de um jovem casal de negros a partir do sucesso musical. Em ambas aparecem tensões interseccionais de raça, classe e gênero que pedem uma perspectiva não essencialista que valorize as interações entre mídia e sociedade. A questão central do estudo é: quais tensões e contradições podem ser apreendidas nos conteúdos dos seriados, comparativamente, quando se observa as linhas discursivas sobre raça e gênero que eles mobilizam? Os seriados conferem protagonismo aos afrodescendentes, entretanto, linhas discursivas associadas à subalternização são reproduzidas, mas não sem resistências. This paper analyses two Brazilian television series, namely Sexo e as Negas and Mister Brau. The first one portrays the intimacy of four black women from the slums, highlighting their sexuality. The other series, called Mister Brau, had as its main theme the social ascension of a couple who acquired fame from popular music. Both shows address intersectional issues such as race, social class, and gender, which require a non-essentialist perspective that values interactions between media and society. The main question is: what tensions and contradictions can we apprehend in these series’ content, relatively, regarding the discursive lines about racial and gender issues? The shows have people of African descent as their protagonists, however, discursive lines associated with subordination are reproduced, though not without resistance.
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