Challenges for research in higher education: the case of internationalization between the explanandum and the explanans / Desafios da pesquisa no ensino superior: o caso da internacionalização entre o explanandum e o explanans

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Amelia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Magalhães, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/97866
Resumo: A key issue in higher education research is that its nature is shaped by the contexts within which it is produced, in response to agendas that reflect more policy coordination demands than disciplinary concerns. The research problematiques are construed mostly out of the theoretical framework of the disciplines, which, in turn, are diluted within an applied research mode. Internationalisation, quality, and access, for instance, tend to be explored from an implementation and managerial perspective. We convene the criticisms of methodological “isms” to highlight how they shape our conceptualisations and understanding of the transformations in higher education. Under this stance, conceptual narratives on internationalisation of higher education prompted by the Brexit momentum are identified in the study Higher education and Brexit: current European perspectives to bring forward the extent to which internationalisation as a conceptual narrative acts as an explanation of the strategies to address the topic, and what is needed to be itself explained. The paper identifies discursive elements stemming from conceptual narratives convened to approach internationalisation in higher education research, and how they reflect the reification of the state and higher education. By focusing on the Brexit momentum that brought to the front stage the centrality of the nation-states and their competition/cooperation relationship, this paper contributes to call attention to the epistemological and methodological implications of isms. Uma questão crucial na pesquisa sobre o ensino superior é que sua natureza é moldada pelos contextos em que é produzida em resposta a agendas que refletem mais demandas de coordenação de políticas do que interesses disciplinares. As problemáticas de pesquisa são construídas principalmente a partir do referencial teórico das disciplinas, as quais, por sua vez, diluem-se no contexto do modo de pesquisa aplicada. A internacionalização, qualidade e acesso, por exemplo, tendem a ser exploradas a partir de uma perspectiva gerencial e de implementação. Reunimos as críticas aos “ismos” metodológicos para destacar como esses moldam nossas conceituações e compreensão das transformações no ensino superior. Desse ponto de vista, as narrativas conceituais sobre internacionalização do ensino superior, impulsionadas pelo Brexit, são identificadas no estudo Higher education and Brexit: current European perspectives para antecipar até que ponto a internacionalização como narrativa conceitual atua como explicação das estratégias para abordar a questão e o que é necessário para que ela mesma seja explicada. O artigo identifica elementos discursivos decorrentes de narrativas conceituais reunidas para abordar a internacionalização na pesquisa do ensino superior e como eles refletem a reificação do estado e do ensino superior. Ao focar o momentum Brexit que colocou em foco a centralidade dos Estados-nação e sua relação de concorrência/cooperação, este artigo contribui para chamar atenção às implicações epistemológicas e metodológicas dos ismos. 
id UFRGS-10_79cd3ee18ac8257bc1db6f1454627c41
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/97866
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling Challenges for research in higher education: the case of internationalization between the explanandum and the explanans / Desafios da pesquisa no ensino superior: o caso da internacionalização entre o explanandum e o explananshigher education researchthe narrative approachmethodological ismsinternationalisationpesquisa em ensino superiorabordagem narrativaismos metodológicosinternacionalizaçãoA key issue in higher education research is that its nature is shaped by the contexts within which it is produced, in response to agendas that reflect more policy coordination demands than disciplinary concerns. The research problematiques are construed mostly out of the theoretical framework of the disciplines, which, in turn, are diluted within an applied research mode. Internationalisation, quality, and access, for instance, tend to be explored from an implementation and managerial perspective. We convene the criticisms of methodological “isms” to highlight how they shape our conceptualisations and understanding of the transformations in higher education. Under this stance, conceptual narratives on internationalisation of higher education prompted by the Brexit momentum are identified in the study Higher education and Brexit: current European perspectives to bring forward the extent to which internationalisation as a conceptual narrative acts as an explanation of the strategies to address the topic, and what is needed to be itself explained. The paper identifies discursive elements stemming from conceptual narratives convened to approach internationalisation in higher education research, and how they reflect the reification of the state and higher education. By focusing on the Brexit momentum that brought to the front stage the centrality of the nation-states and their competition/cooperation relationship, this paper contributes to call attention to the epistemological and methodological implications of isms. Uma questão crucial na pesquisa sobre o ensino superior é que sua natureza é moldada pelos contextos em que é produzida em resposta a agendas que refletem mais demandas de coordenação de políticas do que interesses disciplinares. As problemáticas de pesquisa são construídas principalmente a partir do referencial teórico das disciplinas, as quais, por sua vez, diluem-se no contexto do modo de pesquisa aplicada. A internacionalização, qualidade e acesso, por exemplo, tendem a ser exploradas a partir de uma perspectiva gerencial e de implementação. Reunimos as críticas aos “ismos” metodológicos para destacar como esses moldam nossas conceituações e compreensão das transformações no ensino superior. Desse ponto de vista, as narrativas conceituais sobre internacionalização do ensino superior, impulsionadas pelo Brexit, são identificadas no estudo Higher education and Brexit: current European perspectives para antecipar até que ponto a internacionalização como narrativa conceitual atua como explicação das estratégias para abordar a questão e o que é necessário para que ela mesma seja explicada. O artigo identifica elementos discursivos decorrentes de narrativas conceituais reunidas para abordar a internacionalização na pesquisa do ensino superior e como eles refletem a reificação do estado e do ensino superior. Ao focar o momentum Brexit que colocou em foco a centralidade dos Estados-nação e sua relação de concorrência/cooperação, este artigo contribui para chamar atenção às implicações epistemológicas e metodológicas dos ismos. Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/xmlapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9786610.1590/15174522-97866SOCIOLOGIAS; Vol. 22 No. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 46-63SOCIOLOGIAS; Vol. 22 Núm. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 46-63Sociologias; v. 22 n. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 46-631807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/97866/58067https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/97866/58068Copyright (c) 2020 Amelia Veiga, António Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, AmeliaMagalhães, António2020-08-18T04:07:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/97866Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2020-08-18T04:07:18Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Challenges for research in higher education: the case of internationalization between the explanandum and the explanans / Desafios da pesquisa no ensino superior: o caso da internacionalização entre o explanandum e o explanans
title Challenges for research in higher education: the case of internationalization between the explanandum and the explanans / Desafios da pesquisa no ensino superior: o caso da internacionalização entre o explanandum e o explanans
spellingShingle Challenges for research in higher education: the case of internationalization between the explanandum and the explanans / Desafios da pesquisa no ensino superior: o caso da internacionalização entre o explanandum e o explanans
Veiga, Amelia
higher education research
the narrative approach
methodological isms
internationalisation
pesquisa em ensino superior
abordagem narrativa
ismos metodológicos
internacionalização
title_short Challenges for research in higher education: the case of internationalization between the explanandum and the explanans / Desafios da pesquisa no ensino superior: o caso da internacionalização entre o explanandum e o explanans
title_full Challenges for research in higher education: the case of internationalization between the explanandum and the explanans / Desafios da pesquisa no ensino superior: o caso da internacionalização entre o explanandum e o explanans
title_fullStr Challenges for research in higher education: the case of internationalization between the explanandum and the explanans / Desafios da pesquisa no ensino superior: o caso da internacionalização entre o explanandum e o explanans
title_full_unstemmed Challenges for research in higher education: the case of internationalization between the explanandum and the explanans / Desafios da pesquisa no ensino superior: o caso da internacionalização entre o explanandum e o explanans
title_sort Challenges for research in higher education: the case of internationalization between the explanandum and the explanans / Desafios da pesquisa no ensino superior: o caso da internacionalização entre o explanandum e o explanans
author Veiga, Amelia
author_facet Veiga, Amelia
Magalhães, António
author_role author
author2 Magalhães, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Amelia
Magalhães, António
dc.subject.por.fl_str_mv higher education research
the narrative approach
methodological isms
internationalisation
pesquisa em ensino superior
abordagem narrativa
ismos metodológicos
internacionalização
topic higher education research
the narrative approach
methodological isms
internationalisation
pesquisa em ensino superior
abordagem narrativa
ismos metodológicos
internacionalização
description A key issue in higher education research is that its nature is shaped by the contexts within which it is produced, in response to agendas that reflect more policy coordination demands than disciplinary concerns. The research problematiques are construed mostly out of the theoretical framework of the disciplines, which, in turn, are diluted within an applied research mode. Internationalisation, quality, and access, for instance, tend to be explored from an implementation and managerial perspective. We convene the criticisms of methodological “isms” to highlight how they shape our conceptualisations and understanding of the transformations in higher education. Under this stance, conceptual narratives on internationalisation of higher education prompted by the Brexit momentum are identified in the study Higher education and Brexit: current European perspectives to bring forward the extent to which internationalisation as a conceptual narrative acts as an explanation of the strategies to address the topic, and what is needed to be itself explained. The paper identifies discursive elements stemming from conceptual narratives convened to approach internationalisation in higher education research, and how they reflect the reification of the state and higher education. By focusing on the Brexit momentum that brought to the front stage the centrality of the nation-states and their competition/cooperation relationship, this paper contributes to call attention to the epistemological and methodological implications of isms. Uma questão crucial na pesquisa sobre o ensino superior é que sua natureza é moldada pelos contextos em que é produzida em resposta a agendas que refletem mais demandas de coordenação de políticas do que interesses disciplinares. As problemáticas de pesquisa são construídas principalmente a partir do referencial teórico das disciplinas, as quais, por sua vez, diluem-se no contexto do modo de pesquisa aplicada. A internacionalização, qualidade e acesso, por exemplo, tendem a ser exploradas a partir de uma perspectiva gerencial e de implementação. Reunimos as críticas aos “ismos” metodológicos para destacar como esses moldam nossas conceituações e compreensão das transformações no ensino superior. Desse ponto de vista, as narrativas conceituais sobre internacionalização do ensino superior, impulsionadas pelo Brexit, são identificadas no estudo Higher education and Brexit: current European perspectives para antecipar até que ponto a internacionalização como narrativa conceitual atua como explicação das estratégias para abordar a questão e o que é necessário para que ela mesma seja explicada. O artigo identifica elementos discursivos decorrentes de narrativas conceituais reunidas para abordar a internacionalização na pesquisa do ensino superior e como eles refletem a reificação do estado e do ensino superior. Ao focar o momentum Brexit que colocou em foco a centralidade dos Estados-nação e sua relação de concorrência/cooperação, este artigo contribui para chamar atenção às implicações epistemológicas e metodológicas dos ismos. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/97866
10.1590/15174522-97866
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/97866
identifier_str_mv 10.1590/15174522-97866
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/97866/58067
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/97866/58068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Amelia Veiga, António Magalhães
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Amelia Veiga, António Magalhães
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/xml
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 22 No. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 46-63
SOCIOLOGIAS; Vol. 22 Núm. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 46-63
Sociologias; v. 22 n. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 46-63
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766142533763072