Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Sociologias (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066 |
Resumo: | The article is devoted to discussing international collaboration regarding higher education in the BRICS countries. It starts with the analysis of the radical changes occurred in the global academic world, described as a joint influence of global trends towards massification, globalization and internationalization. We argue that BRICS countries can meet these challenges by means of two main approaches: through building excellence university projects and via developing horizontally structured university networks, such as the BRICS Network University. The goals of the first are creating elite universities and better integration to the global academia, while the second addresses most pressing development issues faced by BRICS’ societies. The conclusion is that while excellence projects do help to develop world-class education, the networks better answer current needs of the BRICS countries. O artigo é dedicado à discussão sobre a cooperação internacional no contexto da educação superior nos países do BRICS. Inicia com uma análise das mudanças radicais no mundo acadêmico global, que são descritas como uma influência conjunta das tendências de massificação, globalização e internacionalização. Segundo os autores, os países do BRICS podem enfrentar esses desafios a partir de duas abordagens principais: por meio da criação de vários projetos de excelência e com o desenvolvimento de redes universitárias estruturadas horizontalmente, a exemplo da BRICS Network University. Os objetivos da primeira abordagem consistem na criação de universidades de elite e de uma melhor integração à academia global, enquanto a segunda aborda questões mais prementes relacionadas ao desenvolvimento atual das sociedades nos BRICS. A conclusão é que, embora os projetos de excelência ajudem a desenvolver uma educação de classe mundial, as redes conseguem responder melhor às necessidades atuais dos países do BRICS. |
id |
UFRGS-10_8d468774127da9600848c3a1ea3599b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/99066 |
network_acronym_str |
UFRGS-10 |
network_name_str |
Sociologias (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais?Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes ...? Do que os países BRICS precisam mais?/ Internationalization of higher education: excellence or networks building? What do BRICS countries need most?Educação superiorTransformação neoliberal da educaçãoInternacionalização da educação superiorUniversidade em Rede do BRICS.higher educationneo-liberal transformation of educationinternationalization of higher educationBRICS Network Universityeducação superiorThe article is devoted to discussing international collaboration regarding higher education in the BRICS countries. It starts with the analysis of the radical changes occurred in the global academic world, described as a joint influence of global trends towards massification, globalization and internationalization. We argue that BRICS countries can meet these challenges by means of two main approaches: through building excellence university projects and via developing horizontally structured university networks, such as the BRICS Network University. The goals of the first are creating elite universities and better integration to the global academia, while the second addresses most pressing development issues faced by BRICS’ societies. The conclusion is that while excellence projects do help to develop world-class education, the networks better answer current needs of the BRICS countries. O artigo é dedicado à discussão sobre a cooperação internacional no contexto da educação superior nos países do BRICS. Inicia com uma análise das mudanças radicais no mundo acadêmico global, que são descritas como uma influência conjunta das tendências de massificação, globalização e internacionalização. Segundo os autores, os países do BRICS podem enfrentar esses desafios a partir de duas abordagens principais: por meio da criação de vários projetos de excelência e com o desenvolvimento de redes universitárias estruturadas horizontalmente, a exemplo da BRICS Network University. Os objetivos da primeira abordagem consistem na criação de universidades de elite e de uma melhor integração à academia global, enquanto a segunda aborda questões mais prementes relacionadas ao desenvolvimento atual das sociedades nos BRICS. A conclusão é que, embora os projetos de excelência ajudem a desenvolver uma educação de classe mundial, as redes conseguem responder melhor às necessidades atuais dos países do BRICS.O artigo é dedicado à discussão sobre a cooperação internacional no contexto da educação superior nos países do BRICS. Inicia com uma análise das mudanças radicais no mundo acadêmico global, que são descritas como uma influência conjunta das tendências de massificação, globalização e internacionalização. Segundo os autores, os países do BRICS podem enfrentar esses desafios a partir de duas abordagens principais: por meio da criação de vários projetos de excelência e por meio do desenvolvimento de redes universitárias estruturadas horizontalmente, a exemplo da BRICS Network University. Os objetivos da primeira abordagem consistem na criação de universidades de elite e uma melhor integração à academia global, enquanto a segunda aborda questões mais prementes relacionadas ao desenvolvimento pelo qual as sociedades BRICS estão passando. A conclusão é que, embora os projetos de excelência ajudem a desenvolver uma educação de classe mundial, as redes conseguem responder melhor às necessidades atuais dos países do BRICS.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9906610.1590/15174522-99066SOCIOLOGIAS; Vol. 22 No. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 120-143SOCIOLOGIAS; Vol. 22 Núm. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 120-143Sociologias; v. 22 n. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 120-1431807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSengporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066/58073https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066/58074https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066/58075Copyright (c) 2020 Maxim Khomyakov, Tom Dwyer, Wivian Wellerinfo:eu-repo/semantics/openAccessKhomyakov, MaximDwyer, TomWeller, Wivian2020-08-20T16:59:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/99066Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2020-08-20T16:59:25Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais? Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes ...? Do que os países BRICS precisam mais?/ Internationalization of higher education: excellence or networks building? What do BRICS countries need most? |
title |
Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais? |
spellingShingle |
Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais? Khomyakov, Maxim Educação superior Transformação neoliberal da educação Internacionalização da educação superior Universidade em Rede do BRICS. higher education neo-liberal transformation of education internationalization of higher education BRICS Network University educação superior |
title_short |
Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais? |
title_full |
Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais? |
title_fullStr |
Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais? |
title_full_unstemmed |
Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais? |
title_sort |
Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais? |
author |
Khomyakov, Maxim |
author_facet |
Khomyakov, Maxim Dwyer, Tom Weller, Wivian |
author_role |
author |
author2 |
Dwyer, Tom Weller, Wivian |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Khomyakov, Maxim Dwyer, Tom Weller, Wivian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Transformação neoliberal da educação Internacionalização da educação superior Universidade em Rede do BRICS. higher education neo-liberal transformation of education internationalization of higher education BRICS Network University educação superior |
topic |
Educação superior Transformação neoliberal da educação Internacionalização da educação superior Universidade em Rede do BRICS. higher education neo-liberal transformation of education internationalization of higher education BRICS Network University educação superior |
description |
The article is devoted to discussing international collaboration regarding higher education in the BRICS countries. It starts with the analysis of the radical changes occurred in the global academic world, described as a joint influence of global trends towards massification, globalization and internationalization. We argue that BRICS countries can meet these challenges by means of two main approaches: through building excellence university projects and via developing horizontally structured university networks, such as the BRICS Network University. The goals of the first are creating elite universities and better integration to the global academia, while the second addresses most pressing development issues faced by BRICS’ societies. The conclusion is that while excellence projects do help to develop world-class education, the networks better answer current needs of the BRICS countries. O artigo é dedicado à discussão sobre a cooperação internacional no contexto da educação superior nos países do BRICS. Inicia com uma análise das mudanças radicais no mundo acadêmico global, que são descritas como uma influência conjunta das tendências de massificação, globalização e internacionalização. Segundo os autores, os países do BRICS podem enfrentar esses desafios a partir de duas abordagens principais: por meio da criação de vários projetos de excelência e com o desenvolvimento de redes universitárias estruturadas horizontalmente, a exemplo da BRICS Network University. Os objetivos da primeira abordagem consistem na criação de universidades de elite e de uma melhor integração à academia global, enquanto a segunda aborda questões mais prementes relacionadas ao desenvolvimento atual das sociedades nos BRICS. A conclusão é que, embora os projetos de excelência ajudem a desenvolver uma educação de classe mundial, as redes conseguem responder melhor às necessidades atuais dos países do BRICS. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066 10.1590/15174522-99066 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066 |
identifier_str_mv |
10.1590/15174522-99066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066/58073 https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066/58074 https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066/58075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maxim Khomyakov, Tom Dwyer, Wivian Weller info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maxim Khomyakov, Tom Dwyer, Wivian Weller |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/xml application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOCIOLOGIAS; Vol. 22 No. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 120-143 SOCIOLOGIAS; Vol. 22 Núm. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 120-143 Sociologias; v. 22 n. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 120-143 1807-0337 1517-4522 reponame:Sociologias (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Sociologias (Online) |
collection |
Sociologias (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revsoc@ufrgs.br |
_version_ |
1789438603997216768 |