Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khomyakov, Maxim
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dwyer, Tom, Weller, Wivian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066
Resumo: The article is devoted to discussing international collaboration regarding higher education in the BRICS countries. It starts with the analysis of the radical changes occurred in the global academic world, described as a joint influence of global trends towards massification, globalization and internationalization. We argue that BRICS countries can meet these challenges by means of two main approaches: through building excellence university projects and via developing horizontally structured university networks, such as the BRICS Network University. The goals of the first are creating elite universities and better integration to the global academia, while the second addresses most pressing development issues faced by BRICS’ societies. The conclusion is that while excellence projects do help to develop world-class education, the networks better answer current needs of the BRICS countries. O artigo é dedicado à discussão sobre a cooperação internacional no contexto da educação superior nos países do BRICS. Inicia com uma análise das mudanças radicais no mundo acadêmico global, que são descritas como uma influência conjunta das tendências de massificação, globalização e internacionalização. Segundo os autores, os países do BRICS podem enfrentar esses desafios a partir de duas abordagens principais: por meio da criação de vários projetos de excelência e com o desenvolvimento de redes universitárias estruturadas horizontalmente, a exemplo da BRICS Network University. Os objetivos da primeira abordagem consistem na criação de universidades de elite e de uma melhor integração à academia global, enquanto a segunda aborda questões mais prementes relacionadas ao desenvolvimento atual das sociedades nos BRICS. A conclusão é que, embora os projetos de excelência ajudem a desenvolver uma educação de classe mundial, as redes conseguem responder melhor às necessidades atuais dos países do BRICS.
id UFRGS-10_8d468774127da9600848c3a1ea3599b2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/99066
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais?Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes ...? Do que os países BRICS precisam mais?/ Internationalization of higher education: excellence or networks building? What do BRICS countries need most?Educação superiorTransformação neoliberal da educaçãoInternacionalização da educação superiorUniversidade em Rede do BRICS.higher educationneo-liberal transformation of educationinternationalization of higher educationBRICS Network Universityeducação superiorThe article is devoted to discussing international collaboration regarding higher education in the BRICS countries. It starts with the analysis of the radical changes occurred in the global academic world, described as a joint influence of global trends towards massification, globalization and internationalization. We argue that BRICS countries can meet these challenges by means of two main approaches: through building excellence university projects and via developing horizontally structured university networks, such as the BRICS Network University. The goals of the first are creating elite universities and better integration to the global academia, while the second addresses most pressing development issues faced by BRICS’ societies. The conclusion is that while excellence projects do help to develop world-class education, the networks better answer current needs of the BRICS countries. O artigo é dedicado à discussão sobre a cooperação internacional no contexto da educação superior nos países do BRICS. Inicia com uma análise das mudanças radicais no mundo acadêmico global, que são descritas como uma influência conjunta das tendências de massificação, globalização e internacionalização. Segundo os autores, os países do BRICS podem enfrentar esses desafios a partir de duas abordagens principais: por meio da criação de vários projetos de excelência e com o desenvolvimento de redes universitárias estruturadas horizontalmente, a exemplo da BRICS Network University. Os objetivos da primeira abordagem consistem na criação de universidades de elite e de uma melhor integração à academia global, enquanto a segunda aborda questões mais prementes relacionadas ao desenvolvimento atual das sociedades nos BRICS. A conclusão é que, embora os projetos de excelência ajudem a desenvolver uma educação de classe mundial, as redes conseguem responder melhor às necessidades atuais dos países do BRICS.O artigo é dedicado à discussão sobre a cooperação internacional no contexto da educação superior nos países do BRICS. Inicia com uma análise das mudanças radicais no mundo acadêmico global, que são descritas como uma influência conjunta das tendências de massificação, globalização e internacionalização. Segundo os autores, os países do BRICS podem enfrentar esses desafios a partir de duas abordagens principais: por meio da criação de vários projetos de excelência e por meio do desenvolvimento de redes universitárias estruturadas horizontalmente, a exemplo da BRICS Network University. Os objetivos da primeira abordagem consistem na criação de universidades de elite e uma melhor integração à academia global, enquanto a segunda aborda questões mais prementes relacionadas ao desenvolvimento pelo qual as sociedades BRICS estão passando. A conclusão é que, embora os projetos de excelência ajudem a desenvolver uma educação de classe mundial, as redes conseguem responder melhor às necessidades atuais dos países do BRICS.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9906610.1590/15174522-99066SOCIOLOGIAS; Vol. 22 No. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 120-143SOCIOLOGIAS; Vol. 22 Núm. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 120-143Sociologias; v. 22 n. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 120-1431807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSengporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066/58073https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066/58074https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066/58075Copyright (c) 2020 Maxim Khomyakov, Tom Dwyer, Wivian Wellerinfo:eu-repo/semantics/openAccessKhomyakov, MaximDwyer, TomWeller, Wivian2020-08-20T16:59:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/99066Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2020-08-20T16:59:25Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais?
Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes ...? Do que os países BRICS precisam mais?/ Internationalization of higher education: excellence or networks building? What do BRICS countries need most?
title Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais?
spellingShingle Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais?
Khomyakov, Maxim
Educação superior
Transformação neoliberal da educação
Internacionalização da educação superior
Universidade em Rede do BRICS.
higher education
neo-liberal transformation of education
internationalization of higher education
BRICS Network University
educação superior
title_short Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais?
title_full Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais?
title_fullStr Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais?
title_full_unstemmed Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais?
title_sort Internationalization of higher education: excellence or network building? What do BRICS countries need most? / Internacionalização da educação superior: excelência ou construção de redes? Do que os países do BRICS precisam mais?
author Khomyakov, Maxim
author_facet Khomyakov, Maxim
Dwyer, Tom
Weller, Wivian
author_role author
author2 Dwyer, Tom
Weller, Wivian
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Khomyakov, Maxim
Dwyer, Tom
Weller, Wivian
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Transformação neoliberal da educação
Internacionalização da educação superior
Universidade em Rede do BRICS.
higher education
neo-liberal transformation of education
internationalization of higher education
BRICS Network University
educação superior
topic Educação superior
Transformação neoliberal da educação
Internacionalização da educação superior
Universidade em Rede do BRICS.
higher education
neo-liberal transformation of education
internationalization of higher education
BRICS Network University
educação superior
description The article is devoted to discussing international collaboration regarding higher education in the BRICS countries. It starts with the analysis of the radical changes occurred in the global academic world, described as a joint influence of global trends towards massification, globalization and internationalization. We argue that BRICS countries can meet these challenges by means of two main approaches: through building excellence university projects and via developing horizontally structured university networks, such as the BRICS Network University. The goals of the first are creating elite universities and better integration to the global academia, while the second addresses most pressing development issues faced by BRICS’ societies. The conclusion is that while excellence projects do help to develop world-class education, the networks better answer current needs of the BRICS countries. O artigo é dedicado à discussão sobre a cooperação internacional no contexto da educação superior nos países do BRICS. Inicia com uma análise das mudanças radicais no mundo acadêmico global, que são descritas como uma influência conjunta das tendências de massificação, globalização e internacionalização. Segundo os autores, os países do BRICS podem enfrentar esses desafios a partir de duas abordagens principais: por meio da criação de vários projetos de excelência e com o desenvolvimento de redes universitárias estruturadas horizontalmente, a exemplo da BRICS Network University. Os objetivos da primeira abordagem consistem na criação de universidades de elite e de uma melhor integração à academia global, enquanto a segunda aborda questões mais prementes relacionadas ao desenvolvimento atual das sociedades nos BRICS. A conclusão é que, embora os projetos de excelência ajudem a desenvolver uma educação de classe mundial, as redes conseguem responder melhor às necessidades atuais dos países do BRICS.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066
10.1590/15174522-99066
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066
identifier_str_mv 10.1590/15174522-99066
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066/58073
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066/58074
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/99066/58075
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Maxim Khomyakov, Tom Dwyer, Wivian Weller
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Maxim Khomyakov, Tom Dwyer, Wivian Weller
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 22 No. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 120-143
SOCIOLOGIAS; Vol. 22 Núm. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 120-143
Sociologias; v. 22 n. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 120-143
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1789438603997216768