Dilemas identitários no mundo dos serviços: da invisibilidade à interação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Jordão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/46185
Resumo:        O objetivo do artigo é analisar a construção das formas identitárias no trabalho em serviços. O repertório conceitual remete principalmente à sociologia do trabalho francesa e ao interacionismo simbólico. Uma breve reconstrução das teoriassociológicas da identidade laboral, com ênfase no mundo dos serviços, antecede a análise empírica de duas ocupações: serventes de limpeza e vendedores/as. A metodologia empregada recorre a uma triangulação de fontes, em que dados quantitativos de bases governamentais (Censo, PNAD e RAIS) são articulados com dados qualitativos primários e secundários. No caso de serventes de limpeza a contrataçãoterceirizada afeta negativamente a dinâmica do reconhecimento, embora a depreciação do self remeta mais à construção cultural do “trabalho sujo” e à invisibilidadeque caracteriza o trabalho em serviços, sobretudo em atividades que remetem ao trabalho doméstico, como limpeza, manutenção e conservação. Já os/as vendedoresenfrentam dilemas relacionados a formas de interagir com o cliente, por sua vez influenciadas por estratégias gerenciais e de marketing, bem como deslocamentos identitários relacionados à crescente relevância da própria prática de consumir como marcador identitário na moderna sociedade de consumidores.
id UFRGS-10_d608a2620a6c31549cbbe4b7dcef8808
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/46185
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling Dilemas identitários no mundo dos serviços: da invisibilidade à interaçãoSociologia do trabalho. Identidade laboral. Interacionismo simbólico. Setor de serviços.       O objetivo do artigo é analisar a construção das formas identitárias no trabalho em serviços. O repertório conceitual remete principalmente à sociologia do trabalho francesa e ao interacionismo simbólico. Uma breve reconstrução das teoriassociológicas da identidade laboral, com ênfase no mundo dos serviços, antecede a análise empírica de duas ocupações: serventes de limpeza e vendedores/as. A metodologia empregada recorre a uma triangulação de fontes, em que dados quantitativos de bases governamentais (Censo, PNAD e RAIS) são articulados com dados qualitativos primários e secundários. No caso de serventes de limpeza a contrataçãoterceirizada afeta negativamente a dinâmica do reconhecimento, embora a depreciação do self remeta mais à construção cultural do “trabalho sujo” e à invisibilidadeque caracteriza o trabalho em serviços, sobretudo em atividades que remetem ao trabalho doméstico, como limpeza, manutenção e conservação. Já os/as vendedoresenfrentam dilemas relacionados a formas de interagir com o cliente, por sua vez influenciadas por estratégias gerenciais e de marketing, bem como deslocamentos identitários relacionados à crescente relevância da própria prática de consumir como marcador identitário na moderna sociedade de consumidores.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/46185SOCIOLOGIAS; Vol. 16 No. 35 (2014): Ciências Sociais e a Questão AmbientalSOCIOLOGIAS; Vol. 16 Núm. 35 (2014): Ciências Sociais e a Questão AmbientalSociologias; v. 16 n. 35 (2014): Ciências Sociais e a Questão Ambiental1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/46185/28758Copyright (c) 2019 Jordão Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Jordão2014-04-02T19:35:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/46185Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2014-04-02T19:35:26Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas identitários no mundo dos serviços: da invisibilidade à interação
title Dilemas identitários no mundo dos serviços: da invisibilidade à interação
spellingShingle Dilemas identitários no mundo dos serviços: da invisibilidade à interação
Nunes, Jordão
Sociologia do trabalho. Identidade laboral. Interacionismo simbólico. Setor de serviços.
title_short Dilemas identitários no mundo dos serviços: da invisibilidade à interação
title_full Dilemas identitários no mundo dos serviços: da invisibilidade à interação
title_fullStr Dilemas identitários no mundo dos serviços: da invisibilidade à interação
title_full_unstemmed Dilemas identitários no mundo dos serviços: da invisibilidade à interação
title_sort Dilemas identitários no mundo dos serviços: da invisibilidade à interação
author Nunes, Jordão
author_facet Nunes, Jordão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Jordão
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia do trabalho. Identidade laboral. Interacionismo simbólico. Setor de serviços.
topic Sociologia do trabalho. Identidade laboral. Interacionismo simbólico. Setor de serviços.
description        O objetivo do artigo é analisar a construção das formas identitárias no trabalho em serviços. O repertório conceitual remete principalmente à sociologia do trabalho francesa e ao interacionismo simbólico. Uma breve reconstrução das teoriassociológicas da identidade laboral, com ênfase no mundo dos serviços, antecede a análise empírica de duas ocupações: serventes de limpeza e vendedores/as. A metodologia empregada recorre a uma triangulação de fontes, em que dados quantitativos de bases governamentais (Censo, PNAD e RAIS) são articulados com dados qualitativos primários e secundários. No caso de serventes de limpeza a contrataçãoterceirizada afeta negativamente a dinâmica do reconhecimento, embora a depreciação do self remeta mais à construção cultural do “trabalho sujo” e à invisibilidadeque caracteriza o trabalho em serviços, sobretudo em atividades que remetem ao trabalho doméstico, como limpeza, manutenção e conservação. Já os/as vendedoresenfrentam dilemas relacionados a formas de interagir com o cliente, por sua vez influenciadas por estratégias gerenciais e de marketing, bem como deslocamentos identitários relacionados à crescente relevância da própria prática de consumir como marcador identitário na moderna sociedade de consumidores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/46185
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/46185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/46185/28758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Jordão Nunes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Jordão Nunes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 16 No. 35 (2014): Ciências Sociais e a Questão Ambiental
SOCIOLOGIAS; Vol. 16 Núm. 35 (2014): Ciências Sociais e a Questão Ambiental
Sociologias; v. 16 n. 35 (2014): Ciências Sociais e a Questão Ambiental
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766141223043072