Criatividade, comunicação e produção do saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociologias (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5666 |
Resumo: | A produção do conhecimento é um dos elementos fundamentais da dinâmica das sociedades contemporâneas que se apóiam sobre o saber científico e profissional em níveis desiguais até agora. Este texto visa apreender, de um ponto de vista sociológico, diversas facetas da relação entre criatividade, comunicação e produção do conhecimento a partir das seguintes questões: Como situar o papel da comunicação da elaboração de descobertas ou nos avanços intelectuais? Quais são os papéis do indivíduo e das redes nesses avanços? Quais são, enfim, os traços especialmente comunicacionais das instituições mais criativas? O texto está apoiado nos trabalhos de Philippe Bretton (comunicação e estatuto do conhecimento), Randal Collins (criatividade das redes), Rogers Hollingsworth (complexidade cognitiva, diversidade instutucional, qualidade dos ambientes de pesquisa em termos de trocas e de debates científicos). Estas questões não compõe um debate estritamente acadêmico. Elas concernem também diretamente as praticas dos ambientes de pesquisa, dos professores-pesquisadores e dos estudantes de mestrado e de doutorado. |
id |
UFRGS-10_ddab788872332222e19427fee2853643 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/5666 |
network_acronym_str |
UFRGS-10 |
network_name_str |
Sociologias (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade, comunicação e produção do sabercriatividadeprodução sabercomunicaçãoA produção do conhecimento é um dos elementos fundamentais da dinâmica das sociedades contemporâneas que se apóiam sobre o saber científico e profissional em níveis desiguais até agora. Este texto visa apreender, de um ponto de vista sociológico, diversas facetas da relação entre criatividade, comunicação e produção do conhecimento a partir das seguintes questões: Como situar o papel da comunicação da elaboração de descobertas ou nos avanços intelectuais? Quais são os papéis do indivíduo e das redes nesses avanços? Quais são, enfim, os traços especialmente comunicacionais das instituições mais criativas? O texto está apoiado nos trabalhos de Philippe Bretton (comunicação e estatuto do conhecimento), Randal Collins (criatividade das redes), Rogers Hollingsworth (complexidade cognitiva, diversidade instutucional, qualidade dos ambientes de pesquisa em termos de trocas e de debates científicos). Estas questões não compõe um debate estritamente acadêmico. Elas concernem também diretamente as praticas dos ambientes de pesquisa, dos professores-pesquisadores e dos estudantes de mestrado e de doutorado.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5666SOCIOLOGIAS; No. 19 (2008): Conhecimentos, Redes e SociedadeSOCIOLOGIAS; Núm. 19 (2008): Conhecimentos, Redes e SociedadeSociologias; n. 19 (2008): Conhecimentos, Redes e Sociedade1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5666/3264Copyright (c) 2019 Comissão Editorial Sociologias, Arnaud Salesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSociologias, Comissão EditorialSales, Arnaud2008-12-08T02:00:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/5666Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2008-12-08T02:00Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade, comunicação e produção do saber |
title |
Criatividade, comunicação e produção do saber |
spellingShingle |
Criatividade, comunicação e produção do saber Sociologias, Comissão Editorial criatividade produção saber comunicação |
title_short |
Criatividade, comunicação e produção do saber |
title_full |
Criatividade, comunicação e produção do saber |
title_fullStr |
Criatividade, comunicação e produção do saber |
title_full_unstemmed |
Criatividade, comunicação e produção do saber |
title_sort |
Criatividade, comunicação e produção do saber |
author |
Sociologias, Comissão Editorial |
author_facet |
Sociologias, Comissão Editorial Sales, Arnaud |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Arnaud |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sociologias, Comissão Editorial Sales, Arnaud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criatividade produção saber comunicação |
topic |
criatividade produção saber comunicação |
description |
A produção do conhecimento é um dos elementos fundamentais da dinâmica das sociedades contemporâneas que se apóiam sobre o saber científico e profissional em níveis desiguais até agora. Este texto visa apreender, de um ponto de vista sociológico, diversas facetas da relação entre criatividade, comunicação e produção do conhecimento a partir das seguintes questões: Como situar o papel da comunicação da elaboração de descobertas ou nos avanços intelectuais? Quais são os papéis do indivíduo e das redes nesses avanços? Quais são, enfim, os traços especialmente comunicacionais das instituições mais criativas? O texto está apoiado nos trabalhos de Philippe Bretton (comunicação e estatuto do conhecimento), Randal Collins (criatividade das redes), Rogers Hollingsworth (complexidade cognitiva, diversidade instutucional, qualidade dos ambientes de pesquisa em termos de trocas e de debates científicos). Estas questões não compõe um debate estritamente acadêmico. Elas concernem também diretamente as praticas dos ambientes de pesquisa, dos professores-pesquisadores e dos estudantes de mestrado e de doutorado. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5666 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5666/3264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comissão Editorial Sociologias, Arnaud Sales info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comissão Editorial Sociologias, Arnaud Sales |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOCIOLOGIAS; No. 19 (2008): Conhecimentos, Redes e Sociedade SOCIOLOGIAS; Núm. 19 (2008): Conhecimentos, Redes e Sociedade Sociologias; n. 19 (2008): Conhecimentos, Redes e Sociedade 1807-0337 1517-4522 reponame:Sociologias (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Sociologias (Online) |
collection |
Sociologias (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revsoc@ufrgs.br |
_version_ |
1799766139397472256 |