Criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal: boas práticas para um ambiente de trabalho criativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49625 |
Resumo: | Numa era marcada pela dinâmica da comunicação, as agências assumem um papel central na construção das narrativas que impulsionam o mundo dos negócios e da sociedade no geral. A criatividade surge como o elemento catalisador que dá vida a estas narrativas, moldando-as em formas que cativam e inspiram. Neste contexto, a criatividade emerge como a força vital que dita o ritmo da inovação e diferenciação. Esta pesquisa analisa o cerne desta dinâmica criativa, focando-se nas pequenas agências de comunicação em Portugal. O objetivo é examinar os estímulos que alimentam e os obstáculos que moldam a expressão criativa neste contexto multifacetado e como a Cultura Organizacional Criativa e a colaboração influenciam a criatividade. A abordagem metodológica adotada consistiu inicialmente numa vertente qualitativa, a qual se concretizou por meio da realização de entrevistas com CEOs das pequenas agências de comunicação em Portugal. O propósito desta etapa foi o de obter uma compreensão aprofundada de como estes profissionais estabelecem e gerem as relações entre a sua equipa e a criatividade, bem como identificar os fatores que mais influenciam este processo. Posteriormente, foi incorporada uma abordagem quantitativa, a qual se concretizou por meio de um inquérito online feito a diversos cargos dentro das agências (excetuando os CEOs). Esta etapa permitiu a avaliação sistemática do grau de importância que é dada à criatividade neste contexto específico e quais os fatores que têm maior impacto, do ponto de vista dos colaboradores. Concluiu-se que o fator que revela uma maior influência na criatividade das equipas é a Cultura Organizacional e que a estimulação da criatividade tem impacto direto no desempenho das pequenas agências de comunicação em Portugal. Que este estudo seja uma fonte de inspiração para aqueles que procuram não apenas compreender, mas também desafiar os limites da criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal. |
id |
RCAP_9f89951350a5ef7dff1906bb88d02275 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49625 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal: boas práticas para um ambiente de trabalho criativoCriatividadePequena agência de comunicaçãoCultura organizacional criativaColaboraçãoBarreiras à criatividadeNuma era marcada pela dinâmica da comunicação, as agências assumem um papel central na construção das narrativas que impulsionam o mundo dos negócios e da sociedade no geral. A criatividade surge como o elemento catalisador que dá vida a estas narrativas, moldando-as em formas que cativam e inspiram. Neste contexto, a criatividade emerge como a força vital que dita o ritmo da inovação e diferenciação. Esta pesquisa analisa o cerne desta dinâmica criativa, focando-se nas pequenas agências de comunicação em Portugal. O objetivo é examinar os estímulos que alimentam e os obstáculos que moldam a expressão criativa neste contexto multifacetado e como a Cultura Organizacional Criativa e a colaboração influenciam a criatividade. A abordagem metodológica adotada consistiu inicialmente numa vertente qualitativa, a qual se concretizou por meio da realização de entrevistas com CEOs das pequenas agências de comunicação em Portugal. O propósito desta etapa foi o de obter uma compreensão aprofundada de como estes profissionais estabelecem e gerem as relações entre a sua equipa e a criatividade, bem como identificar os fatores que mais influenciam este processo. Posteriormente, foi incorporada uma abordagem quantitativa, a qual se concretizou por meio de um inquérito online feito a diversos cargos dentro das agências (excetuando os CEOs). Esta etapa permitiu a avaliação sistemática do grau de importância que é dada à criatividade neste contexto específico e quais os fatores que têm maior impacto, do ponto de vista dos colaboradores. Concluiu-se que o fator que revela uma maior influência na criatividade das equipas é a Cultura Organizacional e que a estimulação da criatividade tem impacto direto no desempenho das pequenas agências de comunicação em Portugal. Que este estudo seja uma fonte de inspiração para aqueles que procuram não apenas compreender, mas também desafiar os limites da criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal.In an era marked by the dynamics of communication, agencies play a central role in building the narratives that drive the world of business and society in general. Creativity emerges as the catalyst that brings these narratives to life, molding them into forms that captivate and inspire. In this context, creativity emerges as the vital force that dictates the pace of innovation and differentiation. This research analyzes the core of this creative dynamic, focusing on small communication agencies in Portugal. The aim is to examine the incentives that fuel and the obstacles that shape creative expression in this multifaceted context and how Creative Organizational Culture and colaboration influence creativity. The methodological approach adopted initially consisted of a qualitative aspect, which was achieved through interviews with CEOs of small communication agencies in Portugal. The purpose of this stage was to obtain an in-depth understanding of how these professionals establish and manage relationships between their team and creativity, as well as identify the factors that most influence this process. Subsequently, a quantitative approach was incorporated, which was carried out through an online survey carried out at various positions within the agencies (except CEOs). This step allowed the systematic assessment of the degree of importance given to creativity in this specific context and which factors have the greatest impact, from the employees' point of view. It was concluded that the factor that has the greatest influence on team creativity is Organizational Culture, and that the stimulation of creativity has a direct impact on the performance of small communication agencies in Portugal. May this study be a source of inspiration for those seeking not only to understand, but also to challenge the limits of creativity in small communication agencies in Portugal.Esteves, Sofia DinisRepositório ComumGomes, Patrícia Nascimento2024-02-06T10:49:48Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49625TID:203517849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-08T17:49:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:50.351774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal: boas práticas para um ambiente de trabalho criativo |
title |
Criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal: boas práticas para um ambiente de trabalho criativo |
spellingShingle |
Criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal: boas práticas para um ambiente de trabalho criativo Gomes, Patrícia Nascimento Criatividade Pequena agência de comunicação Cultura organizacional criativa Colaboração Barreiras à criatividade |
title_short |
Criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal: boas práticas para um ambiente de trabalho criativo |
title_full |
Criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal: boas práticas para um ambiente de trabalho criativo |
title_fullStr |
Criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal: boas práticas para um ambiente de trabalho criativo |
title_full_unstemmed |
Criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal: boas práticas para um ambiente de trabalho criativo |
title_sort |
Criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal: boas práticas para um ambiente de trabalho criativo |
author |
Gomes, Patrícia Nascimento |
author_facet |
Gomes, Patrícia Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteves, Sofia Dinis Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Patrícia Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Pequena agência de comunicação Cultura organizacional criativa Colaboração Barreiras à criatividade |
topic |
Criatividade Pequena agência de comunicação Cultura organizacional criativa Colaboração Barreiras à criatividade |
description |
Numa era marcada pela dinâmica da comunicação, as agências assumem um papel central na construção das narrativas que impulsionam o mundo dos negócios e da sociedade no geral. A criatividade surge como o elemento catalisador que dá vida a estas narrativas, moldando-as em formas que cativam e inspiram. Neste contexto, a criatividade emerge como a força vital que dita o ritmo da inovação e diferenciação. Esta pesquisa analisa o cerne desta dinâmica criativa, focando-se nas pequenas agências de comunicação em Portugal. O objetivo é examinar os estímulos que alimentam e os obstáculos que moldam a expressão criativa neste contexto multifacetado e como a Cultura Organizacional Criativa e a colaboração influenciam a criatividade. A abordagem metodológica adotada consistiu inicialmente numa vertente qualitativa, a qual se concretizou por meio da realização de entrevistas com CEOs das pequenas agências de comunicação em Portugal. O propósito desta etapa foi o de obter uma compreensão aprofundada de como estes profissionais estabelecem e gerem as relações entre a sua equipa e a criatividade, bem como identificar os fatores que mais influenciam este processo. Posteriormente, foi incorporada uma abordagem quantitativa, a qual se concretizou por meio de um inquérito online feito a diversos cargos dentro das agências (excetuando os CEOs). Esta etapa permitiu a avaliação sistemática do grau de importância que é dada à criatividade neste contexto específico e quais os fatores que têm maior impacto, do ponto de vista dos colaboradores. Concluiu-se que o fator que revela uma maior influência na criatividade das equipas é a Cultura Organizacional e que a estimulação da criatividade tem impacto direto no desempenho das pequenas agências de comunicação em Portugal. Que este estudo seja uma fonte de inspiração para aqueles que procuram não apenas compreender, mas também desafiar os limites da criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12 2023-12-01T00:00:00Z 2024-02-06T10:49:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49625 TID:203517849 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49625 |
identifier_str_mv |
TID:203517849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551365900075008 |