Criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal: boas práticas para um ambiente de trabalho criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Patrícia Nascimento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49625
Resumo: Numa era marcada pela dinâmica da comunicação, as agências assumem um papel central na construção das narrativas que impulsionam o mundo dos negócios e da sociedade no geral. A criatividade surge como o elemento catalisador que dá vida a estas narrativas, moldando-as em formas que cativam e inspiram. Neste contexto, a criatividade emerge como a força vital que dita o ritmo da inovação e diferenciação. Esta pesquisa analisa o cerne desta dinâmica criativa, focando-se nas pequenas agências de comunicação em Portugal. O objetivo é examinar os estímulos que alimentam e os obstáculos que moldam a expressão criativa neste contexto multifacetado e como a Cultura Organizacional Criativa e a colaboração influenciam a criatividade. A abordagem metodológica adotada consistiu inicialmente numa vertente qualitativa, a qual se concretizou por meio da realização de entrevistas com CEOs das pequenas agências de comunicação em Portugal. O propósito desta etapa foi o de obter uma compreensão aprofundada de como estes profissionais estabelecem e gerem as relações entre a sua equipa e a criatividade, bem como identificar os fatores que mais influenciam este processo. Posteriormente, foi incorporada uma abordagem quantitativa, a qual se concretizou por meio de um inquérito online feito a diversos cargos dentro das agências (excetuando os CEOs). Esta etapa permitiu a avaliação sistemática do grau de importância que é dada à criatividade neste contexto específico e quais os fatores que têm maior impacto, do ponto de vista dos colaboradores. Concluiu-se que o fator que revela uma maior influência na criatividade das equipas é a Cultura Organizacional e que a estimulação da criatividade tem impacto direto no desempenho das pequenas agências de comunicação em Portugal. Que este estudo seja uma fonte de inspiração para aqueles que procuram não apenas compreender, mas também desafiar os limites da criatividade nas pequenas agências de comunicação em Portugal.
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