Durkheim e o vínculo aos grupos: uma teoria social inacabada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paugam, Serge
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/68785
Resumo: Durkheim sustenta a tese da diversidade dos vínculos sociais, que constituem muitas fontes variadas da moral, ou, mais precisamente, muitas possibilidades diferenciadas para o indivíduo elevar-se à vida moral. O homem solidário de Durkheim é um indivíduo ao mesmo tempo autônomo e ligado a outros e à sociedade, um indivíduo consciente das regras morais que implicam a participação na vida social. Se ele as aceita, é pelo prazer que encontra na reciprocidade da associação e no sentimento de ser útil. Essa consciência permanece, todavia, frágil, ela corre até mesmo o risco de desaparecer em certas circunstâncias. Interessa-lhe, então, mantê-la: tal é a função do Estado. Durkheim conceituou, de certa forma, um modo particular de regulação social dos vínculos a partir de uma representação organicista da solidariedade. É preciso reconhecer a força dessa teoria, mesmo se o conhecimento das sociedades modernas nos conduz a ressaltar que podem existir outras configurações ou regimes de vínculos. A teoria social do vínculo, tal como podemos construir hoje, é ao mesmo tempo a herdeira do núcleo conceitual deixado pelo fundador da sociologia francesa e o resultado das aquisições da sociologia comparativa, que é fundada sobre uma abordagem não normativa das sociedades modernas e sensível à sua diversidade.
id UFRGS-10_f371005a0dbf31dfaa9aa4c86c3e1e0d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/68785
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling Durkheim e o vínculo aos grupos: uma teoria social inacabadaLaços sociaisVínculo moralSolidariedadeTeoria socialDurkheim sustenta a tese da diversidade dos vínculos sociais, que constituem muitas fontes variadas da moral, ou, mais precisamente, muitas possibilidades diferenciadas para o indivíduo elevar-se à vida moral. O homem solidário de Durkheim é um indivíduo ao mesmo tempo autônomo e ligado a outros e à sociedade, um indivíduo consciente das regras morais que implicam a participação na vida social. Se ele as aceita, é pelo prazer que encontra na reciprocidade da associação e no sentimento de ser útil. Essa consciência permanece, todavia, frágil, ela corre até mesmo o risco de desaparecer em certas circunstâncias. Interessa-lhe, então, mantê-la: tal é a função do Estado. Durkheim conceituou, de certa forma, um modo particular de regulação social dos vínculos a partir de uma representação organicista da solidariedade. É preciso reconhecer a força dessa teoria, mesmo se o conhecimento das sociedades modernas nos conduz a ressaltar que podem existir outras configurações ou regimes de vínculos. A teoria social do vínculo, tal como podemos construir hoje, é ao mesmo tempo a herdeira do núcleo conceitual deixado pelo fundador da sociologia francesa e o resultado das aquisições da sociologia comparativa, que é fundada sobre uma abordagem não normativa das sociedades modernas e sensível à sua diversidade.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/6878510.1590/15174522-019004405SOCIOLOGIAS; Vol. 19 No. 44 (2017): Cem Anos sem Durkheim, Cem Anos com DurkheimSOCIOLOGIAS; Vol. 19 Núm. 44 (2017): Cem Anos sem Durkheim, Cem Anos com DurkheimSociologias; v. 19 n. 44 (2017): Cem Anos sem Durkheim, Cem Anos com Durkheim1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/68785/41349Copyright (c) 2019 Serge Paugaminfo:eu-repo/semantics/openAccessPaugam, Serge2017-06-21T23:17:10Zoai:seer.ufrgs.br:article/68785Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2017-06-21T23:17:10Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Durkheim e o vínculo aos grupos: uma teoria social inacabada
title Durkheim e o vínculo aos grupos: uma teoria social inacabada
spellingShingle Durkheim e o vínculo aos grupos: uma teoria social inacabada
Paugam, Serge
Laços sociais
Vínculo moral
Solidariedade
Teoria social
title_short Durkheim e o vínculo aos grupos: uma teoria social inacabada
title_full Durkheim e o vínculo aos grupos: uma teoria social inacabada
title_fullStr Durkheim e o vínculo aos grupos: uma teoria social inacabada
title_full_unstemmed Durkheim e o vínculo aos grupos: uma teoria social inacabada
title_sort Durkheim e o vínculo aos grupos: uma teoria social inacabada
author Paugam, Serge
author_facet Paugam, Serge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paugam, Serge
dc.subject.por.fl_str_mv Laços sociais
Vínculo moral
Solidariedade
Teoria social
topic Laços sociais
Vínculo moral
Solidariedade
Teoria social
description Durkheim sustenta a tese da diversidade dos vínculos sociais, que constituem muitas fontes variadas da moral, ou, mais precisamente, muitas possibilidades diferenciadas para o indivíduo elevar-se à vida moral. O homem solidário de Durkheim é um indivíduo ao mesmo tempo autônomo e ligado a outros e à sociedade, um indivíduo consciente das regras morais que implicam a participação na vida social. Se ele as aceita, é pelo prazer que encontra na reciprocidade da associação e no sentimento de ser útil. Essa consciência permanece, todavia, frágil, ela corre até mesmo o risco de desaparecer em certas circunstâncias. Interessa-lhe, então, mantê-la: tal é a função do Estado. Durkheim conceituou, de certa forma, um modo particular de regulação social dos vínculos a partir de uma representação organicista da solidariedade. É preciso reconhecer a força dessa teoria, mesmo se o conhecimento das sociedades modernas nos conduz a ressaltar que podem existir outras configurações ou regimes de vínculos. A teoria social do vínculo, tal como podemos construir hoje, é ao mesmo tempo a herdeira do núcleo conceitual deixado pelo fundador da sociologia francesa e o resultado das aquisições da sociologia comparativa, que é fundada sobre uma abordagem não normativa das sociedades modernas e sensível à sua diversidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/68785
10.1590/15174522-019004405
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/68785
identifier_str_mv 10.1590/15174522-019004405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/68785/41349
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Serge Paugam
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Serge Paugam
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 19 No. 44 (2017): Cem Anos sem Durkheim, Cem Anos com Durkheim
SOCIOLOGIAS; Vol. 19 Núm. 44 (2017): Cem Anos sem Durkheim, Cem Anos com Durkheim
Sociologias; v. 19 n. 44 (2017): Cem Anos sem Durkheim, Cem Anos com Durkheim
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766141957046272