TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franz Rodrigues, Ana Cristina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36640
Resumo: Este trabalho está centrado na discussão sobre o texto, o tratando como um objeto teórico, o qual pode ser abordado sob diferentes pontos de vista no âmbito dos estudos da linguagem. Portanto, construímos nosso corpus de análise a partir do poema “O Direito das Crianças”, de Ruth Rocha e do texto “O mundo mágico das crianças”, sob autoria de uma estudante da rede pública estadual de Porto Alegre. Ambos foram analisados mediante o arsenal teórico da Linguística Textual, da Teoria da Enunciação e da Análise do Discurso, de linha francesa, marcando os possíveis deslocamentos sobre os estudos textuais que se instauram nestes diferentes territórios e pensando de que modo tais estudos estão intrincados com a práxis pedagógica.
id UFRGS-12_17951f3a7e86d348c7e321fb2706fed6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/36640
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADEStextodiferentes territóriospráxis pedagógica.Este trabalho está centrado na discussão sobre o texto, o tratando como um objeto teórico, o qual pode ser abordado sob diferentes pontos de vista no âmbito dos estudos da linguagem. Portanto, construímos nosso corpus de análise a partir do poema “O Direito das Crianças”, de Ruth Rocha e do texto “O mundo mágico das crianças”, sob autoria de uma estudante da rede pública estadual de Porto Alegre. Ambos foram analisados mediante o arsenal teórico da Linguística Textual, da Teoria da Enunciação e da Análise do Discurso, de linha francesa, marcando os possíveis deslocamentos sobre os estudos textuais que se instauram nestes diferentes territórios e pensando de que modo tais estudos estão intrincados com a práxis pedagógica. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/3664010.22456/2236-6385.36640Cadernos do IL; n. 48 (2014); 144-1582236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36640/pdf_26Franz Rodrigues, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-13T22:43:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/36640Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2015-01-13T22:43:30Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES
title TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES
spellingShingle TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES
Franz Rodrigues, Ana Cristina
texto
diferentes territórios
práxis pedagógica.
title_short TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES
title_full TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES
title_fullStr TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES
title_sort TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES
author Franz Rodrigues, Ana Cristina
author_facet Franz Rodrigues, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franz Rodrigues, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv texto
diferentes territórios
práxis pedagógica.
topic texto
diferentes territórios
práxis pedagógica.
description Este trabalho está centrado na discussão sobre o texto, o tratando como um objeto teórico, o qual pode ser abordado sob diferentes pontos de vista no âmbito dos estudos da linguagem. Portanto, construímos nosso corpus de análise a partir do poema “O Direito das Crianças”, de Ruth Rocha e do texto “O mundo mágico das crianças”, sob autoria de uma estudante da rede pública estadual de Porto Alegre. Ambos foram analisados mediante o arsenal teórico da Linguística Textual, da Teoria da Enunciação e da Análise do Discurso, de linha francesa, marcando os possíveis deslocamentos sobre os estudos textuais que se instauram nestes diferentes territórios e pensando de que modo tais estudos estão intrincados com a práxis pedagógica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36640
10.22456/2236-6385.36640
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36640
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.36640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36640/pdf_26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 48 (2014); 144-158
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223557230592