TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36640 |
Resumo: | Este trabalho está centrado na discussão sobre o texto, o tratando como um objeto teórico, o qual pode ser abordado sob diferentes pontos de vista no âmbito dos estudos da linguagem. Portanto, construímos nosso corpus de análise a partir do poema “O Direito das Crianças”, de Ruth Rocha e do texto “O mundo mágico das crianças”, sob autoria de uma estudante da rede pública estadual de Porto Alegre. Ambos foram analisados mediante o arsenal teórico da Linguística Textual, da Teoria da Enunciação e da Análise do Discurso, de linha francesa, marcando os possíveis deslocamentos sobre os estudos textuais que se instauram nestes diferentes territórios e pensando de que modo tais estudos estão intrincados com a práxis pedagógica. |
id |
UFRGS-12_17951f3a7e86d348c7e321fb2706fed6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/36640 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADEStextodiferentes territóriospráxis pedagógica.Este trabalho está centrado na discussão sobre o texto, o tratando como um objeto teórico, o qual pode ser abordado sob diferentes pontos de vista no âmbito dos estudos da linguagem. Portanto, construímos nosso corpus de análise a partir do poema “O Direito das Crianças”, de Ruth Rocha e do texto “O mundo mágico das crianças”, sob autoria de uma estudante da rede pública estadual de Porto Alegre. Ambos foram analisados mediante o arsenal teórico da Linguística Textual, da Teoria da Enunciação e da Análise do Discurso, de linha francesa, marcando os possíveis deslocamentos sobre os estudos textuais que se instauram nestes diferentes territórios e pensando de que modo tais estudos estão intrincados com a práxis pedagógica. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/3664010.22456/2236-6385.36640Cadernos do IL; n. 48 (2014); 144-1582236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36640/pdf_26Franz Rodrigues, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-13T22:43:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/36640Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2015-01-13T22:43:30Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES |
title |
TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES Franz Rodrigues, Ana Cristina texto diferentes territórios práxis pedagógica. |
title_short |
TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES |
title_full |
TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES |
title_sort |
TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES |
author |
Franz Rodrigues, Ana Cristina |
author_facet |
Franz Rodrigues, Ana Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franz Rodrigues, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
texto diferentes territórios práxis pedagógica. |
topic |
texto diferentes territórios práxis pedagógica. |
description |
Este trabalho está centrado na discussão sobre o texto, o tratando como um objeto teórico, o qual pode ser abordado sob diferentes pontos de vista no âmbito dos estudos da linguagem. Portanto, construímos nosso corpus de análise a partir do poema “O Direito das Crianças”, de Ruth Rocha e do texto “O mundo mágico das crianças”, sob autoria de uma estudante da rede pública estadual de Porto Alegre. Ambos foram analisados mediante o arsenal teórico da Linguística Textual, da Teoria da Enunciação e da Análise do Discurso, de linha francesa, marcando os possíveis deslocamentos sobre os estudos textuais que se instauram nestes diferentes territórios e pensando de que modo tais estudos estão intrincados com a práxis pedagógica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36640 10.22456/2236-6385.36640 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36640 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.36640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36640/pdf_26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 48 (2014); 144-158 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766223557230592 |