Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Bruna Braga
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Farias, Bruna Sommer, Neves, Caroline Scheuer, Mittelstadt, Daniela, Nicolaides, Christine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18920
Resumo: Este é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivoprincipal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensinoautônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e suaTrajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamentode cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de LínguaInglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede públicaestadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante:Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefassignificativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes.PALAVRAS-CHAVE: Autonomia – Estágio de Inglês – Aprendizagem de línguasABSTRACT: This paper is based on qualitive research with ethnographical principles, which aims tofollow and understand autonomy learning process development. The data come from a research projectentitled "The English teacher and his/her trajectory towards autonomous learning and teaching", whosemain objective is to verify the behavior of five participants at two occasions– as students during the intrainingteaching classes in a private university in Porto Alegre, and as student-teachers during their intrainingteaching period in state public schools. Nevertheless, for this paper we will be describing theexperience of only one participant: Mariana. Results show the participant commitment while planningand applying meaningful tasks which aim at her student’s autonomy development.KEYWORDS: Autonomy – In-training period – Language learning
id UFRGS-12_32bbb7cdba6102b13e3b41785e4be6f6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/18920
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônomaAutonomiaEstágio de InglêsAprendizagem de línguasEste é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivoprincipal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensinoautônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e suaTrajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamentode cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de LínguaInglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede públicaestadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante:Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefassignificativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes.PALAVRAS-CHAVE: Autonomia – Estágio de Inglês – Aprendizagem de línguasABSTRACT: This paper is based on qualitive research with ethnographical principles, which aims tofollow and understand autonomy learning process development. The data come from a research projectentitled "The English teacher and his/her trajectory towards autonomous learning and teaching", whosemain objective is to verify the behavior of five participants at two occasions– as students during the intrainingteaching classes in a private university in Porto Alegre, and as student-teachers during their intrainingteaching period in state public schools. Nevertheless, for this paper we will be describing theexperience of only one participant: Mariana. Results show the participant commitment while planningand applying meaningful tasks which aim at her student’s autonomy development.KEYWORDS: Autonomy – In-training period – Language learningUFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2008-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/1892010.22456/2236-6385.18920Cadernos do IL; n. 36 (2008); 98-1102236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18920/11017Silveira, Bruna BragaFarias, Bruna SommerNeves, Caroline ScheuerMittelstadt, DanielaNicolaides, Christineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-21T22:44:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/18920Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2019-08-21T22:44:21Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
title Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
spellingShingle Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
Silveira, Bruna Braga
Autonomia
Estágio de Inglês
Aprendizagem de línguas
title_short Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
title_full Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
title_fullStr Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
title_full_unstemmed Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
title_sort Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
author Silveira, Bruna Braga
author_facet Silveira, Bruna Braga
Farias, Bruna Sommer
Neves, Caroline Scheuer
Mittelstadt, Daniela
Nicolaides, Christine
author_role author
author2 Farias, Bruna Sommer
Neves, Caroline Scheuer
Mittelstadt, Daniela
Nicolaides, Christine
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Bruna Braga
Farias, Bruna Sommer
Neves, Caroline Scheuer
Mittelstadt, Daniela
Nicolaides, Christine
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Estágio de Inglês
Aprendizagem de línguas
topic Autonomia
Estágio de Inglês
Aprendizagem de línguas
description Este é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivoprincipal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensinoautônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e suaTrajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamentode cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de LínguaInglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede públicaestadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante:Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefassignificativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes.PALAVRAS-CHAVE: Autonomia – Estágio de Inglês – Aprendizagem de línguasABSTRACT: This paper is based on qualitive research with ethnographical principles, which aims tofollow and understand autonomy learning process development. The data come from a research projectentitled "The English teacher and his/her trajectory towards autonomous learning and teaching", whosemain objective is to verify the behavior of five participants at two occasions– as students during the intrainingteaching classes in a private university in Porto Alegre, and as student-teachers during their intrainingteaching period in state public schools. Nevertheless, for this paper we will be describing theexperience of only one participant: Mariana. Results show the participant commitment while planningand applying meaningful tasks which aim at her student’s autonomy development.KEYWORDS: Autonomy – In-training period – Language learning
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18920
10.22456/2236-6385.18920
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18920
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.18920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18920/11017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 36 (2008); 98-110
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766222790721536