Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18920 |
Resumo: | Este é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivoprincipal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensinoautônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e suaTrajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamentode cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de LínguaInglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede públicaestadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante:Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefassignificativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes.PALAVRAS-CHAVE: Autonomia – Estágio de Inglês – Aprendizagem de línguasABSTRACT: This paper is based on qualitive research with ethnographical principles, which aims tofollow and understand autonomy learning process development. The data come from a research projectentitled "The English teacher and his/her trajectory towards autonomous learning and teaching", whosemain objective is to verify the behavior of five participants at two occasions– as students during the intrainingteaching classes in a private university in Porto Alegre, and as student-teachers during their intrainingteaching period in state public schools. Nevertheless, for this paper we will be describing theexperience of only one participant: Mariana. Results show the participant commitment while planningand applying meaningful tasks which aim at her student’s autonomy development.KEYWORDS: Autonomy – In-training period – Language learning |
id |
UFRGS-12_32bbb7cdba6102b13e3b41785e4be6f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/18920 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônomaAutonomiaEstágio de InglêsAprendizagem de línguasEste é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivoprincipal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensinoautônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e suaTrajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamentode cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de LínguaInglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede públicaestadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante:Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefassignificativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes.PALAVRAS-CHAVE: Autonomia – Estágio de Inglês – Aprendizagem de línguasABSTRACT: This paper is based on qualitive research with ethnographical principles, which aims tofollow and understand autonomy learning process development. The data come from a research projectentitled "The English teacher and his/her trajectory towards autonomous learning and teaching", whosemain objective is to verify the behavior of five participants at two occasions– as students during the intrainingteaching classes in a private university in Porto Alegre, and as student-teachers during their intrainingteaching period in state public schools. Nevertheless, for this paper we will be describing theexperience of only one participant: Mariana. Results show the participant commitment while planningand applying meaningful tasks which aim at her student’s autonomy development.KEYWORDS: Autonomy – In-training period – Language learningUFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2008-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/1892010.22456/2236-6385.18920Cadernos do IL; n. 36 (2008); 98-1102236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18920/11017Silveira, Bruna BragaFarias, Bruna SommerNeves, Caroline ScheuerMittelstadt, DanielaNicolaides, Christineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-21T22:44:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/18920Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2019-08-21T22:44:21Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
title |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
spellingShingle |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma Silveira, Bruna Braga Autonomia Estágio de Inglês Aprendizagem de línguas |
title_short |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
title_full |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
title_fullStr |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
title_full_unstemmed |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
title_sort |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
author |
Silveira, Bruna Braga |
author_facet |
Silveira, Bruna Braga Farias, Bruna Sommer Neves, Caroline Scheuer Mittelstadt, Daniela Nicolaides, Christine |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Bruna Sommer Neves, Caroline Scheuer Mittelstadt, Daniela Nicolaides, Christine |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Bruna Braga Farias, Bruna Sommer Neves, Caroline Scheuer Mittelstadt, Daniela Nicolaides, Christine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Estágio de Inglês Aprendizagem de línguas |
topic |
Autonomia Estágio de Inglês Aprendizagem de línguas |
description |
Este é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivoprincipal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensinoautônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e suaTrajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamentode cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de LínguaInglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede públicaestadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante:Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefassignificativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes.PALAVRAS-CHAVE: Autonomia – Estágio de Inglês – Aprendizagem de línguasABSTRACT: This paper is based on qualitive research with ethnographical principles, which aims tofollow and understand autonomy learning process development. The data come from a research projectentitled "The English teacher and his/her trajectory towards autonomous learning and teaching", whosemain objective is to verify the behavior of five participants at two occasions– as students during the intrainingteaching classes in a private university in Porto Alegre, and as student-teachers during their intrainingteaching period in state public schools. Nevertheless, for this paper we will be describing theexperience of only one participant: Mariana. Results show the participant commitment while planningand applying meaningful tasks which aim at her student’s autonomy development.KEYWORDS: Autonomy – In-training period – Language learning |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18920 10.22456/2236-6385.18920 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18920 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.18920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18920/11017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 36 (2008); 98-110 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766222790721536 |