Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Bruna Braga
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Farias, Bruna Sommer, Neves, Caroline Scheuer, Mittelstadt, Daniela, Nicolaides, Christine Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187358
Resumo: Este é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivo principal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensino autônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e sua Trajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamento de cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede pública estadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante: Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefas significativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes.
id UFRGS-2_1d6c878556bdf7a9867c18daeb23bbd1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187358
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Bruna BragaFarias, Bruna SommerNeves, Caroline ScheuerMittelstadt, DanielaNicolaides, Christine Siqueira2018-12-22T04:07:17Z20080104-1886http://hdl.handle.net/10183/187358000828657Este é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivo principal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensino autônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e sua Trajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamento de cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede pública estadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante: Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefas significativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes.This paper is based on qualitive research with ethnographical principles, which aims to follow and understand autonomy learning process development. The data come from a research project entitled "The English teacher and his/her trajectory towards autonomous learning and teaching", whose main objective is to verify the behavior of five participants at two occasions– as students during the intraining teaching classes in a private university in Porto Alegre, and as student-teachers during their intraining teaching period in state public schools. Nevertheless, for this paper we will be describing the experience of only one participant: Mariana. Results show the participant commitment while planning and applying meaningful tasks which aim at her student’s autonomy development.application/pdfporCadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 36 (jun. 2008), p. 98-110AutonomiaEstágioAprendizagem de língua estrangeiraLíngua inglesaAutonomyIn-training periodLanguage learningUma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônomainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000828657.pdf.txt000828657.pdf.txtExtracted Texttext/plain40353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187358/2/000828657.pdf.txt842c77a6286fe9600e4d58aab1d535feMD52ORIGINAL000828657.pdfTexto completoapplication/pdf228931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187358/1/000828657.pdf9c7c7a4780b107ff7570d3d79decba2fMD5110183/1873582018-12-23 04:05:30.735908oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187358Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-12-23T06:05:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
title Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
spellingShingle Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
Silveira, Bruna Braga
Autonomia
Estágio
Aprendizagem de língua estrangeira
Língua inglesa
Autonomy
In-training period
Language learning
title_short Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
title_full Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
title_fullStr Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
title_full_unstemmed Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
title_sort Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
author Silveira, Bruna Braga
author_facet Silveira, Bruna Braga
Farias, Bruna Sommer
Neves, Caroline Scheuer
Mittelstadt, Daniela
Nicolaides, Christine Siqueira
author_role author
author2 Farias, Bruna Sommer
Neves, Caroline Scheuer
Mittelstadt, Daniela
Nicolaides, Christine Siqueira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Bruna Braga
Farias, Bruna Sommer
Neves, Caroline Scheuer
Mittelstadt, Daniela
Nicolaides, Christine Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Estágio
Aprendizagem de língua estrangeira
Língua inglesa
topic Autonomia
Estágio
Aprendizagem de língua estrangeira
Língua inglesa
Autonomy
In-training period
Language learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Autonomy
In-training period
Language learning
description Este é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivo principal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensino autônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e sua Trajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamento de cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede pública estadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante: Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefas significativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-22T04:07:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187358
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-1886
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000828657
identifier_str_mv 0104-1886
000828657
url http://hdl.handle.net/10183/187358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 36 (jun. 2008), p. 98-110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187358/2/000828657.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187358/1/000828657.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 842c77a6286fe9600e4d58aab1d535fe
9c7c7a4780b107ff7570d3d79decba2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447677690707968