Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187358 |
Resumo: | Este é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivo principal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensino autônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e sua Trajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamento de cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede pública estadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante: Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefas significativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes. |
id |
UFRGS-2_1d6c878556bdf7a9867c18daeb23bbd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187358 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Bruna BragaFarias, Bruna SommerNeves, Caroline ScheuerMittelstadt, DanielaNicolaides, Christine Siqueira2018-12-22T04:07:17Z20080104-1886http://hdl.handle.net/10183/187358000828657Este é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivo principal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensino autônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e sua Trajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamento de cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede pública estadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante: Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefas significativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes.This paper is based on qualitive research with ethnographical principles, which aims to follow and understand autonomy learning process development. The data come from a research project entitled "The English teacher and his/her trajectory towards autonomous learning and teaching", whose main objective is to verify the behavior of five participants at two occasions– as students during the intraining teaching classes in a private university in Porto Alegre, and as student-teachers during their intraining teaching period in state public schools. Nevertheless, for this paper we will be describing the experience of only one participant: Mariana. Results show the participant commitment while planning and applying meaningful tasks which aim at her student’s autonomy development.application/pdfporCadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 36 (jun. 2008), p. 98-110AutonomiaEstágioAprendizagem de língua estrangeiraLíngua inglesaAutonomyIn-training periodLanguage learningUma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônomainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000828657.pdf.txt000828657.pdf.txtExtracted Texttext/plain40353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187358/2/000828657.pdf.txt842c77a6286fe9600e4d58aab1d535feMD52ORIGINAL000828657.pdfTexto completoapplication/pdf228931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187358/1/000828657.pdf9c7c7a4780b107ff7570d3d79decba2fMD5110183/1873582018-12-23 04:05:30.735908oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187358Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-12-23T06:05:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
title |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
spellingShingle |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma Silveira, Bruna Braga Autonomia Estágio Aprendizagem de língua estrangeira Língua inglesa Autonomy In-training period Language learning |
title_short |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
title_full |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
title_fullStr |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
title_full_unstemmed |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
title_sort |
Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma |
author |
Silveira, Bruna Braga |
author_facet |
Silveira, Bruna Braga Farias, Bruna Sommer Neves, Caroline Scheuer Mittelstadt, Daniela Nicolaides, Christine Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Bruna Sommer Neves, Caroline Scheuer Mittelstadt, Daniela Nicolaides, Christine Siqueira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Bruna Braga Farias, Bruna Sommer Neves, Caroline Scheuer Mittelstadt, Daniela Nicolaides, Christine Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Estágio Aprendizagem de língua estrangeira Língua inglesa |
topic |
Autonomia Estágio Aprendizagem de língua estrangeira Língua inglesa Autonomy In-training period Language learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autonomy In-training period Language learning |
description |
Este é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivo principal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensino autônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e sua Trajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamento de cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede pública estadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante: Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefas significativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-22T04:07:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187358 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-1886 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000828657 |
identifier_str_mv |
0104-1886 000828657 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 36 (jun. 2008), p. 98-110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187358/2/000828657.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187358/1/000828657.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
842c77a6286fe9600e4d58aab1d535fe 9c7c7a4780b107ff7570d3d79decba2f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447677690707968 |