O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50060 |
Resumo: | Este texto tem por objetivo compreender como são formados os discursos sobre o aluno hiperativo no saber médico. Desse modo, uma das hipóteses levantadas é de que a Medicina atua enquanto um dispositivo de saber que faz circular diferentes discursos na formação discursiva denominada de “discurso médico”. De modo a cumprir esse objetivo e para desenvolver as reflexões propostas no campo discursivo, comunga-se, em especial, dos conceitos de discurso, dispositivo, poder, governamentalidade e biopoder, conceitos estes postulados por Michel Foucault. |
id |
UFRGS-12_3a35d7f017476ab4fc241a2552646d92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/50060 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVODiscursoGovernamentalidadeHiperatividadeEste texto tem por objetivo compreender como são formados os discursos sobre o aluno hiperativo no saber médico. Desse modo, uma das hipóteses levantadas é de que a Medicina atua enquanto um dispositivo de saber que faz circular diferentes discursos na formação discursiva denominada de “discurso médico”. De modo a cumprir esse objetivo e para desenvolver as reflexões propostas no campo discursivo, comunga-se, em especial, dos conceitos de discurso, dispositivo, poder, governamentalidade e biopoder, conceitos estes postulados por Michel Foucault.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/5006010.22456/2236-6385.50060Cadernos do IL; n. 50 (2015); 235-2522236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50060/pdf_54Franceschini, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-04T13:31:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/50060Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2016-04-04T13:31:34Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO |
title |
O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO |
spellingShingle |
O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO Franceschini, Bruno Discurso Governamentalidade Hiperatividade |
title_short |
O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO |
title_full |
O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO |
title_fullStr |
O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO |
title_full_unstemmed |
O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO |
title_sort |
O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO |
author |
Franceschini, Bruno |
author_facet |
Franceschini, Bruno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franceschini, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Governamentalidade Hiperatividade |
topic |
Discurso Governamentalidade Hiperatividade |
description |
Este texto tem por objetivo compreender como são formados os discursos sobre o aluno hiperativo no saber médico. Desse modo, uma das hipóteses levantadas é de que a Medicina atua enquanto um dispositivo de saber que faz circular diferentes discursos na formação discursiva denominada de “discurso médico”. De modo a cumprir esse objetivo e para desenvolver as reflexões propostas no campo discursivo, comunga-se, em especial, dos conceitos de discurso, dispositivo, poder, governamentalidade e biopoder, conceitos estes postulados por Michel Foucault. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50060 10.22456/2236-6385.50060 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50060 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.50060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50060/pdf_54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 50 (2015); 235-252 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766223592882176 |