O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franceschini, Bruno
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50060
Resumo: Este texto tem por objetivo compreender como são formados os discursos sobre o aluno hiperativo no saber médico. Desse modo, uma das hipóteses levantadas é de que a Medicina atua enquanto um dispositivo de saber que faz circular diferentes discursos na formação discursiva denominada de “discurso médico”. De modo a cumprir esse objetivo e para desenvolver as reflexões propostas no campo discursivo, comunga-se, em especial, dos conceitos de discurso, dispositivo, poder, governamentalidade e biopoder, conceitos estes postulados por Michel Foucault.
id UFRGS-12_3a35d7f017476ab4fc241a2552646d92
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/50060
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVODiscursoGovernamentalidadeHiperatividadeEste texto tem por objetivo compreender como são formados os discursos sobre o aluno hiperativo no saber médico. Desse modo, uma das hipóteses levantadas é de que a Medicina atua enquanto um dispositivo de saber que faz circular diferentes discursos na formação discursiva denominada de “discurso médico”. De modo a cumprir esse objetivo e para desenvolver as reflexões propostas no campo discursivo, comunga-se, em especial, dos conceitos de discurso, dispositivo, poder, governamentalidade e biopoder, conceitos estes postulados por Michel Foucault.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/5006010.22456/2236-6385.50060Cadernos do IL; n. 50 (2015); 235-2522236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50060/pdf_54Franceschini, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-04T13:31:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/50060Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2016-04-04T13:31:34Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO
title O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO
spellingShingle O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO
Franceschini, Bruno
Discurso
Governamentalidade
Hiperatividade
title_short O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO
title_full O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO
title_fullStr O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO
title_full_unstemmed O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO
title_sort O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO
author Franceschini, Bruno
author_facet Franceschini, Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franceschini, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Governamentalidade
Hiperatividade
topic Discurso
Governamentalidade
Hiperatividade
description Este texto tem por objetivo compreender como são formados os discursos sobre o aluno hiperativo no saber médico. Desse modo, uma das hipóteses levantadas é de que a Medicina atua enquanto um dispositivo de saber que faz circular diferentes discursos na formação discursiva denominada de “discurso médico”. De modo a cumprir esse objetivo e para desenvolver as reflexões propostas no campo discursivo, comunga-se, em especial, dos conceitos de discurso, dispositivo, poder, governamentalidade e biopoder, conceitos estes postulados por Michel Foucault.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50060
10.22456/2236-6385.50060
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50060
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.50060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50060/pdf_54
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 50 (2015); 235-252
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223592882176