“Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Suely de Sousa Martins
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: França, José Marcos Ernesto Santana de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136712
Resumo: The present work aims to report the experience in building a blog developed with 8th grade students from a public school in Crato/CE during the Covid-19 pandemic. For this, the theoretical foundation was anchored in the theoretical-methodological orientation of Sociodiscursive Interactionism (ISD), according to Schneuwly and Dolz (2004), with a focus on Active Methodologies, with Moran (2018), and on the concept of blog according to Schittine (2004) . The methodology adopted was qualitative, focusing on action research. In this sense, the analysis of the experience allowed us to verify that the blog is a significant tool for mediating content and for forming a critical-reflective subject, as it enables a dynamic approach that puts the student's protagonism in focus.
id UFRGS-12_3f18531806b8677192d3a9d61d00db57
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/136712
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling “Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimentoThe present work aims to report the experience in building a blog developed with 8th grade students from a public school in Crato/CE during the Covid-19 pandemic. For this, the theoretical foundation was anchored in the theoretical-methodological orientation of Sociodiscursive Interactionism (ISD), according to Schneuwly and Dolz (2004), with a focus on Active Methodologies, with Moran (2018), and on the concept of blog according to Schittine (2004) . The methodology adopted was qualitative, focusing on action research. In this sense, the analysis of the experience allowed us to verify that the blog is a significant tool for mediating content and for forming a critical-reflective subject, as it enables a dynamic approach that puts the student's protagonism in focus.Este trabalho objetiva relatar a experiência na construção de um blog desenvolvido com alunos do 8° ano de uma escola pública do município de Crato/CE durante a pandemia da Covid-19. A fundamentação foi ancorada na orientação teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (2007), no aporte metodológico da Sequência Didática (SD), com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com foco nas Metodologias Ativas, com Moran (2018), e no conceito de blog, segundo Schittine (2004). Nessa direção, a análise da experiência permitiu verificar que o blog é uma ferramenta significativa para mediação dos conteúdos e para formação do sujeito crítico-reflexivo, uma vez que possibilita uma abordagem dinâmica colocando em foco o protagonismo do discente.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2024-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/13671210.22456/2236-6385.136712Cadernos do IL; n. 67 (2023); 88-1192236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136712/91423Copyright (c) 2024 Suely de Sousa Martins Ferreira, José Marcos Ernesto Santana de França http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Ferreira, Suely de Sousa Martins França, José Marcos Ernesto Santana de2024-04-01T13:36:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/136712Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2024-04-01T13:36:21Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento
title “Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento
spellingShingle “Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento
Ferreira, Suely de Sousa Martins
title_short “Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento
title_full “Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento
title_fullStr “Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento
title_full_unstemmed “Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento
title_sort “Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento
author Ferreira, Suely de Sousa Martins
author_facet Ferreira, Suely de Sousa Martins
França, José Marcos Ernesto Santana de
author_role author
author2 França, José Marcos Ernesto Santana de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Suely de Sousa Martins
França, José Marcos Ernesto Santana de
description The present work aims to report the experience in building a blog developed with 8th grade students from a public school in Crato/CE during the Covid-19 pandemic. For this, the theoretical foundation was anchored in the theoretical-methodological orientation of Sociodiscursive Interactionism (ISD), according to Schneuwly and Dolz (2004), with a focus on Active Methodologies, with Moran (2018), and on the concept of blog according to Schittine (2004) . The methodology adopted was qualitative, focusing on action research. In this sense, the analysis of the experience allowed us to verify that the blog is a significant tool for mediating content and for forming a critical-reflective subject, as it enables a dynamic approach that puts the student's protagonism in focus.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136712
10.22456/2236-6385.136712
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136712
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.136712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136712/91423
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Suely de Sousa Martins Ferreira, José Marcos Ernesto Santana de França
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Suely de Sousa Martins Ferreira, José Marcos Ernesto Santana de França
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 67 (2023); 88-119
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766222745632768