A APROPRIAÇÃO DE NOÇÕES CULTURAIS PELA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE SIGNIFICAÇÃO NA LÍNGUA-DISCURSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Giovane Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67884
Resumo: Este artigo objetiva analisar a apropriação de noções culturais pela criança como uma experiência de significação na língua-discurso. A partir da Teoria da Enunciação de Benveniste (2005; 2006) e da Teoria Enunciativa da Aquisição da Linguagem de Silva (2007; 2009), são analisados três fatos enunciativos de uma criança acompanhada longitudinalmente dos onze meses aos três anos e quatro meses. Em cada um desses fatos, observa-se como a criança se apropria da noção de susto como fato de cultura constitutivo da sociedade humana. Os resultados da análise sugerem que a significação de assustar (assustar e ser assustado) é determinada, em cada fato enunciativo, pela operação de aquisição ao qual este pertence: o primeiro fato é determinado pelo efeito do preenchimento de lugares enunciativos na operação de intersubjetividade; o segundo fato é determinado pela nomeação relacionada a um duplo movimento de dizer-mostrar na operação de referência; o terceiro fato é determinado pelo relato e pela projeção de ações pela criança na operação de sua inscrição enunciativa na língua-discurso.  
id UFRGS-12_456ed0104559287d0aee2f2eb7375268
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67884
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling A APROPRIAÇÃO DE NOÇÕES CULTURAIS PELA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE SIGNIFICAÇÃO NA LÍNGUA-DISCURSOaquisição da linguagemenunciaçãoculturasignificação.Este artigo objetiva analisar a apropriação de noções culturais pela criança como uma experiência de significação na língua-discurso. A partir da Teoria da Enunciação de Benveniste (2005; 2006) e da Teoria Enunciativa da Aquisição da Linguagem de Silva (2007; 2009), são analisados três fatos enunciativos de uma criança acompanhada longitudinalmente dos onze meses aos três anos e quatro meses. Em cada um desses fatos, observa-se como a criança se apropria da noção de susto como fato de cultura constitutivo da sociedade humana. Os resultados da análise sugerem que a significação de assustar (assustar e ser assustado) é determinada, em cada fato enunciativo, pela operação de aquisição ao qual este pertence: o primeiro fato é determinado pelo efeito do preenchimento de lugares enunciativos na operação de intersubjetividade; o segundo fato é determinado pela nomeação relacionada a um duplo movimento de dizer-mostrar na operação de referência; o terceiro fato é determinado pelo relato e pela projeção de ações pela criança na operação de sua inscrição enunciativa na língua-discurso.  UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6788410.22456/2236-6385.67884Cadernos do IL; n. 52 (2016); 402-4202236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67884/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Giovane Fernandes2017-10-20T04:01:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/67884Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2017-10-20T04:01:18Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A APROPRIAÇÃO DE NOÇÕES CULTURAIS PELA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE SIGNIFICAÇÃO NA LÍNGUA-DISCURSO
title A APROPRIAÇÃO DE NOÇÕES CULTURAIS PELA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE SIGNIFICAÇÃO NA LÍNGUA-DISCURSO
spellingShingle A APROPRIAÇÃO DE NOÇÕES CULTURAIS PELA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE SIGNIFICAÇÃO NA LÍNGUA-DISCURSO
Oliveira, Giovane Fernandes
aquisição da linguagem
enunciação
cultura
significação.
title_short A APROPRIAÇÃO DE NOÇÕES CULTURAIS PELA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE SIGNIFICAÇÃO NA LÍNGUA-DISCURSO
title_full A APROPRIAÇÃO DE NOÇÕES CULTURAIS PELA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE SIGNIFICAÇÃO NA LÍNGUA-DISCURSO
title_fullStr A APROPRIAÇÃO DE NOÇÕES CULTURAIS PELA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE SIGNIFICAÇÃO NA LÍNGUA-DISCURSO
title_full_unstemmed A APROPRIAÇÃO DE NOÇÕES CULTURAIS PELA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE SIGNIFICAÇÃO NA LÍNGUA-DISCURSO
title_sort A APROPRIAÇÃO DE NOÇÕES CULTURAIS PELA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE SIGNIFICAÇÃO NA LÍNGUA-DISCURSO
author Oliveira, Giovane Fernandes
author_facet Oliveira, Giovane Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Giovane Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv aquisição da linguagem
enunciação
cultura
significação.
topic aquisição da linguagem
enunciação
cultura
significação.
description Este artigo objetiva analisar a apropriação de noções culturais pela criança como uma experiência de significação na língua-discurso. A partir da Teoria da Enunciação de Benveniste (2005; 2006) e da Teoria Enunciativa da Aquisição da Linguagem de Silva (2007; 2009), são analisados três fatos enunciativos de uma criança acompanhada longitudinalmente dos onze meses aos três anos e quatro meses. Em cada um desses fatos, observa-se como a criança se apropria da noção de susto como fato de cultura constitutivo da sociedade humana. Os resultados da análise sugerem que a significação de assustar (assustar e ser assustado) é determinada, em cada fato enunciativo, pela operação de aquisição ao qual este pertence: o primeiro fato é determinado pelo efeito do preenchimento de lugares enunciativos na operação de intersubjetividade; o segundo fato é determinado pela nomeação relacionada a um duplo movimento de dizer-mostrar na operação de referência; o terceiro fato é determinado pelo relato e pela projeção de ações pela criança na operação de sua inscrição enunciativa na língua-discurso.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67884
10.22456/2236-6385.67884
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67884
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.67884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67884/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 52 (2016); 402-420
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223989243904