O processamento cognitivo na leitura de uma prova de redação do Enem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corbari, Alcione Tereza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103003
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir, com base na perspectiva sociocognitiva-interacionista, sobre o processamento cognitivo da leitura de uma proposta de redação do Enem considerando os conhecimentos demandados em tal situação de interação. A partir de uma pesquisa qualitativa, propõe-se uma análise descritivo-interpretativa sob o viés do paradigma interpretativista, sustentada em revisão bibliográfica e motivada por experiências da professora-pesquisadora. Os resultados apontam que a leitura da proposta de redação envolve uma atividade sociocognitivamente complexa, que movimenta a ativação dinâmica de conhecimentos diversos (linguísticos, enciclopédico, situacional, sociocultural e interacional) imprescindíveis para a compreensão do texto.
id UFRGS-12_4ca59cbe97d9fb83cc65f90c5e8d6061
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/103003
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling O processamento cognitivo na leitura de uma prova de redação do EnemleituracogniçãoEnemEste artigo tem como objetivo refletir, com base na perspectiva sociocognitiva-interacionista, sobre o processamento cognitivo da leitura de uma proposta de redação do Enem considerando os conhecimentos demandados em tal situação de interação. A partir de uma pesquisa qualitativa, propõe-se uma análise descritivo-interpretativa sob o viés do paradigma interpretativista, sustentada em revisão bibliográfica e motivada por experiências da professora-pesquisadora. Os resultados apontam que a leitura da proposta de redação envolve uma atividade sociocognitivamente complexa, que movimenta a ativação dinâmica de conhecimentos diversos (linguísticos, enciclopédico, situacional, sociocultural e interacional) imprescindíveis para a compreensão do texto.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/10300310.22456/2236-6385.103003Cadernos do IL; n. 61 (2020); 131-1602236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103003/58486Copyright (c) 2020 Alcione Tereza Corbariinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorbari, Alcione Tereza2022-03-07T20:43:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/103003Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2022-03-07T20:43:33Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O processamento cognitivo na leitura de uma prova de redação do Enem
title O processamento cognitivo na leitura de uma prova de redação do Enem
spellingShingle O processamento cognitivo na leitura de uma prova de redação do Enem
Corbari, Alcione Tereza
leitura
cognição
Enem
title_short O processamento cognitivo na leitura de uma prova de redação do Enem
title_full O processamento cognitivo na leitura de uma prova de redação do Enem
title_fullStr O processamento cognitivo na leitura de uma prova de redação do Enem
title_full_unstemmed O processamento cognitivo na leitura de uma prova de redação do Enem
title_sort O processamento cognitivo na leitura de uma prova de redação do Enem
author Corbari, Alcione Tereza
author_facet Corbari, Alcione Tereza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corbari, Alcione Tereza
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
cognição
Enem
topic leitura
cognição
Enem
description Este artigo tem como objetivo refletir, com base na perspectiva sociocognitiva-interacionista, sobre o processamento cognitivo da leitura de uma proposta de redação do Enem considerando os conhecimentos demandados em tal situação de interação. A partir de uma pesquisa qualitativa, propõe-se uma análise descritivo-interpretativa sob o viés do paradigma interpretativista, sustentada em revisão bibliográfica e motivada por experiências da professora-pesquisadora. Os resultados apontam que a leitura da proposta de redação envolve uma atividade sociocognitivamente complexa, que movimenta a ativação dinâmica de conhecimentos diversos (linguísticos, enciclopédico, situacional, sociocultural e interacional) imprescindíveis para a compreensão do texto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103003
10.22456/2236-6385.103003
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103003
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.103003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103003/58486
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Alcione Tereza Corbari
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Alcione Tereza Corbari
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 61 (2020); 131-160
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766224556523520