A ANGÚSTIA E AS FRATURAS SUBJETIVAS DE UMA CLASSE DEGRADADA: O PROLETARIADO PRECARIZADO EM PASSAGEIRO DO FIM DO DIA, DE RUBENS FIGUEIREDO, E DE GADOS E HOMENS, DE ANA PAULA MAIA
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/91891 |
Resumo: | Tendo em vista que o capital financeiro tornou-se fração hegemônica da dinâmica de acumulação capitalista, pretendeu-se neste artigo apreender na perspectiva dialética as tensões existentes na relação entre a produção literária brasileira contemporânea e os processos histórico-sociais de precarização do trabalho, com foco no discurso ficcional dos romances Passageiro do fim do dia (2010), de Rubens Figueiredo, e De gados e homens (2013), de Ana Paula Maia. Dessa maneira, para essa análise, o suporte teórico-metodológico utilizado relacionou a estética lukacsiana à abordagem da literatura e processo histórico-social, a partir do qual propõe-se a hipótese de que as narrativas evidenciam e problematizam a dimensão simbólica e subjetiva do processo modernizador autoritário e desigual do Estado brasileiro. |
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A ANGÚSTIA E AS FRATURAS SUBJETIVAS DE UMA CLASSE DEGRADADA: O PROLETARIADO PRECARIZADO EM PASSAGEIRO DO FIM DO DIA, DE RUBENS FIGUEIREDO, E DE GADOS E HOMENS, DE ANA PAULA MAIALiteratura brasileira contemporâneaModernização periféricaOntologia do ser socialPrecarização do trabalho.Tendo em vista que o capital financeiro tornou-se fração hegemônica da dinâmica de acumulação capitalista, pretendeu-se neste artigo apreender na perspectiva dialética as tensões existentes na relação entre a produção literária brasileira contemporânea e os processos histórico-sociais de precarização do trabalho, com foco no discurso ficcional dos romances Passageiro do fim do dia (2010), de Rubens Figueiredo, e De gados e homens (2013), de Ana Paula Maia. Dessa maneira, para essa análise, o suporte teórico-metodológico utilizado relacionou a estética lukacsiana à abordagem da literatura e processo histórico-social, a partir do qual propõe-se a hipótese de que as narrativas evidenciam e problematizam a dimensão simbólica e subjetiva do processo modernizador autoritário e desigual do Estado brasileiro.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2019-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/9189110.22456/2236-6385.91891Cadernos do IL; n. 58 (2019); 76-932236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/91891/54363Copyright (c) 2019 Rafael Lucas Santos da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos da Silva, Rafael Lucas2019-10-28T20:43:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/91891Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2019-10-28T20:43:23Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A ANGÚSTIA E AS FRATURAS SUBJETIVAS DE UMA CLASSE DEGRADADA: O PROLETARIADO PRECARIZADO EM PASSAGEIRO DO FIM DO DIA, DE RUBENS FIGUEIREDO, E DE GADOS E HOMENS, DE ANA PAULA MAIA Santos da Silva, Rafael Lucas Literatura brasileira contemporânea Modernização periférica Ontologia do ser social Precarização do trabalho. |
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