UM DIÁLOGO ENTRE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA E ENUNCIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Verônica Pasqualin
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36056
Resumo: Nos estudos em Aquisição de Segunda Língua (ASL), percebe-se a existência de diversas perspectivas teóricas, como as abordagens behaviorista, gerativista, psicolinguística e interacionista. O objetivo deste trabalho é demonstrar um diálogo entre campo e o da Linguística da  Enunciação, na teoria ligada a Émile Benveniste (1974/2006; 1966/2005), uma vez que se constata a falta de uma perspectiva enunciativa nos estudos em ASL. O trabalho apresenta: a) as principais noções que são trazidas pelas abordagens mencionadas; b) as possíveis exclusões do campo; e c) uma breve proposta de abordagem enunciativa para estudar esse fenômeno. Esse estudo pretende contribuir tanto para o campo dos estudos enunciativos quanto para o campo de Aquisição de Segunda Língua.
id UFRGS-12_7610b069723750334bdc3b17779373bb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/36056
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling UM DIÁLOGO ENTRE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA E ENUNCIAÇÃOaquisição de segunda línguaenunciaçãointersubjetividadeNos estudos em Aquisição de Segunda Língua (ASL), percebe-se a existência de diversas perspectivas teóricas, como as abordagens behaviorista, gerativista, psicolinguística e interacionista. O objetivo deste trabalho é demonstrar um diálogo entre campo e o da Linguística da  Enunciação, na teoria ligada a Émile Benveniste (1974/2006; 1966/2005), uma vez que se constata a falta de uma perspectiva enunciativa nos estudos em ASL. O trabalho apresenta: a) as principais noções que são trazidas pelas abordagens mencionadas; b) as possíveis exclusões do campo; e c) uma breve proposta de abordagem enunciativa para estudar esse fenômeno. Esse estudo pretende contribuir tanto para o campo dos estudos enunciativos quanto para o campo de Aquisição de Segunda Língua.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/3605610.22456/2236-6385.36056Cadernos do IL; n. 48 (2014); 082-1032236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36056/pdf_24Machado, Verônica Pasqualininfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-13T22:43:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/36056Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2015-01-13T22:43:30Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv UM DIÁLOGO ENTRE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA E ENUNCIAÇÃO
title UM DIÁLOGO ENTRE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA E ENUNCIAÇÃO
spellingShingle UM DIÁLOGO ENTRE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA E ENUNCIAÇÃO
Machado, Verônica Pasqualin
aquisição de segunda língua
enunciação
intersubjetividade
title_short UM DIÁLOGO ENTRE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA E ENUNCIAÇÃO
title_full UM DIÁLOGO ENTRE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA E ENUNCIAÇÃO
title_fullStr UM DIÁLOGO ENTRE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA E ENUNCIAÇÃO
title_full_unstemmed UM DIÁLOGO ENTRE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA E ENUNCIAÇÃO
title_sort UM DIÁLOGO ENTRE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA E ENUNCIAÇÃO
author Machado, Verônica Pasqualin
author_facet Machado, Verônica Pasqualin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Verônica Pasqualin
dc.subject.por.fl_str_mv aquisição de segunda língua
enunciação
intersubjetividade
topic aquisição de segunda língua
enunciação
intersubjetividade
description Nos estudos em Aquisição de Segunda Língua (ASL), percebe-se a existência de diversas perspectivas teóricas, como as abordagens behaviorista, gerativista, psicolinguística e interacionista. O objetivo deste trabalho é demonstrar um diálogo entre campo e o da Linguística da  Enunciação, na teoria ligada a Émile Benveniste (1974/2006; 1966/2005), uma vez que se constata a falta de uma perspectiva enunciativa nos estudos em ASL. O trabalho apresenta: a) as principais noções que são trazidas pelas abordagens mencionadas; b) as possíveis exclusões do campo; e c) uma breve proposta de abordagem enunciativa para estudar esse fenômeno. Esse estudo pretende contribuir tanto para o campo dos estudos enunciativos quanto para o campo de Aquisição de Segunda Língua.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36056
10.22456/2236-6385.36056
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36056
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.36056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36056/pdf_24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 48 (2014); 082-103
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223550939136