Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103000 |
Resumo: | Este artigo aborda o tema da leitura, apresentando e discutindo a relevância de um modelo sociocognitivo de negociação de sentidos. Para tanto, analisamos a questão da leitura no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco nas habilidades do componente Língua Portuguesa (LP), da seção Ensino Médio (EM). Utilizamos uma abordagem metodológica de cunho interpretativista e desenvolvemos alguns pressupostos teóricos implicados na noção de leitura como negociação de sentidos. Apresentamos duas premissas para negociação de sentidos em práticas de leitura, a saber, confrontação interativa e concertação participante. A análise da BNCC revelou a presença de dois tipos de habilidades, sendo um conjunto mais afeito às práticas horizontais de negociação de sentidos e outro menos alinhado a essa finalidade. |
id |
UFRGS-12_76d3442b2dac663573b8ed7e1c5c6c5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/103000 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógicaleituranegociação de sentidosmodelo sociocognitivoBNCC.Este artigo aborda o tema da leitura, apresentando e discutindo a relevância de um modelo sociocognitivo de negociação de sentidos. Para tanto, analisamos a questão da leitura no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco nas habilidades do componente Língua Portuguesa (LP), da seção Ensino Médio (EM). Utilizamos uma abordagem metodológica de cunho interpretativista e desenvolvemos alguns pressupostos teóricos implicados na noção de leitura como negociação de sentidos. Apresentamos duas premissas para negociação de sentidos em práticas de leitura, a saber, confrontação interativa e concertação participante. A análise da BNCC revelou a presença de dois tipos de habilidades, sendo um conjunto mais afeito às práticas horizontais de negociação de sentidos e outro menos alinhado a essa finalidade.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/10300010.22456/2236-6385.103000Cadernos do IL; n. 61 (2020); 322-3432236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103000/58475Copyright (c) 2020 Adriano de Souza, Viviane de Vargas Geriboneinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Adriano deGeribone, Viviane de Vargas2022-03-07T20:41:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/103000Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2022-03-07T20:41:51Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica |
title |
Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica |
spellingShingle |
Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica Souza, Adriano de leitura negociação de sentidos modelo sociocognitivo BNCC. |
title_short |
Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica |
title_full |
Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica |
title_fullStr |
Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica |
title_full_unstemmed |
Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica |
title_sort |
Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica |
author |
Souza, Adriano de |
author_facet |
Souza, Adriano de Geribone, Viviane de Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Geribone, Viviane de Vargas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Adriano de Geribone, Viviane de Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura negociação de sentidos modelo sociocognitivo BNCC. |
topic |
leitura negociação de sentidos modelo sociocognitivo BNCC. |
description |
Este artigo aborda o tema da leitura, apresentando e discutindo a relevância de um modelo sociocognitivo de negociação de sentidos. Para tanto, analisamos a questão da leitura no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco nas habilidades do componente Língua Portuguesa (LP), da seção Ensino Médio (EM). Utilizamos uma abordagem metodológica de cunho interpretativista e desenvolvemos alguns pressupostos teóricos implicados na noção de leitura como negociação de sentidos. Apresentamos duas premissas para negociação de sentidos em práticas de leitura, a saber, confrontação interativa e concertação participante. A análise da BNCC revelou a presença de dois tipos de habilidades, sendo um conjunto mais afeito às práticas horizontais de negociação de sentidos e outro menos alinhado a essa finalidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103000 10.22456/2236-6385.103000 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103000 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.103000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103000/58475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Adriano de Souza, Viviane de Vargas Geribone info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Adriano de Souza, Viviane de Vargas Geribone |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 61 (2020); 322-343 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766224553377792 |