Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adriano de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Geribone, Viviane de Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103000
Resumo: Este artigo aborda o tema da leitura, apresentando e discutindo a relevância de um modelo sociocognitivo de negociação de sentidos. Para tanto, analisamos a questão da leitura no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco nas habilidades do componente Língua Portuguesa (LP), da seção Ensino Médio (EM). Utilizamos uma abordagem metodológica de cunho interpretativista e desenvolvemos alguns pressupostos teóricos implicados na noção de leitura como negociação de sentidos. Apresentamos duas premissas para negociação de sentidos em práticas de leitura, a saber, confrontação interativa e concertação participante. A análise da BNCC revelou a presença de dois tipos de habilidades, sendo um conjunto mais afeito às práticas horizontais de negociação de sentidos e outro menos alinhado a essa finalidade.
id UFRGS-12_76d3442b2dac663573b8ed7e1c5c6c5f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/103000
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógicaleituranegociação de sentidosmodelo sociocognitivoBNCC.Este artigo aborda o tema da leitura, apresentando e discutindo a relevância de um modelo sociocognitivo de negociação de sentidos. Para tanto, analisamos a questão da leitura no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco nas habilidades do componente Língua Portuguesa (LP), da seção Ensino Médio (EM). Utilizamos uma abordagem metodológica de cunho interpretativista e desenvolvemos alguns pressupostos teóricos implicados na noção de leitura como negociação de sentidos. Apresentamos duas premissas para negociação de sentidos em práticas de leitura, a saber, confrontação interativa e concertação participante. A análise da BNCC revelou a presença de dois tipos de habilidades, sendo um conjunto mais afeito às práticas horizontais de negociação de sentidos e outro menos alinhado a essa finalidade.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/10300010.22456/2236-6385.103000Cadernos do IL; n. 61 (2020); 322-3432236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103000/58475Copyright (c) 2020 Adriano de Souza, Viviane de Vargas Geriboneinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Adriano deGeribone, Viviane de Vargas2022-03-07T20:41:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/103000Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2022-03-07T20:41:51Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica
title Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica
spellingShingle Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica
Souza, Adriano de
leitura
negociação de sentidos
modelo sociocognitivo
BNCC.
title_short Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica
title_full Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica
title_fullStr Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica
title_full_unstemmed Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica
title_sort Leitura e negociação de sentidos: coordenadas para uma prática escolar dialógica
author Souza, Adriano de
author_facet Souza, Adriano de
Geribone, Viviane de Vargas
author_role author
author2 Geribone, Viviane de Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Adriano de
Geribone, Viviane de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
negociação de sentidos
modelo sociocognitivo
BNCC.
topic leitura
negociação de sentidos
modelo sociocognitivo
BNCC.
description Este artigo aborda o tema da leitura, apresentando e discutindo a relevância de um modelo sociocognitivo de negociação de sentidos. Para tanto, analisamos a questão da leitura no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco nas habilidades do componente Língua Portuguesa (LP), da seção Ensino Médio (EM). Utilizamos uma abordagem metodológica de cunho interpretativista e desenvolvemos alguns pressupostos teóricos implicados na noção de leitura como negociação de sentidos. Apresentamos duas premissas para negociação de sentidos em práticas de leitura, a saber, confrontação interativa e concertação participante. A análise da BNCC revelou a presença de dois tipos de habilidades, sendo um conjunto mais afeito às práticas horizontais de negociação de sentidos e outro menos alinhado a essa finalidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103000
10.22456/2236-6385.103000
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103000
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.103000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103000/58475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Adriano de Souza, Viviane de Vargas Geribone
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Adriano de Souza, Viviane de Vargas Geribone
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 61 (2020); 322-343
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766224553377792