NARCISO FRAGMENTADO: IDENTIDADES GÓTICAS EM ALIAS GRACE, DE MARGARET ATWOOD
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35899 |
Resumo: | Através da análise do romance Alias Grace, da escritora canadense Margaret Atwood, objetiva-se demonstrar o funcionamento do maquinário gótico em uma obra da pós-modernidade, evidenciando, em seus aspectos formais, suas estreitas relações com questões de gênero e sexualidade que desautorizam a visão de uma identidade unívoca e coerente. Em Alias Grace, Atwood descreve cenários caracteristicamente góticos, nos quais são encenados eventos escabrosos e sobrenaturais, consoantes com as convenções deste gênero literário. Através da construção de um enredo gótico, a autora retrata o conflito feminino diante da opressão exercida por uma sociedade androcêntrica e elabora a heroína por meio do entrelaçamento de estereótipos de virtude e vício, de onde emerge a visão de uma identidade multifacetada e estrategicamente fluida. |
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