REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67706 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar representações de identidade e cultura dos povos do campo, entrevistas em uma coleção de livros didáticos para estudantes do ensino fundamental de escolas rurais, selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Campo - 2013. Para a análise, nos apoiamos na abordagem da Análise de Discurso (AD), que estuda a relação constitutiva entre o discurso e a sua exterioridade, e na perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, segundo a qual as identidades culturais são construídas pela linguagem e por sistemas de representação. Na análise empreendida, observou-se o predomínio de uma visão essencialista de identidade e cultura, que silencia a diversidade cultural dos povos do campo e fixa diferenças entre eles e os povos urbanos. |
id |
UFRGS-12_9ca847295cad05801efdce14c2b27b09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/67706 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTALRepresentações culturaisIdentidadeAnálise de DiscursoLivro didático.Este trabalho tem como objetivo analisar representações de identidade e cultura dos povos do campo, entrevistas em uma coleção de livros didáticos para estudantes do ensino fundamental de escolas rurais, selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Campo - 2013. Para a análise, nos apoiamos na abordagem da Análise de Discurso (AD), que estuda a relação constitutiva entre o discurso e a sua exterioridade, e na perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, segundo a qual as identidades culturais são construídas pela linguagem e por sistemas de representação. Na análise empreendida, observou-se o predomínio de uma visão essencialista de identidade e cultura, que silencia a diversidade cultural dos povos do campo e fixa diferenças entre eles e os povos urbanos. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6770610.22456/2236-6385.67706Cadernos do IL; n. 55 (2017); 046-0632236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67706/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Marques, Luiz Otávio2018-11-24T15:59:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/67706Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2018-11-24T15:59:14Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Costa Marques, Luiz Otávio Representações culturais Identidade Análise de Discurso Livro didático. |
title_short |
REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Costa Marques, Luiz Otávio |
author_facet |
Costa Marques, Luiz Otávio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Marques, Luiz Otávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações culturais Identidade Análise de Discurso Livro didático. |
topic |
Representações culturais Identidade Análise de Discurso Livro didático. |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar representações de identidade e cultura dos povos do campo, entrevistas em uma coleção de livros didáticos para estudantes do ensino fundamental de escolas rurais, selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Campo - 2013. Para a análise, nos apoiamos na abordagem da Análise de Discurso (AD), que estuda a relação constitutiva entre o discurso e a sua exterioridade, e na perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, segundo a qual as identidades culturais são construídas pela linguagem e por sistemas de representação. Na análise empreendida, observou-se o predomínio de uma visão essencialista de identidade e cultura, que silencia a diversidade cultural dos povos do campo e fixa diferenças entre eles e os povos urbanos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67706 10.22456/2236-6385.67706 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67706 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.67706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67706/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos do IL info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos do IL |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 55 (2017); 046-063 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766223925280768 |