REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Marques, Luiz Otávio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67706
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar representações de identidade e cultura dos povos do campo, entrevistas em uma coleção de livros didáticos para estudantes do ensino fundamental de escolas rurais, selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Campo - 2013. Para a análise, nos apoiamos na abordagem da Análise de Discurso (AD), que estuda a relação constitutiva entre o discurso e a sua exterioridade, e na perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, segundo a qual as identidades culturais são construídas pela linguagem e por sistemas de representação. Na análise empreendida, observou-se o predomínio de uma visão essencialista de identidade e cultura, que silencia a diversidade cultural dos povos do campo e fixa diferenças entre eles e os povos urbanos. 
id UFRGS-12_9ca847295cad05801efdce14c2b27b09
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67706
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTALRepresentações culturaisIdentidadeAnálise de DiscursoLivro didático.Este trabalho tem como objetivo analisar representações de identidade e cultura dos povos do campo, entrevistas em uma coleção de livros didáticos para estudantes do ensino fundamental de escolas rurais, selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Campo - 2013. Para a análise, nos apoiamos na abordagem da Análise de Discurso (AD), que estuda a relação constitutiva entre o discurso e a sua exterioridade, e na perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, segundo a qual as identidades culturais são construídas pela linguagem e por sistemas de representação. Na análise empreendida, observou-se o predomínio de uma visão essencialista de identidade e cultura, que silencia a diversidade cultural dos povos do campo e fixa diferenças entre eles e os povos urbanos. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6770610.22456/2236-6385.67706Cadernos do IL; n. 55 (2017); 046-0632236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67706/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Marques, Luiz Otávio2018-11-24T15:59:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/67706Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2018-11-24T15:59:14Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Costa Marques, Luiz Otávio
Representações culturais
Identidade
Análise de Discurso
Livro didático.
title_short REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Costa Marques, Luiz Otávio
author_facet Costa Marques, Luiz Otávio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Marques, Luiz Otávio
dc.subject.por.fl_str_mv Representações culturais
Identidade
Análise de Discurso
Livro didático.
topic Representações culturais
Identidade
Análise de Discurso
Livro didático.
description Este trabalho tem como objetivo analisar representações de identidade e cultura dos povos do campo, entrevistas em uma coleção de livros didáticos para estudantes do ensino fundamental de escolas rurais, selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Campo - 2013. Para a análise, nos apoiamos na abordagem da Análise de Discurso (AD), que estuda a relação constitutiva entre o discurso e a sua exterioridade, e na perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, segundo a qual as identidades culturais são construídas pela linguagem e por sistemas de representação. Na análise empreendida, observou-se o predomínio de uma visão essencialista de identidade e cultura, que silencia a diversidade cultural dos povos do campo e fixa diferenças entre eles e os povos urbanos. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67706
10.22456/2236-6385.67706
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67706
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.67706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67706/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 55 (2017); 046-063
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223925280768