MACBETH E BANQUO OU OS DUPLOS DA CONSCIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludwig, Carlos Roberto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67202
Resumo: Este artigo investiga a relação ambígua entre Macbeth e Banquo como duplos da consciência na peça Macbeth, de Shakespeare. Num certo sentido, Banquo funciona como a consciência de Macbeth que não seguiu “o caminho do mal”, ao passo que Macbeth representa a dimensão da consciência que escolheu o crime e a usurpação do trono. Shakespeare criava duplos como Macbeth e Banquo, Othello e Iago, como um artifício estético para enfatizar um traço psicológico de uma personagem. O duplo é evidente porque há uma relação ambígua de cordialidade e cumplicidade entre Banquo e Macbeth, a ponto de Banquo simplesmente ignorar as ações de Macbeth. 
id UFRGS-12_a069a410ba44eacd836beae6942985a3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67202
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling MACBETH E BANQUO OU OS DUPLOS DA CONSCIÊNCIAConsciênciaDuplosArtifício EstéticoMacbeth e Banquo.Este artigo investiga a relação ambígua entre Macbeth e Banquo como duplos da consciência na peça Macbeth, de Shakespeare. Num certo sentido, Banquo funciona como a consciência de Macbeth que não seguiu “o caminho do mal”, ao passo que Macbeth representa a dimensão da consciência que escolheu o crime e a usurpação do trono. Shakespeare criava duplos como Macbeth e Banquo, Othello e Iago, como um artifício estético para enfatizar um traço psicológico de uma personagem. O duplo é evidente porque há uma relação ambígua de cordialidade e cumplicidade entre Banquo e Macbeth, a ponto de Banquo simplesmente ignorar as ações de Macbeth. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6720210.22456/2236-6385.67202Cadernos do IL; n. 53 (2016); 159-1722236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67202/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessLudwig, Carlos Roberto2017-10-20T04:01:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/67202Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2017-10-20T04:01:56Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv MACBETH E BANQUO OU OS DUPLOS DA CONSCIÊNCIA
title MACBETH E BANQUO OU OS DUPLOS DA CONSCIÊNCIA
spellingShingle MACBETH E BANQUO OU OS DUPLOS DA CONSCIÊNCIA
Ludwig, Carlos Roberto
Consciência
Duplos
Artifício Estético
Macbeth e Banquo.
title_short MACBETH E BANQUO OU OS DUPLOS DA CONSCIÊNCIA
title_full MACBETH E BANQUO OU OS DUPLOS DA CONSCIÊNCIA
title_fullStr MACBETH E BANQUO OU OS DUPLOS DA CONSCIÊNCIA
title_full_unstemmed MACBETH E BANQUO OU OS DUPLOS DA CONSCIÊNCIA
title_sort MACBETH E BANQUO OU OS DUPLOS DA CONSCIÊNCIA
author Ludwig, Carlos Roberto
author_facet Ludwig, Carlos Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludwig, Carlos Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência
Duplos
Artifício Estético
Macbeth e Banquo.
topic Consciência
Duplos
Artifício Estético
Macbeth e Banquo.
description Este artigo investiga a relação ambígua entre Macbeth e Banquo como duplos da consciência na peça Macbeth, de Shakespeare. Num certo sentido, Banquo funciona como a consciência de Macbeth que não seguiu “o caminho do mal”, ao passo que Macbeth representa a dimensão da consciência que escolheu o crime e a usurpação do trono. Shakespeare criava duplos como Macbeth e Banquo, Othello e Iago, como um artifício estético para enfatizar um traço psicológico de uma personagem. O duplo é evidente porque há uma relação ambígua de cordialidade e cumplicidade entre Banquo e Macbeth, a ponto de Banquo simplesmente ignorar as ações de Macbeth. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67202
10.22456/2236-6385.67202
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67202
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.67202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67202/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 53 (2016); 159-172
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223901163520