APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Mailce Borges
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Azeredo, Flavia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24981
Resumo: Este estudo investiga a motivação para a aprendizagem de inglês como segunda língua (L2) a partir do Modelo de Auto-Sistema Motivacional na L2 (Dörnyei, 2005). O Modelo consiste em três componentes, sendo o self-ideal na L2 o componente mais importante para a sustentação do grau de motivação. Os participantes do estudo foram 5 brasileiros residentes nos Estados Unidos, na região de Washington, DC. Os dados foram coletados através de questionários e de narrativas orais sobre a aprendizagem de L2. Coletivamente, os resultados demonstram que, apesar do tempo em que estão em processo de aprendizagem, os participantes apresentam baixo grau de integratividade e não têm seu self-ideal na L2 claramente definido.
id UFRGS-12_a6692aaecea8e245c3dfdd7ac3268ac3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/24981
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIORMotivação – Possíveis selves – Aprendizagem de L2Este estudo investiga a motivação para a aprendizagem de inglês como segunda língua (L2) a partir do Modelo de Auto-Sistema Motivacional na L2 (Dörnyei, 2005). O Modelo consiste em três componentes, sendo o self-ideal na L2 o componente mais importante para a sustentação do grau de motivação. Os participantes do estudo foram 5 brasileiros residentes nos Estados Unidos, na região de Washington, DC. Os dados foram coletados através de questionários e de narrativas orais sobre a aprendizagem de L2. Coletivamente, os resultados demonstram que, apesar do tempo em que estão em processo de aprendizagem, os participantes apresentam baixo grau de integratividade e não têm seu self-ideal na L2 claramente definido. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2011-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/2498110.22456/2236-6385.24981Cadernos do IL; n. 38 (2009); 22-422236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24981/14467Mota, Mailce BorgesAzeredo, Flaviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-22T04:24:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/24981Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2011-12-22T04:24:49Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR
title APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR
spellingShingle APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR
Mota, Mailce Borges
Motivação – Possíveis selves – Aprendizagem de L2
title_short APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR
title_full APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR
title_fullStr APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR
title_sort APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR
author Mota, Mailce Borges
author_facet Mota, Mailce Borges
Azeredo, Flavia
author_role author
author2 Azeredo, Flavia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Mailce Borges
Azeredo, Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação – Possíveis selves – Aprendizagem de L2
topic Motivação – Possíveis selves – Aprendizagem de L2
description Este estudo investiga a motivação para a aprendizagem de inglês como segunda língua (L2) a partir do Modelo de Auto-Sistema Motivacional na L2 (Dörnyei, 2005). O Modelo consiste em três componentes, sendo o self-ideal na L2 o componente mais importante para a sustentação do grau de motivação. Os participantes do estudo foram 5 brasileiros residentes nos Estados Unidos, na região de Washington, DC. Os dados foram coletados através de questionários e de narrativas orais sobre a aprendizagem de L2. Coletivamente, os resultados demonstram que, apesar do tempo em que estão em processo de aprendizagem, os participantes apresentam baixo grau de integratividade e não têm seu self-ideal na L2 claramente definido.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24981
10.22456/2236-6385.24981
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24981
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.24981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24981/14467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 38 (2009); 22-42
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766222835810304