APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24981 |
Resumo: | Este estudo investiga a motivação para a aprendizagem de inglês como segunda língua (L2) a partir do Modelo de Auto-Sistema Motivacional na L2 (Dörnyei, 2005). O Modelo consiste em três componentes, sendo o self-ideal na L2 o componente mais importante para a sustentação do grau de motivação. Os participantes do estudo foram 5 brasileiros residentes nos Estados Unidos, na região de Washington, DC. Os dados foram coletados através de questionários e de narrativas orais sobre a aprendizagem de L2. Coletivamente, os resultados demonstram que, apesar do tempo em que estão em processo de aprendizagem, os participantes apresentam baixo grau de integratividade e não têm seu self-ideal na L2 claramente definido. |
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APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIORMotivação – Possíveis selves – Aprendizagem de L2Este estudo investiga a motivação para a aprendizagem de inglês como segunda língua (L2) a partir do Modelo de Auto-Sistema Motivacional na L2 (Dörnyei, 2005). O Modelo consiste em três componentes, sendo o self-ideal na L2 o componente mais importante para a sustentação do grau de motivação. Os participantes do estudo foram 5 brasileiros residentes nos Estados Unidos, na região de Washington, DC. Os dados foram coletados através de questionários e de narrativas orais sobre a aprendizagem de L2. Coletivamente, os resultados demonstram que, apesar do tempo em que estão em processo de aprendizagem, os participantes apresentam baixo grau de integratividade e não têm seu self-ideal na L2 claramente definido. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2011-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/2498110.22456/2236-6385.24981Cadernos do IL; n. 38 (2009); 22-422236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24981/14467Mota, Mailce BorgesAzeredo, Flaviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-22T04:24:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/24981Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2011-12-22T04:24:49Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo investiga a motivação para a aprendizagem de inglês como segunda língua (L2) a partir do Modelo de Auto-Sistema Motivacional na L2 (Dörnyei, 2005). O Modelo consiste em três componentes, sendo o self-ideal na L2 o componente mais importante para a sustentação do grau de motivação. Os participantes do estudo foram 5 brasileiros residentes nos Estados Unidos, na região de Washington, DC. Os dados foram coletados através de questionários e de narrativas orais sobre a aprendizagem de L2. Coletivamente, os resultados demonstram que, apesar do tempo em que estão em processo de aprendizagem, os participantes apresentam baixo grau de integratividade e não têm seu self-ideal na L2 claramente definido. |
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