OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Kátia Honório
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28116
Resumo: A discussão em torno da autenticidade dos diálogos e da autonomia de aprendizagem presentes nos livros de inglês constitui ponto de partida para nossas reflexões. Ao longo da exposição, argumentamos sobre o papel de ambos na competência comunicativa dos aprendizes. O estudo revela a necessidade de se pensar nas problematizações inerentes à temática, uma vez que dela procede a uma definição de aprendiz centrado, indiviso e consciente de seus atos, associada à noção de competência que pressupõe controle, domínio e auto-regulação (NEVES, 2006). Em contraponto, por um viés interdisciplinar, os aprendizes são observados como sujeitos descentrados e desejantes, em contato-confronto com a língua estrangeira ao passarem por um deslocamento identitário quando da sua aprendizagem (BERTOLDO, 2003; CORACINI, 2003).
id UFRGS-12_d6043e45f8a3144586c5d983eeaf974a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/28116
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUASLivros didáticosAutenticidadeInterdisciplinaridadeLinguística AplicadaA discussão em torno da autenticidade dos diálogos e da autonomia de aprendizagem presentes nos livros de inglês constitui ponto de partida para nossas reflexões. Ao longo da exposição, argumentamos sobre o papel de ambos na competência comunicativa dos aprendizes. O estudo revela a necessidade de se pensar nas problematizações inerentes à temática, uma vez que dela procede a uma definição de aprendiz centrado, indiviso e consciente de seus atos, associada à noção de competência que pressupõe controle, domínio e auto-regulação (NEVES, 2006). Em contraponto, por um viés interdisciplinar, os aprendizes são observados como sujeitos descentrados e desejantes, em contato-confronto com a língua estrangeira ao passarem por um deslocamento identitário quando da sua aprendizagem (BERTOLDO, 2003; CORACINI, 2003).UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/2811610.22456/2236-6385.28116Cadernos do IL; n. 44 (2012); 385-4062236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28116/pdfNascimento, Kátia Honórioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-01T02:42:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/28116Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2012-07-01T02:42:16Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
title OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
spellingShingle OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Nascimento, Kátia Honório
Livros didáticos
Autenticidade
Interdisciplinaridade
Linguística Aplicada
title_short OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
title_full OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
title_fullStr OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
title_full_unstemmed OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
title_sort OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
author Nascimento, Kátia Honório
author_facet Nascimento, Kátia Honório
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Kátia Honório
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Autenticidade
Interdisciplinaridade
Linguística Aplicada
topic Livros didáticos
Autenticidade
Interdisciplinaridade
Linguística Aplicada
description A discussão em torno da autenticidade dos diálogos e da autonomia de aprendizagem presentes nos livros de inglês constitui ponto de partida para nossas reflexões. Ao longo da exposição, argumentamos sobre o papel de ambos na competência comunicativa dos aprendizes. O estudo revela a necessidade de se pensar nas problematizações inerentes à temática, uma vez que dela procede a uma definição de aprendiz centrado, indiviso e consciente de seus atos, associada à noção de competência que pressupõe controle, domínio e auto-regulação (NEVES, 2006). Em contraponto, por um viés interdisciplinar, os aprendizes são observados como sujeitos descentrados e desejantes, em contato-confronto com a língua estrangeira ao passarem por um deslocamento identitário quando da sua aprendizagem (BERTOLDO, 2003; CORACINI, 2003).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28116
10.22456/2236-6385.28116
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28116
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.28116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28116/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 44 (2012); 385-406
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223255240704