O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Consolo, Douglas Altamiro, 1959-
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575395
Resumo: Orientador : Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_5a1a908a9054d1b211f8cae01e0f4442
oai_identifier_str oai::29321
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publicaLivros didáticosLinguística aplicadaOrientador : Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da linguagemResumo: Esta pesquisa analisa características pertinentes ao procede construí do insumo no cenário formal da sala de aula de língua estrangeira (lE). Considerando que a aula de lE se constitui como a dica oportunidade de contato dos alunos com a língua alvo (l-alvo), e que a principal fonte de conteúdo, em termos de amostras da l-alvo. o livro didático (lD), analisamos tres livros didáticos nacionais utilizados nas quatro ditimas s.ries do primeiro grau na escola publica, estadual e municipal, para a disciplina lEH, especificamente a língua inglesa. O foco principal de analise . o processo de construção do insumo a partir de dados coletados em aulas de LE, nas quais verificou-se ora a ocorrência, ora a ausência, de características pertinentes ao insumo, levantadas a partir de um acabou o teórico específico. Obtivemos um quadro de categorias, formalizadas diante da analise dos livros em si mesmos e das aulas observadas, que permitem caracterizar o insumo no processo de ensino/aprendizagem de lE nas aulas da escola publica, a priori, ou em outras situa~5es de ensino formal. Esperamos contribuir com um instrumental de analise de livros didáticos, elaborado a partir da teoria e das verifica- se junto à prática pedagógica existente nas escolas, e com parâmetros de avaliação do processo de construção e fornecimento de insumo favorável à aprendizagem e, eventualmente à aquisição de uma em cenário de ensino formalO exemplar da FE pertence a Coleção de Teses sobre o Livro DidáticoMestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Kleiman, AngelaSchmitz, John RobertCavalcanti, Marilda do CoutoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASConsolo, Douglas Altamiro, 1959-19901990-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf2v.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575395CONSOLO, Douglas Altamiro. O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica. 1990. 2v Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575395. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/29321porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:55:51Zoai::29321Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:55:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica
title O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica
spellingShingle O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica
Consolo, Douglas Altamiro, 1959-
Livros didáticos
Linguística aplicada
title_short O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica
title_full O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica
title_fullStr O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica
title_full_unstemmed O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica
title_sort O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica
author Consolo, Douglas Altamiro, 1959-
author_facet Consolo, Douglas Altamiro, 1959-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Kleiman, Angela
Schmitz, John Robert
Cavalcanti, Marilda do Couto
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Consolo, Douglas Altamiro, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Linguística aplicada
topic Livros didáticos
Linguística aplicada
description Orientador : Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
1990-09-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575395
CONSOLO, Douglas Altamiro. O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica. 1990. 2v Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575395. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575395
identifier_str_mv CONSOLO, Douglas Altamiro. O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica. 1990. 2v Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575395. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/29321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
2v.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138276891688960